Complementando o artigo do mês de setembro, em que abordamos os tipos de mudança, suas etapas e como elas podem ocorrer, neste artigo salientamos a importância do papel da liderança no processo de mudança organizacional.
O papel do Líder no Processo da Mudança
A liderança tem papel fundamental no processo da mudança. Sem o comprometimento dos líderes não é possível a realização de mudanças em uma organização.
Para os autores do livro O Desafio da Liderança, Kouses e Posner, as cinco regras básicas da liderança são:
- Desafiar o estabelecido,
- Inspirar uma visão compartilhada,
- Permitir que os outros ajam,
- Apontar o caminho,
- Encorajar o coração.
Uma das principais características de um líder é desafiar o estabelecido, e o desafio pressupõe a mudança. O líder reconhece as boas ideias, cria oportunidades, enfrenta as dificuldades e não se conforma com o fracasso, o que o leva a perseguir seus objetivos até o final. Este papel, não pode faltar em um processo de mudança.
Toda mudança gira em torno da visão. A visão é a força que inventa o futuro. Assim, fazer com que a visão seja compartilhada por toda a organização contribuirá para que a ação aconteça na direção correta. E este é outro papel fundamental de um líder: fazer com que a visão esteja clara para todos os níveis da organização.
É ainda papel do líder reconhecer as contribuições individuais, celebrar as realizações da equipe e encorajar o coração de todos, mantendo a organização motivada durante todo o processo de mudança.
Podemos então dizer que cabe à liderança construir o empreendimento técnico, ou seja, a estrutura do processo de mudança e formar líderes seguidores, capacitando-os, bem como a massa da mudança, tornando visíveis os desafios a serem enfrentados.
Concluímos, portanto, que os líderes fazem a diferença, eles criam equipes de alto desempenho, incentivando a lealdade e o compromisso com o trabalho e com a sociedade, e fazem com que seus seguidores sintam-se valorizados.
A importância da mudança organizacional na gestão voltada para o desempenho é inquestionável. Mas para saber se a mudança implementada foi realmente eficiente, é necessário que se tenha ferramentas adequadas para medi-las.
Uma das formas de acompanhar o desempenho das mudanças efetuadas ou em fase de implementação, é o BSC – Balanced Scorecard, que, por meio de objetivos, indicadores, metas e iniciativas, traduz a estratégia traçada para o alcance da visão de futuro, permitindo avaliar se as mudanças geraram resultados e se a organização está caminhando na direção correta.
__________________________________________________________________________________________________________
Copyright © 2014 Setting Consultoria & Gestão Empresarial Ltda. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, arquivada em sistema para recuperação posterior, usada em planilha ou transmitida de qualquer forma ou por qualquer meio – eletrônico, mecânico, fotocópia, ou outro – sem a expressa autorização da Setting Consultoria.