Num ambiente mercadológico cada vez mais competitivo, a busca pela excelência faz toda a diferença. Otimizar o tempo gasto na execução das tarefas, reduzir custos, aumentar os lucros e superar a satisfação dos clientes é o que muitas empresas almejam.
Diante disso, o planejamento estratégico se destaca como o primeiro passo na gestão de qualidade em uma empresa. Para executar o que foi estabelecido com eficiência e eficácia, gestores vêm utilizando uma metodologia eficaz, já conhecida no universo corporativo: o ciclo PDCA.
Mas o que é o ciclo PDCA? Como ele funciona e quais os benefícios na gestão empresarial? Quais as vantagens do Ciclo PDCA? Continue lendo e saiba mais sobre essa ferramenta que pode mudar o jeito de gerir seu negócio!
O que é o ciclo PDCA?
A metodologia PDCA é utilizada em todo o mundo por empresas que desejam melhorar, de forma contínua, seu nível de gestão, através de um controle eficiente dos processos produtivos e das atividades internas e externas.
O sistema permite padronizar informações, minimizando as chances de erros que impactam diretamente no processo de tomada de decisão.
Também conhecido como ciclo de Deming ou ciclo de Shewhart, o PDCA é uma sigla que corresponde a cada uma das etapas que o integram:
- P – “Plan”, planejar
- D – “Do”, executar
- C – “Check”, checar
- A – “Action”, agir, de forma a corrigir eventuais erros ou falhas.
É importante ressaltar uma das vantagens do Ciclo PDCA: devido à ferramenta se tratar de um ciclo, todo o processo de funcionamento está fundamentado em um bom planejamento e análise.
Como ele funciona?
O PDCA tem início na etapa de planejamento (P), cujo objetivo é a formulação da estratégia do ciclo. Nessa etapa, é realizado um levantamento de informações e elaborado um plano com base nas diretrizes da empresa, levando em consideração objetivos, métodos e caminhos a serem seguidos.
Em seguida, ocorre a execução (D), de forma rigorosa, de tudo aquilo que foi previamente planejado, ou seja, o plano de ação elaborado na primeira etapa do ciclo PDCA. A fase de execução é subdividida em três etapas:
- Treinamento de funcionários e gestores envolvidos no processo de elaboração do projeto
- Execução do planejamento
- Coleta de dados para uma posterior avaliação.
Na etapa de execução, mudanças no processo e observações sobre o mesmo devem ser registradas para serem posteriormente analisadas na próxima etapa, a checagem (C). Nessa etapa, é avaliado tudo o que foi feito, comparando e identificando as diferenças entre o planejamento e a execução.
Por fim, toda essa análise implica na realização de ações (A) corretivas, que possam corrigir problemas e divergências encontradas.
Quais as vantagens do Ciclo PDCA?
Uma das grandes vantagens do Ciclo PDCA é ser um método que permite maior confiabilidade e eficácia na execução das atividades de uma empresa. O ciclo propõe uma forma otimizada e contínua de análise e controle de todas as etapas do processo produtivo.
Além disso, a simplicidade de aplicação é um aspecto que chama a atenção nesse método de gestão.
Como o PDCA se trata de um ciclo, todas as etapas devem ocorrer continuamente, sem exceção. A omissão de qualquer uma delas pode causar sérios prejuízos e falhas no processo como um todo. Por isso, ao fazer uso do PDCA, é importante estar atento aos seguintes procedimentos:
- Realizar um bom planejamento
- Dar continuidade à aplicação do ciclo
- Avaliar resultados, agindo sempre de forma corretiva
- Definir metas
- Contar com profissionais capacitados e treinados
- Ter conhecimento dos métodos para atingir os objetivos almejados.
Outra grande vantagem do ciclo PDCA é o princípio de que as etapas podem sempre ser melhoradas e adaptadas de acordo com as necessidades da empresa. Por isso, durante o processo de execução, é preciso estar atento aos possíveis desvios em relação ao planejamento inicial.
Vale destacar que, para aumentar os benefícios da aplicabilidade do ciclo PDCA, o mesmo pode ser utilizado em complemento com outras ferramentas de qualidade, como o 5W2H e a Análise SWOT. A utilização do PDCA auxilia na integração das etapas produtivas, uma vez que incorpora melhorias a cada ciclo.
Quer saber mais? Leia este outro post e complemente sua leitura!