Skip to main content

Compartilhe isso!

Você sente necessidade de melhorar sua empresa? Os resultados não estão de acordo com suas expectativas e você não sabe exatamente como resolver essa situação?

Você precisa realizar, o quanto antes, um diagnóstico empresarial.

O diagnóstico empresarial é uma método usado para avaliar a situação atual de todas as áreas de um negócio.

Esse entendimento profundo da empresa vai possibilitar a resolução dos eventuais problemas detectados de maneira prática e bastante focada em resultados.

Uma das ferramentas de planejamento estratégico mais importantes para alcançar esse objetivo é o questionário para diagnóstico empresarial.

Suas respostas ajudam a mapear a realidade da empresa, entender o que se passa na mente do empresário e avaliar como os colaboradores estão contribuindo para os resultados do negócio.

Se você ainda não conhece o questionário para diagnóstico empresarial, continue lendo este artigo e descubra como ele pode ser útil para sua empresa.

Veja também: 4 ferramentas de diagnóstico organizacional para entender seu negócio e definir ações e melhoria

O que é o questionário para diagnóstico empresarial

O questionário é uma das melhores formas de coletar informações essenciais para o diagnóstico empresarial. Trata-se de um conjunto de perguntas que podem receber respostas tanto objetivas quanto descritivas, tendo como objetivo identificar as percepções e as opiniões dos respondentes sobre a empresa.

As respostas podem ser avaliadas por métodos quantitativos, utilizando a estatística para organizar e interpretar as informações, ou com métodos qualitativos, avaliando a situação de maneira mais abrangente.

Saiba mais: Como fazer um diagnóstico organizacional? Quais suas vantagens?

Benefícios do questionário para diagnóstico empresarial

Os principais benefícios e resultados que um gestor pode obter ao utilizar o questionário são:

  • Identificar as áreas mais importantes do negócio: apesar de toda a empresa contribuir para seus resultados, algumas áreas são mais estratégicas, dependendo do segmento de atuação. Os dados coletados auxiliam na criação de planos de ação e estratégias específicas para essas áreas.
  • Mensurar o desempenho da empresa: as respostas fornecerão elementos para analisar se a trajetória da empresa está seguindo os rumos definidos no planejamento estratégico. Também será possível mensurar o grau de eficiência que isto está sendo feito e se está ocorrendo algum desvio.
  • Descobrir o nível de maturidade da organização: as respostas dos questionários mostrarão se a empresa ainda está em um nível amador, tentando encontrar seu caminho, estabelecendo processos, buscando seu espaço no mercado, ou se já está madura em relação ao seu planejamento, execução, controle e gestão. Esse entendimento pode ajudar muito no estabelecimento de estratégias e propósito do negócio.
  • Direcionar esforços: conhecer o desempenho geral da empresa, bem como saber, exatamente, onde estão os gargalos e o que precisa ser feito. Isso levará a organização a um novo patamar de gestão;

Modelo de perguntas para diagnóstico organizacional

O segredo de um bom questionário para diagnóstico empresarial é fazer as perguntas certas para as pessoas certas.

A seguir, apresentamos um modelo de 10 perguntas para você ter uma ideia do teor do questionário.

Confira também: Como criar uma planilha de diagnóstico empresarial? Descubra e tire o máximo da sua empresa com essa ferramenta

  1. Os resultados que a sua empresa vem obtendo no mercado estão alinhados com o planejamento estratégico?
  2. Você sabe dizer quais são os pontos fortes e fracos da organização?
  3. Você sabe quais as mudanças devem ser feitas para garantir os resultados esperados?
  4. Em sua empresa, os funcionários sabem exatamente quais são os fundamentos da função deles?
  5. Caso precisasse recomeçar do zero, sabe apontar o que faria diferente?
  6. Se você estivesse competindo contra você mesmo, sabe exatamente onde atacaria?
  7. O que é necessário fazer para corrigir esses pontos fracos?
  8. Como é feito o planejamento financeiro da empresa?
  9. Como a empresa reage às modificações do mercado? Existem estratégias definidas de como se comportar nas mudanças?
  10. A empresa analisa o mercado para desenhar as suas estratégias?

As respostas a essas perguntas vão permitir que se faça uma análise profunda da percepção que os integrantes da organização têm sobre sua gestão empresarial.

Quer entender melhor como funciona um diagnóstico empresarial?

Dê uma olhada na metodologia usada pela Setting:

Questionário para Diagnóstico EmpresarialComo aplicar o questionário de diagnóstico empresarial na sua empresa

Os questionários podem ser aplicados remotamente, via pesquisas digitais, coletando as respostas, posteriormente, ou presencialmente, por meio de entrevistas estruturadas com as pessoas chave da empresa como os sócios, conselheiros, gestores, podendo ser incluídos os colaboradores e, até mesmo, os clientes.

Os respondentes devem fazer parte dos principais setores da empresa, abrangendo as seguintes áreas:

  • Gestão
  • Finanças
  • Comercial
  • Marketing
  • Recursos Humanos
  • Operações

Após coletar esses dados, também devem ser realizados levantamentos de todos os principais controles e relatórios utilizados pela empresa.

Aos colaboradores, especificamente, deve ser entregue um questionário para que eles possam contribuir com opiniões, críticas, dando notas aos processos relativos ao seu setor.

Assim, será possível conhecer melhor como pensam os funcionários e principalmente, como “enxergam” e classificam a empresa para qual trabalham.

Dessa forma, o diagnóstico será embasado em informações e fatos bastante confiáveis.

A Setting é uma empresa de consultoria empresarial que busca resultados para seu negócio por meio de uma visão sistêmica, da valorização das pessoas e foco no cliente, para a criação de valor.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.