A Governança Corporativa define um conjunto de regras a serem seguidas por toda uma organização. Suas práticas reconfiguraram a forma com a qual muitas empresas gerenciam seus negócios.
Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), a Governança Corporativa pode ser entendida como um “sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.
A Governança Corporativa trata de procedimentos e abordagens que têm como objetivo profissionalizar a gestão empresarial e assegurar maior autonomia a cada envolvido nos processos de tomada de decisão.
Hoje você vai descobrir quais são as 4 melhores práticas de Governança Corporativa. Mas, antes, é preciso que você saiba que a GC é regida por alguns princípios básicos.
Princípios da Governança Corporativa
1- Transparência
O princípio da transparência garante que o acesso à informação sobre os processos da empresa seja claro, objetivo e irrestrito a todos os envolvidos e interessados no negócio (stakeholders).
2- Equidade
Independente do nível de hierarquia, participação ou influência, esse princípio prevê o tratamento justo, isonômico e igualitário a todos os membros da organização.
3- Prestação de Contas
Todos os agentes envolvidos em atividades da organização devem prestar contas sobre seus atos e decisões e assumir total responsabilidade acerca de suas ações.
4- Responsabilidade Corporativa
Os agentes da organização devem zelar pela sustentabilidade, levando em consideração, também, o seu papel socioambiental.
Cabe à empresa utilizar os seus recursos de maneira responsável, pensando a curto, médio e longo prazo.
4 melhores práticas de governança corporativa
Pronto! Agora que você já conhece os princípios da GC, ficará mais fácil compreender as 4 melhores práticas de Governança Corporativa, tendo em vista que elas se baseiam nesses princípios.
Vamos lá!
1 – Estabeleça uma hierarquia bem definida
Saber definir uma hierarquia clara entre setores e funcionários garante que todos os envolvidos nas atividades da empresa saibam suas funções e a quem se deve responder.
Um funcionário, por exemplo, que recebe ordens de diferentes lideranças pode ter a sua produtividade comprometida.
Quando ele tem consciência de quem é o seu líder direto, fica mais fácil alinhar e definir prioridades.
Além disso, uma hierarquia bem definida é capaz de simplificar o acompanhamento e controle de resultados, permitindo ao gestor cobrar determinadas ações.
2 – Defina as políticas organizacionais
Muitos podem discordar, mas essa merece sim estar entre as melhores práticas de Governança Corporativa.
Estabelecer hierarquias não basta. É preciso também definir como os diferentes setores da empresa devem atuar. Isso é feito por meio de políticas organizacionais.
Tais políticas são os princípios da organização convertidos em orientações objetivas sobre como agir frente a determinadas situações. O objetivo é contribuir para a qualidade da gestão e para a conquista de resultados estratégicos.
3 – Faça reuniões de acompanhamento
Uma Governança Corporativa eficiente precisa realizar reuniões periódicas entre setores, sócios, conselhos e diretoria para acompanhar o andamento de todos os projetos da empresa.
Esse momento servirá para que se tenha uma visão geral a respeito dos diferentes processos que envolvem a organização.
A partir dessas reuniões, será possível verificar a necessidade ou não de elaborar novos planos de ação e novas diretrizes, além de ajustar o que for preciso.
É imprescindível também que a empresa registre todas as reuniões. Esses documentos, junto a outros registros, são importantes para a prestação de contas a atuais ou futuros investidores.
Tais informações também serão úteis para fundamentar decisões. É preciso que esses relatórios estejam sempre disponíveis a todos os envolvidos, visando manter o princípio da transparência.
Essa prática é uma maneira de exercer um controle administrativo mais eficaz e acompanhar o progresso da empresa.
4 – Forme um Conselho Consultivo
O Conselho Consultivo reúne profissionais de diferentes perfis, com maior vivência de mercado e que já enfrentaram desafios parecidos com os que a empresa está enfrentando ou que pode vir a enfrentar.
Composto por três a cinco pessoas, esse Conselho tem como objetivo facilitar a troca de experiências e orientar a diretoria nas tomadas de decisão.
Conclusão
Gostou de conhecer as 4 melhores práticas de Governança Corporativa? Pois saiba que elas podem representar uma importante vantagem competitiva ao seu negócio.
As ações de Governança Corporativa têm o potencial de otimizar processos organizacionais e promover maior integração entre os diferentes setores, garantindo transparência aos procedimentos e evitando abusos de poder, erros de estratégia e fraudes processuais.
As empresas que incorporam a GC ao seu modelo de negócio costumam agregar valor de mercado, o que torna mais fácil a captação de recursos. Além disso, essas práticas são fundamentais para a construção de uma boa imagem.
A Setting é uma empresa de consultoria empresarial preparada para auxiliar seu negócio a encontrar o caminho certo, rumo a um crescimento sustentável.
Confira o case de sucesso da Tarjab, onde, entre outros benefícios, foi feita a estruturação da governança corporativa: Case Tarjab