Skip to main content

Compartilhe isso!

Todos os dias, sem exceção, uma tomada de decisão (ou várias!) é realizada em uma empresa.

As pessoas responsáveis pelos cargos de gestão estão a todo momento pensando em quais estratégias e caminhos seguir. Mas para ter todas as alternativas na mesa, é importante conhecer que tipos de tomada de decisão na empresa podem ser usados em seu benefício.

Mas independente do tipo escolhido, é importante saber que para tomar uma decisão é preciso elevar em conta 3 fatores diferentes:

  • Identificação do problema;
  • Coleta de informações;
  • Listagem das alternativas.

Esse são os pontos mais básicos do processo decisório. O que vai realmente mudar quando falamos dos tipos de tomada de decisão na empresa é justamente a listagem e a escolha final das alternativas.

O resultado final após esses passos será um caminho baseado nas características de cada tipo de tomada de decisão.

Cada um deles tem nuances diferentes que podemos adotar para fazer a escolha certa.

E, por isso, para ajudar você a entender cada um deles e como funcionam, preparamos uma lista com os 5 tipos de tomada de decisão na empresa.

Veja também: O que são ferramentas de tomada de decisão?

Antes de prosseguir, medite sobre este interessante frase de Albert Einstein:

Tipos de tomada de decisão na empresa

Fonte: KD Frases

5 tipos de tomada de decisão na empresa

Saber quais são esses tipos de tomada de decisão na empresa são mais usados é essencial para entender qual a melhor maneira de encarar os desafios e problemas que surgem nas organizações.

Confira quais são as características de cada um.

1- Intuitivo

A forma intuitiva é uma das maneiras mais simples e mais comuns de tomar uma decisão. Mas precisamos perceber que usar a intuição, que é uma sensação que surge favorável a um ou a outro ponto em determinado momento, nem sempre é o melhor caminho.

Isso porque a tomada de decisão intuitiva envolve confiar na decisão que parece certa, sem necessariamente pensar na lógica que está por trás desta escolha.

Um exemplo claro disso pode ser a decisão de usar um determinado sistema ERP porque você gosta dele depois de alguns minutos de testes. Em vez disso, deveria compará-lo a outros tipos de sistemas. Assim, poderia  determinar qual deles agregará mais valor ao negócio.

2- Racional

A tomada de decisão racional é o tipo de decisão que a maioria das pessoas quer aplicar. É o ato de usar a lógica para determinar o que é melhor. Para isso, deve-se rever todas as opções possíveis. E, em seguida, avaliar cada opção usando o modo racional de pensar.

Por exemplo: listar todas as possíveis opções de investimento em marketing, juntamente com orçamentos, dados e prazos. Analisando essa combinação de informações é que você vai descobrir, de forma racional, qual fornecedor representaria o seu melhor investimento.

Leia também: Etapas do processo decisório: 5 passos para resolver qualquer problema de forma eficaz

3- Baseada em valores

Cada pessoa possui uma formação, bagagem e experiência diferente. Isso acontece porque cada um de nós é formado por valores diferentes ao longo da vida, sejam eles pessoais ou profissionais.

Assim, esses valores também podem nortear nossa tomada de decisão na empresa. Diferentemente da intuição, que é algo espontâneo que surge naquele momento, a decisão baseada em valores leva em conta o que você acredita que será a melhor opção.

4- Colaborativa

A maneira colaborativa é exatamente o que parece por essa nomenclatura. Em vez de tomar uma decisão sozinho, de forma totalmente isolada, seguindo algum dos modelos anteriores, você toma a decisão com um time.

Afinal, fazer a reunião de decisão com outras pessoas para obter a opinião de cada uma delas vai ajudar a ampliar o nível de compreensão sobre cada alternativa. Depois, existe a opção de votar na decisão final ou confiar no grupo como um todo para gerar um consenso.

Embora o papel de decisão final fique a cargo dos gestores, essa é uma exemplo importante que ajuda a perceber que os tipos de tomada de decisão na empresa não precisam ser apenas individuais.

5- Baseada nos especialistas

O que acontece quando precisamos tomar uma decisão e não conseguimos escolher nenhuma das alternativas? Mesmo sendo um ponto urgente e importante para a empresa, a intuição, racionalidade e até mesmo a colaboração de outros componentes da organização acabam não sendo suficientes para fazer uma escolha.

É nesses momentos difíceis que precisamos ir em busca dos especialistas. Essas são pessoas preparadas, que já vivenciaram o mesmo problema de outras formas, e que podem fazer surgir novas ideias e soluções.

É por conta disso que esse é um modelo bastante utilizado atualmente, e ajuda muitas empresas a alavancarem seus negócios.

Saiba mais: Matriz de decisão: saiba o que é e veja exemplos de aplicação

Conclusão: para cada situação, um tipo de tomada de decisão na empresa

A verdade é que dependendo do contexto, uma determinado processo de tomada de decisão será o mais adequado para aquele mento, Por isso, não se fixe em um modelo, saiba escolher aquele que mais te ajudará naquela situação específica.

Confira em nosso blog: Qual é o mindset ideal para nortear o processo de tomada de decisão?

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.