Indicadores Definição Também chamados de “indicadores de desempenho”, são informações quantitativas ou fatos relevantes que expressam o desempenho de um produto ou processo, em termos de eficiência, eficácia ou nível…
Medir significa buscar alternativas para melhorar e controlar os processos envolvidos em determinado negócio. Quem não possui os comparativos devidamente informados, não consegue saber com segurança quais são as ações que…
Ao falar sobre questões econômicas, um dos principais desafios encontrados na gestão de uma empresa é o planejamento financeiro. Isso porque, geralmente, as empresas desconhecem a forma de gerir adequadamente…
Contar com bons colaboradores não é tarefa fácil para nenhuma organização. Embora o mercado ofereça cada vez mais pessoas com boa formação técnica, isso nem sempre quer dizer que aquele…
Foi-se a época em que funcionários buscavam trabalhar apenas para sobreviver e possibilitar sustento para suas famílias. Hoje em dia, a cultura que se construiu é a de pessoas que almejam o crescimento, tanto…
Para um bom administrador, um dos maiores desafios é garantir que os melhores funcionários se sintam valorizados e motivados a continuar trabalhando na sua organização. Reter talentos é fundamental para evitar…
A produtividade é um atributo muito apreciado em qualquer tipo de empreendimento, pois ela significa conseguir mais resultados com menos custo e tempo. No entanto, nem sempre é fácil atingi-la. Especialmente com…
Ao administrar empresas, empresários e empreendedores assumem uma série de funções que são essenciais para o crescimento do negócio. Existem diversas áreas e equipes que precisam ser administradas para que, na…
Saber como fazer uma boa gestão financeira de uma empresa é uma das habilidades mais importantes que um gestor precisa dominar. Acontece que nem todos têm facilidade com números e…
Com o mercado competitivo dos dias de hoje, quem não analisar constantemente seus resultados em busca de melhorar sua atuação, dificilmente atingirá uma posição de sucesso. Por essa razão, empreendimentos…
A nossa dica deste mês é para que você fique mais leve e criativo. Em tempos difíceis tendemos a deixar as situações ainda piores do que realmente são, pois recebemos uma…
Experimente ouvir esse artigo na íntegra ao invés de ler. Aperte o play abaixo! Todo gestor deseja que seu negócio seja administrado da melhor forma possível, com colaboradores motivados, metas…
De um lado, uma ideia inovadora, o sonho de ter o próprio negócio, a possibilidade de lucro, muito otimismo, coragem e disposição para enfrentar os riscos. Do outro, a burocracia,…
01. Qual a diferença entre cadeia de valor e cadeia de suprimentos? Esta é uma dúvida muito comum. Segundo Porter, a Cadeia de Valor de uma empresa tem um papel…
O ano de 2015, sem dúvida, será um ano difícil. O que não significa que será ruim para todos, ou que não existirão oportunidades para desenvolvimento. Durante os períodos de…
01. Já estamos no início do ano e ainda não fizemos o nosso planejamento para 2015. Temos apenas o orçamento a ser seguido. Isso sempre acontece na minha empresa, e…
Para alguns analistas, 2015 será um ano de ajustes e apertos na economia do país, com baixo crescimento, aumento da inflação e reajustes tarifários elevados, o que sem dúvida, afetará…
MODELO DE GESTÃO Definição Escolhas feitas pelos principais executivos da organização a respeito de como atuar no trabalho da gestão. O modelo de gestão define os “como” da gestão: como…
01. Já é a terceira vez que participo do processo de Planejamento Estratégico, mas após as reuniões para esta finalidade, nada mais é dito e não sei se o…
Com a aproximação do final do ano, é comum ficarmos mais sensíveis e portanto mais propícios a refletirmos sobre os nossos problemas, e também sobre os problemas das pessoas que…
Economistas comprovam que doar recursos para a sociedade é fundamental para ter uma vida financeira saudável e, por isso, nomes de grandes bilionários e das maiores empresas do mundo estão…
01. Que área deve ser responsável pelo plano de carreira das empresas? Normalmente, as empresas desenvolvem planos de cargos e salários estabelecendo níveis de complexidade e de remuneração para cada…
COMPLIANCE Definição Conjunto de procedimentos adotados por uma organização com o objetivo de fazer cumprir as normas legais e regulamentares aplicáveis, as políticas, diretrizes, valores e padrões éticos estabelecidos, bem…
01. Nossa empresa, está em uma boa fase, apesar do cenário externo, e nossos atendimentos tem crescido. O problema é que não vemos resultados financeiros, ou seja, nossa empresa não…
Fazer um bom planejamento é um passo importante, mas de nada adianta fazê-lo se não houver disciplina em sua implantação. É como quando um arquiteto faz um projeto de uma…