Como saber se seus funcionários estão realmente dando conta do recado, de uma forma objetiva e sem “achismos”? Cometer injustiças na hora de escolher alguém para uma promoção pode desmotivar…
Ser um líder em qualquer área não é fácil. Mas quando se trata de vendas, parece que o desafio é ainda maior. Além de fazer um bom planejamento estratégico de…
Em 1965, um psicólogo chamado Bruce Tuckman disse que o desenvolvimento de equipes acontece em 5 estágios: Formar; Desordenar; Normatizar; Performar; Adiar. Os estágios começam do momento em que um…
Em 1965, um psicólogo chamado Bruce Tuckman disse que o desenvolvimento de equipes acontece em 5 estágios: Formar; Desordenar; Normatizar; Performar; Adiar. Os estágios começam do momento em que um…
Manter a equipe motivada e engajada nas estratégias da empresa é um desafio encontrado por quem alcança a posição de gestor. Afinal, o sucesso no desempenho de uma equipe tem relação direta…
Empresas são construídas de ideias e estratégias. No entanto, para que o planejamento estabelecido dê certo é preciso considerar todos os aspectos relevantes para o negócio, o que equivale a…
Ter um negócio próprio não é tarefa fácil. Quem decide empreender logo se depara com obrigações e obstáculos, sobretudo nos primeiros anos da empresa, quando toda a estrutura depende — e…
A tomada de decisão é um processo complexo que define todas as ações que são feitas nos diversos setores da empresa. Assim, a forma como se pensa sobre a organização altera,…
Para melhorar processos de trabalho, obtendo insights que gerem decisões estratégicas para os negócios, gestores têm investido em soluções tecnológicas que permitem alta concentração de informações, extinguindo-se, assim, os “achismos” ou tomadas de decisão com…
Há quem diga que nós somos reflexos do meio em que vivemos. E a relação entre liderança e motivação é uma prova disso. De fato, isso tem um fundo de…
Quais os fatores que são levados em consideração na hora de oferecer uma promoção no trabalho? Quais critérios para promoção de funcionários usar? Habilidade? Competência? Espírito de Liderança? Funcionários que…
Tomar decisões inteligentes é uma das características mais valiosas das pessoas bem-sucedidas. Aqueles que têm sucesso em suas vidas pessoais e carreiras tomam decisões positivas, refletidas em comportamentos que, ao…
Uma das principais competências buscadas por grandes organizações para seus líderes é saber como delegar tarefas de forma eficaz. Esse é um desafio encontrado por muitos profissionais que ocupam cargos…
No mundo contemporâneo, é prioridade de toda empresa ter funcionários motivados, que contribuam para atingir os objetivos da organização. Um funcionário motivado é mais produtivo e sente-se mais feliz ao realizar o…
A administração moderna de empresas utiliza ferramentas da gestão de pessoas que motivam colaboradores, melhoram o clima organizacional, atraem e retém talentos, ou seja, ações que contribuem para a conquista…
Cada vez mais as empresas prezam por contratar pessoas qualificadas, que possuam conhecimentos técnicos e teóricos para desempenhar suas funções. No entanto, é necessário que a empresa continue investindo na…
O gestor precisa ser pensado como peça central no bom funcionamento de uma organização. Para que sua função seja exercida de forma eficaz e em sintonia com toda a equipe,…
Caos? Anarquia? Desordem? Veja como a ausência de estrutura e organização formal e hierarquia nas organizações passou a ser uma qualidade, e não uma fraqueza. As estruturas de poder em…
Todas as empresas precisam de lideranças. Para que os setores funcionem corretamente — e de maneira integrada — com as demais áreas, faz-se necessária a presença de um gestor que coordene o trabalho e…
Liderar é uma das atividades mais importantes quando se trata de gestão organizacional. Isto porque é o líder o responsável por motivar, delegar tarefas, gerenciar conflitos e manter a equipe coesa, além de cuidar da disseminação do conhecimento entre os colaboradores, garantindo que eles tenham as habilidades necessárias. Ou seja, a liderança no trabalho é uma peça fundamental para o bom funcionamento da engrenagem organizacional.
A situação econômica do país encontra-se num momento delicado. Ouvimos diariamente notícias sobre demissões em massa, lay-off, etc. As empresas, que continuam de pé, fazem um esforço extra para manter…
É muito comum, em épocas difíceis, haver um certo desânimo nas empresas. Contribuem para isso a “chuva” de notícias sobre demissões em massa, o aumento da inflação, a desvalorização da…
Gerir pessoas não é uma tarefa exclusivamente técnica. Ela exige do profissional que pratique uma série de conhecimentos que podem ser adquiridos por meio de uma formação teórica mas, principalmente,…
A gerência de projetos é um cargo que exige muita habilidade de quem o ocupa. Não é fácil fazer um gerenciamento preciso dos planos e projetos de uma empresa, até…
Complementando o artigo do mês de setembro, em que abordamos os tipos de mudança, suas etapas e como elas podem ocorrer, neste artigo salientamos a importância do papel da liderança…