CASES DE SUCESSO

Wheaton Brasil

Perfil

O grupo Wheaton Brasil Vidros é uma empresa familiar de grande porte, cerca de 3.000 funcionários, líder nacional no fornecimento de embalagens de vidro para os segmentos cosméticos e farmacêutico.

Tem como principais clientes Avon, Natura e Boticário no setor de cosméticos, e os laboratórios Aché, EMS e Eurofarma no setor farmacêutico.

Desafio

Desenvolver o planejamento estratégico e o modelo de gestão para aumentar a competitividade por meio da eliminação de gargalos da cadeia de valor com investimentos em processos, tecnologia e pessoas.

Selecionar e implementar um novo ERP para substituir o desenvolvido internamente, o que apoiaria a reestruturação dos processos.

A Solução

Com a colaboração e apoio conceitual da Setting foram desenvolvidos quatro projetos, de 2005 a 2008, para atender os desafios propostos.

Projetos realizados

Implementar o planejamento estratégico 2005-2006 conforme modelo BSC

Esse projeto envolveu implementar o planejamento estratégico por meio do seu detalhamento em objetivos de negócio e desenvolver o Mapa Estratégico, de forma a torna-lo tangível à gestão. Foram definidos os indicadores-chave de desempenho, as metas e atribuídas as responsabilidades por atingir os objetivos da corporação e de suas unidades de negócio. Como desdobramento, foram alinhadas e implementadas as iniciativas que conduziriam à execução das estratégias, bem como a forma de acompanhamento de seu desenvolvimento e comunicação, para manter o comprometimento dos envolvidos em toda a organização.

Resultados

Definidos mapas estratégicos para a Corporação e para a linha de negócio Doméstica, com 40 e 11 indicadores respectivamente. Foi também definido o inventário com 29 iniciativas estratégicas. Após análise estruturada de relevância e impacto foram selecionadas oito iniciativas para o portfólio das que deveriam ser executadas no ciclo do planejamento.

A TI julgou importante “fazer” e não “comprar” o sistema de gestão do desempenho estratégico. Ao longo do projeto foi mantido um processo de comunicação para garantir o engajamento da força de trabalho.

Apoiar o desenvolvimento e implementação do Modelo Estratégico de Gestão por Indicadores – BSC

Os propósitos desse projeto foram de contribuir na especificação funcional e apoiar a TI no desenvolvimento do sistema sisBSC; fechar as lacunas da construção do modelo BSC e acompanhar a implementação de seu uso efetivo; capacitar os gestores no uso do modelo; e estabelecer a gestão através do modelo, apoiando as estratégias da Wheaton

Resultados

O sistema foi desenvolvido satisfatoriamente. Os indicadores foram definidos em detalhes para sua incorporação à ferramenta e os gestores capacitados nos conceitos do BSC. Todo o projeto foi acompanhado por relatórios de escopo, cronograma e identificação de riscos.

Otimização de processos

Projeto típico para o escopo definido, pretendia racionalizar a cadeia de processos da empresa; analisar papéis e responsabilidades dos processos; definir indicadores chave para monitoramento dos processos; analisar a arquitetura e soluções atuais e definir os requerimentos de TI necessários para apoiar os processos; desenvolver planos de ação para as melhorias identificadas; e prover um Plano Mestre consolidando todos os planos de ação, contemplando os recursos planejados (pessoas, dinheiro e tempo).

Resultados

Esse projeto permitiu à Wheaton obter uma visão geral dos gargalos dos principais processos, com as áreas impactantes e impactadas; priorizar os principais pontos críticos e definição de projetos estratégico para saná-los; e identificar boas práticas de organizações de referência.

Ainda, permitiu significativa melhoria na condução dos processos, com maior integração entre áreas; redução de custos operacionais e de desperdícios com a otimização do fluxo da cadeia de suprimentos; e a obtenção de melhor tempo de resposta às demandas e de maior satisfação dos clientes.

Seleção do ERP e acompanhamento da implementação

Para a seleção inicial foi estruturada uma RFI – Request for Information, enviada aos provedores de ERP e avaliação das informações recebidas. Em seguida aos provedores qualificados foi enviada uma RFP – Request for Proposal. Durante a análise das informações foram feitas visitas a clientes referenciais dos provedores, o que contribuiu para a busca de boas práticas de mercado, e avaliação e seleção dos provedores qualificados para a escolha final com base nos atributos: custos, riscos, serviços e requerimentos funcionais.

Resultados

Foi adquirido o ERP da Oracle, e selecionado o parceiro Innovative para a implementação. Os diversos processos da Wheaton foram conectados aos sistemas da Oracle conforme planejamento que identificou cinco grandes grupos:

  1. Procure to Pay;
  2. S&OP;
  3. Order to Cash;
  4. Produção; e
  5. Demais processos gerenciais.

A implementação levou um ano, e o Go Live aconteceu na modalidade de Big Bang.

Mais cases:

ARMCO

Atuando no mercado brasileiro desde 1914, a ARMCO é uma empresa especializada na manufatura do aço.

Casa Ronald McDonald São Paulo – Moema

ONG que oferece hospedagem, alimentação, transporte a pacientes em tratamento do Câncer Infantil no GRAACC.

Conspar/Realibras Urbanismo

A Realibras Urbanismo (antiga Conspar) tem como objetivo oferecer projetos que melhorem e transformem a vida de todas as pessoas.

A Setting une conhecimento e competência
para otimizar o seu negócio