Indicadores
Definição
Também chamados de “indicadores de desempenho”, são informações quantitativas ou fatos relevantes que expressam o desempenho de um produto ou processo, em termos de eficiência, eficácia ou nível de satisfação, e que, em geral, permitem acompanhar sua evolução ao longo do tempo.
Setting explica
A necessidade de se medir o desempenho por meio de indicadores é crescente nas organizações. Isso se explica principalmente, dentre outras razões, pela necessidade de se tomar decisões fundamentadas rapidamente, e avaliar com presteza os resultados das decisões tomadas. Neste sentido, pode-se comparar o conjunto dos principais indicadores de desempenho de uma organização ao painel de instrumentos de um avião, que indica o que o piloto deve saber e monitorar para garantir um voo seguro.
Entretanto, é bastante comum alguma dificuldade em se compreender a diferença entre indicadores, dados e informações.
Dados são os componentes de menor instância na estrutura de indicadores, por exemplo o valor de uma única transação comercial ou medição.
Informações representam a instância intermediária na estrutura de indicadores e usualmente agregam vários dados de mesma natureza para trazer-lhes significado, como por exemplo a soma de todas as transações de venda em determinado período, representando o faturamento mensal de uma organização.
Já os indicadores apresentam o que se quer saber para avaliar o desempenho e decidir ações a tomar. São, usualmente, uma razão entre duas informações. Por exemplo, o lucro bruto de uma empresa dividido pelo faturamento total da empresa representa a margem bruta do negócio, e mostra a capacidade da empresa de gerar caixa para fazer frente às suas despesas após pagar os custos envolvidos na produção dos produtos ou serviços. Quanto maior essa porcentagem, mais eficiente é a empresa em reter parte de cada Real de vendas para servir seus outros custos e obrigações.
Referências:
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Indicadores de Desempenho, 1ª edição – 2012