Para sobreviver na competitividade do mercado atual, é essencial que as empresas invistam em comunicação corporativa.
Mas você sabe do que se trata esse conceito?
Com o objetivo de gerar informação, reconhecimento, reputação, confiança e até mesmo identificação, a comunicação corporativa explicita o que a empresa defende, o que ela representa e reforça sua imagem tanto para o público externo quanto para o interno.
Justamente por ser tão relevante, explicaremos a seguir o que é esse conceito e como você pode aplicá-lo da melhor maneira dentro do seu negócio!
O que é comunicação corporativa?
Comunicação corporativa é o conjunto de atividades ligadas ao gerenciamento, planejamento e administração das estratégias de comunicação, relacionamento e marketing da empresa com os públicos interessados e relevantes para a organização, seja internamente ou externamente.
Isso é feito por meio de diversas estratégias de comunicação e, por isso, a equipe deve ser formada por profissionais da área — relações públicas, jornalismo, publicidade e propaganda e marketing.
E, como já dissemos, a comunicação corporativa tem como objetivo manter e melhorar a imagem e a reputação da empresa. Para isso, é necessário fazer uma análise aprofundada do mercado e do ambiente da empresa e dos públicos-alvo.
Algumas estratégias comuns da comunicação corporativa são o envio de releases para a imprensa, o investimento em marketing digital, o atendimento ao cliente, a apresentação de relatórios internos, o uso de e-mails informativos internos, dentre outras.
A comunicação corporativa pode ser dividida em duas frentes. Confira suas características e diferenças:
Comunicação externa
Como o nome já indica, a comunicação externa é direcionada para os públicos externos da empresa.
Isso inclui os clientes, a imprensa, as comunidades do entorno da empresa, pessoas interessadas em trabalhar na organização, organizações do setor, governo etc.
Na comunicação externa, o principal objetivo é criar uma reputação positiva para a marca, mostrar sua identidade e torná-la reconhecida, além de mostrar o que é feito na empresa para a sociedade.
Algumas ações comuns da comunicação externa são:
- Campanhas publicitárias;
- Anúncios em canais de comunicação — jornais, revistas, rádio e TV;
- Ações de marketing e vendas;
- Investimento em marketing digital;
- Realização de eventos;
- Gerenciamento de crise, dentre outros.
Comunicação interna
A comunicação interna é voltada para os funcionários da empresa. O principal objetivo é informar o público interno sobre o que está acontecendo na organização, fortalecer a cultura organizacional e melhorar o relacionamento entre os setores da empresa.
Para que ela seja feita de forma eficiente, é necessário pensar na melhor forma de transmitir essas informações de forma planejada e estruturada, com canais estabelecidos e periodicidade.
É muito importante pensar nos funcionários, independentemente de seu cargo ou nível hierárquico, como clientes internos e clientes em potencial. Lembre-se que eles têm acesso aos “bastidores” e podem se tornar verdadeiros embaixadores da marca.
6 dicas para melhorar a comunicação da empresa
1. Planeje suas ações com objetivos claros
A comunicação corporativa não é um fim em si mesma: ela deve estar alinhada com as expectativas dos stakeholders e integrada às metas de vendas da empresa. Lembre-se sempre de planejar as ações de acordo com os objetivos definidos para o negócio como um todo.
2. Priorize a comunicação interna
De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Deloitte, entre 78% e 80% dos colaboradores se dizem mal informados sobre as atividades da empresa. Essa reclamação é inclusive mais comum do que a insatisfação com salários — e isso diz muita coisa.
Por isso, é urgente que as empresas passem a pensar não só na comunicação externa, mas também na interna. A comunicação interna deve ser de via dupla: os funcionários, também ter abertura para falar.
Lembre-se: não adianta ter um discurso para os consumidores e outro para os funcionários. Mantenha a mesma linha de comunicação internamente e externamente, demonstrando os valores da marca e o que ela defende.
Você pode oferecer uma nova experiência de comunicação interna com chatbots: eles surgem como uma forma de automatizar processos dentro da sua empresa e auxiliar o funcionário em suas dúvidas.
3. Defina as plataformas de comunicação interna
Para a comunicação interna funcionar, será necessário estruturar todo um planejamento e uma das partes mais importantes vai ser definir e comunicar aos colaboradores os canais nos quais as informações serão divulgadas.
Atualmente, existem várias opções de ferramentas para comunicação interna disponíveis, como intranet, e-mail, TVs e jornal mural. Elas ajudam a comunicar informações para todos os funcionários da melhor forma, promovendo a integração das áreas com o que tem sido feito na empresa.
4. Melhore o atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é parte da comunicação externa. O que muitas empresas encaram apenas como uma obrigação pode ser, na verdade, uma incrível oportunidade de gerar novos negócios e fidelizar clientes.
Porém, é necessário repensar a forma como se faz o atendimento ao cliente e melhorá-lo. Os chatbots surgem como uma ótima solução ao tornarem o atendimento mais rápido e melhorar a experiência do usuário, atendendo a diversas demandas.
Conheça um pouco mais sobre os chatbots para atendimento no vídeo abaixo:
5. Conheça bem seu público-alvo
Para uma comunicação externa eficiente, é preciso conhecer e entender os públicos-alvo.
Saiba quem são os públicos e descubra seus hábitos, necessidades, o que influencia na hora da compra, quais canais ele usa. Isso direciona as ações de comunicação, o investimento em ferramentas, a linguagem que deve ser usada, os posicionamentos a serem tomadas etc.
6. Invista em marketing digital
Com o marketing digital, você pode ter contato direto com os seus clientes, os anúncios são mais baratos do que em mídias tradicionais, a comunicação é mais acertada e segmentada e ainda é possível medir o desempenho e os resultados das ações.
Ainda nesse tópico, outra possibilidade interessante é a automação de marketing digital. Com ela, você torna a gestão da comunicação mais ágil, diminui o custo de aquisição de clientes, otimiza o atendimento e ainda aproveita melhor seu time de vendas.
Este texto foi escrito pela Take, uma empresa que nasceu para facilitar e modernizar a comunicação entre empresas e pessoas.