CASES DE SUCESSO

GRAACC

Perfil

O GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer – é uma instituição sem fins lucrativos, criada para garantir a crianças e adolescentes com câncer, dentro do mais avançado padrão científico, o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida. O hospital do GRAACC realiza cerca de 3.000 atendimentos anualmente, entre sessões de quimioterapia, consultas, procedimentos ambulatoriais, cirurgias, transplantes de medula óssea e outros. Além de diagnosticar e tratar o câncer infantil, o GRAACC atua no desenvolvimento do ensino e pesquisa.

O hospital é gerenciado e administrado pelo GRAACC e a assistência médica, o ensino e a pesquisa são conduzidos em convênio com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM).

Anualmente, o GRAACC é auditado pela ERNST & YOUNG.
Desde 2008, o voluntariado do GRAACC é certificado com o ISO 9001.

Desafio

Para o sucesso do Planejamento Estratégico, o GRAACC precisava estabelecer uma área responsável por sua implantação, que apoiasse às demais áreas nas questões estratégicas, promovesse o alinhamento das ações operacionais com a estratégia e garantisse a integração das diversas áreas e suas atividades à estratégia da organização. Precisava também ter um processo executivo de reporte claramente definido que se adaptasse ao modelo de governança da instituição.

A Solução

A solução adotada foi a implantação da GID – Gestão Integrada do Desempenho no GRAACC, por meio de uma área responsável pela gestão da estratégia, que incluísse atividades de planejamento, execução, revisão da estratégia e alinhamento da organização.

 

Durante os 12 meses de trabalho, foram estabelecidos e implantados processos de monitoramento, estratégicos e de integração que atuam de forma transversal, ou seja, permeiam todas as áreas da instituição.

Benefícios do Projeto

Como resultado da implantação da GID o GRAACC pôde:

  1. Garantir que fossem estabelecidas e executadas as prioridades para o alcance das metas traçadas;
  2. Garantir o vínculo do orçamento com a estratégia;
  3. Alinhar as áreas do GRAACC às estratégias institucionais por meio do desdobramento da estratégia nas diversas áreas;
  4. Atuar juntamente com a área de recursos humanos para alinhar os esforços de desenvolvimento de competências.

Porém, o mais importante foi implantar um processo contínuo de monitoramento dos resultados e reflexão das estratégias traçadas, revendo constantemente seu propósito, permitindo não só o ajuste de rumo, como também o alinhamento e participação efetiva de cada colaborador.

Os produtos gerados foram entregues em um software de gestão da estratégia, o que permitiu com que diretores e membros do Conselho pudessem ter uma visão completa da organização e dos resultados alcançados comparados com as metas traçadas, com consistência e segurança da informação

Mais cases:

ARMCO

Atuando no mercado brasileiro desde 1914, a ARMCO é uma empresa especializada na manufatura do aço.

Casa Ronald McDonald São Paulo – Moema

ONG que oferece hospedagem, alimentação, transporte a pacientes em tratamento do Câncer Infantil no GRAACC.

Conspar/Realibras Urbanismo

A Realibras Urbanismo (antiga Conspar) tem como objetivo oferecer projetos que melhorem e transformem a vida de todas as pessoas.

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