Murros na mesa e gritaria? Ou consenso, orientação e feedback? Qual seu estilo de gestão empresarial?
Os resultados de uma empresa são fortemente influenciados pelos estilos de gestão empresarial adotados internamente.
Eles podem ser responsáveis pela alta produtividade da equipe e o bom andamento dos processos internos ou prejudicar o ambiente organizacional, afetando relacionamentos e a atuação da empresa.
Nesse contexto, o gestor deve estar consciente que é sua responsabilidade definir a comunicação por meio de seu estilo de gestão empresarial.
Sendo a grande referência para os demais integrantes do seu time, suas tomadas de decisões, julgamentos e ações influenciam o comportamento dos demais colaboradores.
Sendo assim, neste artigo vamos descrever os estilos de gestão empresarial mais usados, atualmente, para que você aplique o mais adequado para sua empresa.
Os 5 estilos de gestão empresarial mais adotados nas empresas
O gestor, no seu dia a dia, vivencia situações e problemas que, dificilmente, se encaixarão em apenas um estilo de gestão empresarial.
Na verdade, ele deve se esforçar em desenvolver a capacidade de identificar a melhor abordagem para cada circunstância, considerando o perfil dos colaboradores envolvidos e os resultados que a empresa deseja.
Tendo isto em mente, vamos definir os estilos de gestão empresarial mais utilizados.
1- Autocrática
Estilo de gestão baseado no antigo conceito de chefe, onde “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Muito comum em empresas com modelos hierárquicos verticalizados.
Como o próprio nome diz, a gestão costuma ser centralizadora, com pouco espaço para a interação com o restante da equipe. O líder é o principal responsável por delegar tarefas e, quando necessário, determinar punições.
Em algumas situações, pode ser um estilo útil, principalmente quando a equipe é formada por profissionais mais inexperientes ou possuir integrantes pouco proativos.
Entretanto, se levado ao extremo, pode ser prejudicial à equipe.
Esse modelo de gestor costuma dar muito mais importância aos resultados da empresa, desconsiderando as necessidades dos colaboradores.
Essa atitude pode levar à perda de engajamento e produtividade, além de prejudicar o relacionamento com os outros integrantes da equipe.
2- Meritocrática
O estilo de gestão empresarial meritocrática tem como principais características a valorização das pessoas, de acordo com seu potencial, empenho e resultados.
A meritocracia nas empresas é baseada em merecimento, portanto, os colaboradores serão reconhecidos pelo seu desempenho e contribuição nos projetos da empresa.
O gestor adepto deste estilo costuma possuir um perfil mais organizado, com capacidade de estipular metas eficientes e delegar as respectivas atribuições levando em consideração as habilidades dos seus colaboradores.
E, quando eles conseguem bater as metas e alcançar os objetivos estipulados, são reconhecidos por meio de elogios, promoções, premiações e outros bônus.
O gestor meritocrático costuma produzir um efeito positivo na equipe, contribuindo para o seu engajamento e produtividade. O único cuidado a ser tomado é não tornar o ambiente organizacional muito competitivo, por conta das premiações.
3- Desenvolvimento de pessoas
Este é um estilo de gestão empresarial focado no desenvolvimento das pessoas, onde o gestor assume a responsabilidade por motivar e capacitar sua equipe.
Através de diversos treinamentos e ferramentas, como o coaching e mentoring, por exemplo, o gestor procura identificar as habilidades individuais dos colaboradores, investindo no seu aprimoramento.
Costuma ser um dos modelos de gestão que mais contribuem para o índice de satisfação dos funcionários, pois, estes, ao perceberem a preocupação do gestor no seu crescimento, retribuem com maior engajamento e produtividade nos projetos da empresa.
Veja também: Como fazer um ótimo plano de carreira nas empresas e preservar talentos
4- Democrática
Estilo caracterizado por uma gestão mais flexível, onde a participação de todos os integrantes da equipe é encorajada.
Os colaboradores podem tomar parte no processo de decisão, expressando suas ideias e contribuindo com sugestões. Entretanto, o gestor deve conseguir avaliar o grau de maturidade da equipe para determinar a participação dos colaboradores.
A grande vantagem deste estilo de gestão empresarial é o desenvolvimento de uma comunicação interna mais efetiva e empática por parte do líder, produzindo um senso de pertencimento e motivação na equipe.
5- Processos
O gestor que adota uma abordagem focada em processos costuma ter o perfil detalhista, quase perfeccionista, preocupando-se com os procedimentos e métodos desenvolvidos na execução das atividades organizacionais.
É necessário possuir profundo conhecimento dos processos internos realizados na empresa, bem como das tarefas desenvolvidas por cada colaborador.
Somente assim, conseguirá executar sua política de melhoria contínua, acarretando, no médio e longo prazos, impactos positivos nos resultados, tornando a empresa mais eficiente e produtiva.
Saiba mais: O que é gestão por processos, um diferencial competitivo sustentável que toda empresa deve construir
Existem outros formas de definir estilos de gestão, confira este infográfico que mostra as características dos líderes analíticos, pragmáticos, diplomáticos e expressivos:
Defina seu estilo de gestão empresarial
Agora que você já conhece os principais estilos de gestão empresarial, é importante saber que é possível combinar os elementos de cada um deles para criar um modelo de gestão personalizado.
Isso vai requerer um forte investimento no desenvolvimento das suas habilidades de gestor, para que possa desenvolver um estilo próprio de liderança.
Assim, você conseguirá adaptar sua abordagem de acordo com o momento, equilibrando as necessidades dos seus colaboradores com as da empresa.
A Setting é uma consultoria de gestão empresarial focada em resultados, que busca auxiliar líderes a definirem as melhores estratégias para suas empresas, com foco na excelência e baseada em fatos.