Cuidado com a frase: crises são oportunidades!
Isso pode até ser verdade em determinadas situações, mas como em tudo nos negócios, não é uma regra. Por isso, analise os fatos e pense com calma, sem pessimismo exagerado nem excesso de otimismo, em momentos de crise.
Porque uma coisa é certa: períodos de crise sempre vão existir. Mas a questão é como você, enquanto líder, conseguirá conduzir seus colaboradores em direção a melhores resultados.
O líder é um figura que desempenha um papel fundamental na superação de qualquer crise que a empresa venha a enfrentar. É ele quem guia os liderados e organiza as ações necessárias para transpor momentos difíceis.
O líder também tem a função de manter as equipes motivadas pois, em uma crise, é normal que as pessoas se sintam desnorteadas e sem estímulo para continuar dando o seu melhor.
O mundo enfrenta hoje uma das maiores crises de todos os tempo. O covid-19 vem afetando milhares de pessoas e têm impactado significativamente a rotina de muitos negócios. No entanto, não existe um manual de instruções sobre o que um líder deve fazer diante de uma pandemia do século XXI.
A propagação do novo coronavírus forçou líderes do mundo inteiro a reformularem o modelo de organização dos trabalhos.
Afinal, como gerenciar as equipes neste momento em que a recomendação é o distanciamento social? Como manter os colaboradores motivados, engajados e comprometidos em suas funções quando há mais dúvidas do que certezas?
Para tentar responder a esses e outros questionamentos, elaboramos este artigo com 5 dicas para liderança em tempos de crise:
- Mantenha-se informado
- Não se distancie das equipes
- Faça reuniões mais frequentes
- Divida o peso da liderança
- Comunique-se com clareza
Continue a leitura e confira nas próximas linhas quais boas práticas você pode adotar para lidar com a ansiedade dos times, promover uma administração clara e objetiva, inspirar confiança e manter os bons resultados.
Leia também: É possível controlar o clima organizacional e a motivação em tempos de crise?
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5 dicas para liderança em tempos de crise
1 – Mantenha-se informado
Em tempos de crise, o líder precisa se manter informado sobre tudo o que acontece dentro e fora da empresa.
Isso é importante porque os colaboradores estarão repletos de incertezas e caberá ao líder passar as informações corretas para tranquilizar as equipes.
2 – Não se distancie das equipes
Outra dica essencial de liderança em tempos de crise é não se distanciar dos seus liderados. É em momentos difíceis que todos precisam estar mais unidos do que nunca.
Dessa forma, esteja aberto para esclarecer dúvidas sobre as mudanças nas rotinas de trabalho. Aproxime-se mais dos colaboradores para ajudá-los na execução de suas tarefas. Mostre-se presente, solícito e confiante.
Veja mais: Como motivar sua equipe em tempos de crise
3 – Faça reuniões mais frequentes
Durante uma crise, costuma ser necessário se reunir mais frequentemente com as equipes para alinhar novas metas, metodologias e expectativas.
Além disso, esses encontros são também uma oportunidade para estabelecer prioridades e envolver os colaboradores nos aspectos mais estratégicos da gestão.
Alguns profissionais fogem de reuniões! Veja como evitar isso neste vídeo da Siteware:
4 – Divida o peso da liderança
Você não precisa ser o herói que vai resolver tudo sozinho. Um bom líder é aquele que reconhece suas limitações e sabe pedir ajuda quando necessário.
Sendo assim, solicite o apoio de seus colaboradores. Apresente os problemas para eles e esteja aberto a ouvir sugestões para solução da crise e melhoria dos resultados.
Isso tende a estreitar os laços entre líder e liderados e fará com a equipe saia mais forte desse período de crise.
5 – Comunique-se com clareza
Seja o mais transparente possível ao se comunicar com seus colaboradores. Na liderança em tempos de crise, é fundamental se expressar com clareza para evitar erros de interpretação capazes de prejudicar o fluxo de trabalho.
No caso desta crise causada pela pandemia do novo coronavírus, muitas empresas estão adotando o modelo de home office.
Para você se comunicar de maneira eficiente com seus liderados, existem algumas ferramentas muito úteis, como o Slack, o Skype e o Hangouts.
Veja também: Comunicação Corporativa: o que é e 6 dicas para melhorar
A gestão de riscos é uma forma de se antecipar a crises. Por isso, vale a pena assistir ao nosso vídeo exclusivo:
Conclusão: líderes se destacam em momentos de crise
Ser líder é um trabalho, no mínimo, desafiador. E é nas crises que a figura do líder se faz mais necessária. É ele a peça-chave para garantir que as equipes se mantenham unidas e motivadas para, juntos, superar os momentos difíceis.
Por isso, pare, pense, planeje e coordene a ação depois de analisar os fatos com frieza e objetividade. Nada de respostas emocionais e afobadas!
As consequências desta pandemia de covid-19 ainda vão se arrastar pelo ano de 2020 nos mais diferentes setores da sociedade e dos negócios. Para minimizar os danos, é imprescindível contar com uma liderança inteligente e extremamente focada em assegurar a continuidade dos trabalhos com responsabilidade, segurança e resiliência.
Coloque em prática as nossas dicas de liderança em tempos de crise e atravesse esta e outras futuras crises com mais segurança.
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