Os facilities KPIs são os indicadores chave de desempenho para a área de facilities.
KPI é a sigla para Key Performance Indicator e o seu propósito é medir desempenho de processos e pessoas a fim de atingir objetivos definidos previamente.
Na gestão de facilities, os KPIs são fundamentais para que as atividades secundárias de uma empresa sejam bem administradas. Com essa ferramenta, é possível analisar cenários, corrigir problemas e melhorar ou mudar as estratégias.
Quer saber quais são os critérios para definir bons facilities KPIs em sua gestão? É só ler este post até o fim!
Como escolher os Facilities KPIs para seu negócio?
Antes de escolher quais indicadores de desempenho adotar para sua gestão de facilities, é importante avaliar a sua relevância dentro do método SMART.
SMART é a sigla para:
- S – Specific;
- M – Mensurable;
- A – Attainable;
- R – Relevant;
- T – Time.
Dentro desse método, o KPI escolhido deve ter um objetivo específico, ser mensurável, factível, relevante para o negócio e ser capaz de ser realizado dentro de um prazo determinado.
Para definir quais facilities KPIs serão usados no seu negócio, é importante avaliar a estrutura, porte e segmento de sua empresa.
A fim de auxiliar na melhor escolha de facilities KPIs para seu negócio, listamos aqui os mais utilizados de forma universal e em alguns segmentos de facilities.
Quer saber tudo sobre a importância dos Facilities KPIs? Então, não deixe de ler: “Facilities KPIs: quais são e por que são importantes?”
Facilities KPIs: quais são os mais utilizados?
Há indicadores que são universais e podem ser aplicados em quase todos os segmentos, como:
- índice de satisfação do cliente (interno e externo);
- produtividade;
- absenteísmo (faltas e afastamentos);
- rotatividade dos funcionários (turnover);
- ociosidade de pessoas e equipamentos;
- tempo de retorno para requisições.

Facilities KPIs: o que são e quais acompanhar?
Facilities KPIs: conheça alguns essenciais para o seu negócio
1. Segurança Patrimonial
Quando o assunto é segurança patrimonial, a maioria dos indicadores de desempenho exerce uma função comparativa. Nesse contexto, o objetivo é verificar se há aumento ou diminuição nos casos e, assim, tomar iniciativas a partir disso, como as descritas abaixo:
- quantidade de portas encontradas abertas X quantidade de portas encontradas abertas no mês anterior;
- número de computadores encontrados ligados e sem bloqueio X número de computadores encontrados ligados e sem bloqueio no mês anterior.
Há também indicadores que mensuram o planejado e o executado:
- quantidade de rondas planejadas X quantidade de rondas executadas.
E, por último, existem os indicadores de ordem financeira que, em geral, são comparados ao mesmo período do ano anterior e podem ser:
- gastos com uniforme;
- gastos com treinamento;
- gastos combustível.
Quer ter acesso às empresas de segurança patrimonial mais bem avaliadas do Brasil? Clique aqui e faça uma cotação online agora mesmo!
2. Limpeza e conservação
Aqui estamos falando do bem-estar que as instalações proporcionam para que as equipes alcancem o seu melhores resultados.
Além da satisfação do cliente, os indicadores mais usuais para a área de limpeza e conservação são:
- custo de limpeza por metro quadrado;
- cumprimento das rotinas;
- tempo de retorno para os chamados emergenciais;
- percentual de reutilização de água;
- variação do uso de insumos inerentes ao serviço de limpeza.
A limpeza predial é um serviço de primeira ordem em qualquer ambiente. Se você pretende contratar serviços de limpeza e conservação, clique aqui, economize tempo e tenha acesso aos melhores preços.
3. Recursos Humanos
Os Facilities KPIs também são essenciais para quem contrata a terceirização do setor de recursos humanos, para manter uma gestão de pessoas transparente e sustentável.
Além dos indicadores universais, existem indicadores que falam muito a respeito do desempenho desse setor dentro de um negócio, como:
- recrutamento e seleção: número de dias entre a publicação de uma vaga e a contratação, indicando ou não a eficácia da equipe e do método de recrutamento;
- receita por empregado: é um indicador que calcula o retorno financeiro da organização versus o número de colaboradores;
- custo de pessoal: é muito parecido com o anterior, mas o objetivo é entender quanto cada colaborador custa para as empresas.
- clima organizacional: é uma métrica comumente utilizada para medir a satisfação do colaborador perante diversos aspectos da empresa: salário, benefício, gestão, diretrizes e cultura;
- ROI de treinamentos: é o retorno sobre investimento em treinamentos, o objetivo aqui é medir qual o impacto na organização após a capacitação dos profissionais;
- reclamações trabalhistas: esse indicador deve observar, anualmente, a proporção entre desligamentos de quaisquer naturezas e as ações trabalhistas.
Quer conhecer as melhores empresas de recrutamento e seleção do Brasil? Então, acesse este link!
4. Call center
Quando o assunto é atendimento ao cliente, podemos contar com vários facilities KPIs específicos, como:
- tempo de resolução das solicitações;
- NPS (Net Promoter Score): é a disposição do cliente em recomendar sua empresa;
- tempo médio de atendimento;
- taxa de atendimentos abandonados pelos clientes;
- níveis de conformidade no atendimento;
- taxa de resolução no primeiro contato.

Crédito: Call Center Helper
Tenha acesso às melhores e mais bem-avaliadas empresas de call center do mercado, clique aqui e saiba mais!
Se o que você busca é uma gestão de facilities de excelência para sua empresa conte com a expertise do oHub! Para isso, basta clicar aqui e ter acesso às melhores empresas de gestão da facilities do mercado! O processo é muito simples. Você pede sua cotação e, logo, recebe os contatos dos mais gabaritados fornecedores do mercado!
Crédito da foto de capa: Logistics Bureau