Você sabe o que é gestão do conhecimento nas empresas?
O conhecimento é uma ferramenta valiosíssima para empresas e se divide em dois tipos:
- O tácito;
- O explícito.
O primeiro se refere ao conhecimento pessoal, relacionado à experiência de cada indivíduo. De caráter mais subjetivo, o conhecimento tácito está ligado a aspectos intangíveis, como crenças, valores, costumes, etc. e não está sistematizado ou documentado.
Já o conhecimento explícito é aquele que se encontra formalmente instituído por meio de documentos, livros, cartilhas, regimento interno, regras e códigos de conduta, por exemplo.
Esse tipo de conhecimento costuma ser transmitido através de cursos e treinamentos.
A empresa que consegue gerenciar todo o conhecimento que ela detém, seja ele tácito ou explícito, está mais propensa a ter um bom desempenho e alcançar a excelência organizacional.
Mas, afinal, o que é gestão do conhecimento nas empresas?
Como funciona na prática?
Quais as principais vantagens?
Tudo isso você confere agora!
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O que é gestão do conhecimento nas empresas?
A gestão do conhecimento é um conjunto de ações que tem como objetivo identificar e analisar os conhecimentos dos quais a empresa dispõe e que podem contribuir para o desenvolvimento da organização.
Trata-se de um processo que organiza, dissemina e aplica os conhecimentos dos colaboradores (e do próprio gestor) de maneira estratégica e sistematizada, promovendo a difusão e a troca de tais conhecimentos dentro da empresa.
Como funciona?
Em um primeiro momento, é preciso fazer um levantamento do capital intelectual que a empresa detém.
Isso significa identificar quais conhecimentos os funcionários possuem e que são fundamentais para o funcionamento da empresa.
Depois, todo esse conhecimento disponível é transformado em processos. A intenção é evitar que a empresa se torne dependente das competências de determinados colaboradores.
Por meio da gestão do conhecimento, descobre-se também quais competências seriam interessantes desenvolver para que a empresa alcance melhores resultados.
Assim, é possível dimensionar treinamentos para as equipes de forma a difundir o conhecimento.
Vantagens da gestão do conhecimento nas empresas
Saber o que é gestão do conhecimento nas empresas é também estar por dentro das suas vantagens. Listamos aqui as principais. Confira:
- Mais eficiência na gestão estratégica;
- Aumento da produtividade;
- Incentivo ao trabalho em equipe, à inovação e à criatividade;
- Tomadas de decisão mais assertivas;
- Processos internos padronizados;
- Operações mais fluidas;
- Geração de novos conhecimentos;
- Aumento da vantagem competitiva;
- Redução de custos;
- Otimização de recursos;
- Aumento do capital intelectual;
- Sinergia entre as equipes e setores;
- Fortalecimento da cultura organizacional;
- Maior qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
3 ferramentas para gestão do conhecimento nas empresas
Lembra dos dois tipos de conhecimento que falamos lá no começo do artigo, o tácito e o explícito?
Pois bem. As ferramentas utilizadas para a gestão do conhecimento nas empresas têm como principal objetivo converter o conhecimento tácito em explícito.
Separamos aqui 3 exemplos desse tipo de ferramenta que podem te ajudar bastante nessa tarefa.
Veja:
1- Confluence
O Confluence funciona como um repositório de informações e conhecimento. Seu objetivo é ajudar os colaboradores a descobrirem como fazer determinadas coisas. Com o Confluence é possível publicar e acessar informações relacionadas aos processos e procedimentos da empresa em um só lugar, dentre várias outras funções. A NASA e o Spotify são exemplos de empresas que fazem uso dessa ferramenta.
2- Bitrix24
Mais de 2 milhões de empresas ao redor do mundo já incorporaram o Bitrix24 em suas rotinas organizacionais.
Trata-se de uma plataforma colaborativa com 35 ferramentas diferentes para difundir informação e conhecimento entre os colaboradores.
O Bitrix24 integra todos os setores da empresa por meio de uma intranet.
Com essa plataforma, é possível gerenciar projetos, realizar videoconferências e armazenar documentos na nuvem, além de uma série de outras funcionalidades.
O melhor de tudo: o Bitrix24 é uma plataforma online e gratuita.
Vale a pena conferir!
3- AnswerHub
O AnswerHub é uma ferramenta de gestão do conhecimento nas empresas que funciona por meio de uma relação de perguntas e respostas.
Ela também auxilia na criação de ideias, oferecendo uma base de conhecimentos para o armazenamento de difusão de informações dentro da organização.
Agora que você já sabe o que é gestão do conhecimento nas empresas e como ela funciona na prática, que tal colocar este conceito em prática e adaptá-lo à realidade do seu negócio?
Se você já faz a gestão do conhecimento na sua empresa, compartilhe a sua experiência com a gente nos comentários.
A Setting é uma empresa de consultoria empresarial que pode ajudar seu negócio a atingir resultados e criar valor por meio da gestão baseada em fatos, valorização das pessoas, foco no cliente, ética e transparência.
Se você deseja adquirir e transmitir esse tipo de conhecimento para seus colaboradores, o primeiro passo é fazer um diagnóstico de seu negócio.