Skip to main content
Liderança

Mudança Organizacional- O Papel do Líder

By 22 de outubro de 2014dezembro 20th, 2019No Comments

Compartilhe isso!

989675_19346437Complementando o artigo do mês de setembro, em que abordamos os tipos de mudança, suas etapas e como elas podem ocorrer, neste artigo salientamos a importância do papel da liderança no processo de mudança organizacional.

 O papel do Líder no Processo da Mudança

A liderança tem papel fundamental no processo da mudança. Sem o comprometimento dos líderes não é possível a realização de mudanças em uma organização.

Para os autores do livro O Desafio da Liderança, Kouses e Posner, as cinco regras básicas da liderança são:

  1. Desafiar o estabelecido,
  2. Inspirar uma visão compartilhada,
  3. Permitir que os outros ajam,
  4. Apontar o caminho,
  5. Encorajar o coração.

Uma das principais características de um líder é desafiar o estabelecido, e o desafio pressupõe a mudança. O líder reconhece as boas ideias, cria oportunidades, enfrenta as dificuldades e não se conforma com o fracasso, o que o leva a perseguir seus objetivos até o final. Este papel, não pode faltar em um processo de mudança.

Toda mudança gira em torno da visão. A visão é a força que inventa o futuro. Assim, fazer com que a visão seja compartilhada por toda a organização contribuirá para que a ação aconteça na direção correta.  E este é outro papel fundamental de um líder: fazer com que a visão esteja clara para todos os níveis da organização.

É ainda papel do líder reconhecer as contribuições individuais, celebrar as realizações da equipe e encorajar o coração de todos, mantendo a organização motivada durante todo o processo de mudança.

Podemos então dizer que cabe à liderança construir o empreendimento técnico, ou seja, a estrutura do processo de mudança e formar líderes seguidores, capacitando-os, bem como a massa da mudança, tornando visíveis os desafios a serem enfrentados.

Concluímos, portanto, que os líderes fazem a diferença, eles criam equipes de alto  desempenho, incentivando a lealdade e o  compromisso com o trabalho e com a sociedade, e fazem com que seus seguidores sintam-se valorizados.

A importância da mudança organizacional na gestão voltada para o desempenho é inquestionável. Mas para saber se a mudança implementada foi realmente eficiente, é necessário que se tenha ferramentas adequadas para medi-las.

Uma das formas de acompanhar o desempenho das mudanças efetuadas ou em fase de implementação, é o BSC – Balanced Scorecard, que, por meio de objetivos, indicadores, metas e iniciativas, traduz a estratégia traçada para o alcance da visão de futuro, permitindo avaliar se as mudanças geraram resultados e se a organização está caminhando na direção correta.

__________________________________________________________________________________________________________

Copyright © 2014 Setting Consultoria & Gestão Empresarial Ltda. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, arquivada em sistema para recuperação posterior, usada em planilha ou transmitida de qualquer forma ou por qualquer meio – eletrônico, mecânico, fotocópia, ou outro – sem a expressa autorização da Setting Consultoria.

 

Flavia Secaf

Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

Leave a Reply