Você sabe qual a diferença entre gestão e administração empresarial? Esse são conceitos importantes. E ambos são cruciais para o desenvolvimento de uma empresa.
É bastante comum que esses dois termos sejam colocados juntos no mesmo balaio. Porém, tratam-se de conceitos particularmente distintos. Por isso, precisam ser definidos separadamente.
Neste artigo vamos falar sobre as diferenças entre gestão e administração e o que cada um representa no universo corporativo.
Este texto também pode interessar a você: Entenda o papel do conselho de administração dentro de uma empresa com a opinião de 4 especialistas
O conceito de Administração
Antes de falarmos mais especificamente sobre a diferença entre gestão e administração, vamos definir cada um desses conceitos separadamente.
No contexto empresarial, administrar significa planejar, organizar e controlar os recursos tangíveis e intangíveis que se encontram à disposição da empresa.
Por recursos, entende-se:
- Tempo;
- Dinheiro;
- Mão de obra;
- Matéria prima;
- Maquinário;
- Água;
- Luz;
- Internet, etc.
Assim, com foco mais direcionado aos processos, a administração se ocupa de aspectos mais técnicos e estratégicos do negócio. Dessa forma, enxerga sempre a longo prazo e identifica oportunidades que atendam aos propósitos da empresa.
A administração estabelece a estrutura fundamental de uma organização. Sua principal função é determinar planos, políticas, procedimentos e objetivos estratégicos.
Leia também: Você sabe o que é Conselho de Administração na Governança Corporativa?
O conceito de Gestão
A partir de agora você já vai começar a perceber a diferença entre gestão e administração empresarial.
A gestão é um dos pilares da administração. Nesse sentido, sua função é garantir que todos os processos sejam executados conforme o previsto, evitando falhas e desvios de percurso.
A gestão possui caráter mais operacional. Ela dá os direcionamentos sobre onde e como chegar a determinado objetivo.
A gestão empresarial tem como foco gerenciar pessoas, processos e recursos, levando sempre em consideração as políticas administrativas e organizacionais da empresa.
O objetivo da gestão é impulsionar a empresa rumo às suas metas e objetivos, garantindo sempre a eficiência do processo sem negligenciar o fator humano.
A pirâmide organizacional
Para facilitar o seu entendimento sobre a diferença entre gestão e administração empresarial, imagine uma pirâmide.
No topo desta pirâmide fica o administrador (nível estratégico), pois ele é o responsável por todas as decisões consideradas mais estratégicas para o negócio, com resultados de longo prazo.
Em seguida, no meio, vem a figura do gestor (nível tático), que conhece a fundo o mercado em que a empresa está inserida. É de responsabilidade dele fazer a ponte entre o topo e a base da pirâmide: os colaboradores liderados por eles (nível operacional).
É o gestor quem desenvolve a liderança e motiva os colaboradores a, juntos, alcançarem os objetivos da organização, fazendo o melhor uso possível dos recursos e das estruturas disponíveis.
Dê uma olhada nesta figura divulgada pelo blog ABC do ADM que ilustra a pirâmide organizacional:
Saiba mais: Como fazer gestão de pessoas, conquistar colaboradores e reter talentos de uma vez por todas
Diferença entre gestão e administração empresarial
Como você pôde perceber em nossa pirâmide imaginária, o administrador está em posição hierarquicamente superior, buscando uma visão mais geral sobre a organização.
O ponto mais importante que difere a gestão da administração é que, enquanto a primeira se preocupa em orientar as operações da empresa, a segunda estabelece as políticas e os objetivos organizacionais.
O gestor é mais atuante e participa mais dos processos do ponto de vista prático. Ele está mais envolvido com os colaboradores e com as metas estabelecidas pela administração.
A administração é quem determina tudo o que precisará ser colocado em prática pela gestão. Ela exerce função executiva e a gestão exerce função determinativa.
Outra diferença a ser apontada é que a administração é que toma todas as decisões mais importantes da organização. Por outro lado, a gestão toma decisões sob os limites estabelecidos pela administração.
A figura do gestor atua entre o estratégico e o operacional, garantindo, assim, o alinhamento entre o topo e a base da hierarquia organizacional.
Enquanto a administração é quem controla a organização e decide sobre questões estratégicas de longo prazo, a gestão é que sustenta essas decisões. E, dessa forma, move as engrenagens da empresa, garantindo a eficiência de todos os processos.
Ficou clara a diferença entre gestão de administração?
No entanto, vale a pena ressaltar que o mundo corporativo está cada vez mais dinâmico. Por isso, o limite entre essas atribuições tem ficado bastante nebuloso. Na prática, é difícil encontrar gestores e administrados desempenhando funções consideradas exclusivas da gestão ou da administração.
Confira também em nosso blog: 7 dicas para fazer uma boa gestão de startups