Você sabia que o crescimento escalável da empresa pode determinar o sucesso da sua marca a longo prazo?
Se você está procurando novas maneiras de potencializar seus lucros de maneira segura e acertada, continue a leitura deste artigo e entenda de uma vez por todas como esse modelo de negócios pode ajudar a ampliar o seu negócio!
Mas, afinal, o que é um empreendimento escalável?
Um empreendimento escalável é aquele em que é possível crescer e prosperar sem precisar aumentar os custos essenciais de operação. Ou seja, são formas de gestão que permitem que as empresas realizem mais com menos recursos financeiros, elevando a produtividade e os ganhos.
As empresas escaláveis padronizam a maioria de seus processos, simplificando as atividades e disseminando a mesma técnica para produtos e serviços diferentes. Dessa maneira, a capacidade de fabricação se eleva, sem que seja preciso investir em novas admissões, equipamentos, máquinas, infraestrutura etc.
Alguns tipos de negócios podem usar a escalabilidade, como as indústrias em geral, os serviços de telecomunicações e os meios de comunicação, pois são capazes de atenderem um grande número de pessoas simultaneamente, utilizando procedimentos padronizados.
Produtos/serviços que demandam níveis muito específicos de customização costumam exigir mão de obra altamente qualificada e, por isso, para ampliarem a sua atuação precisariam contratar ainda mais colaboradores. Isto é, quanto mais uma empresa/estabelecimento desse tipo tiver que produzir/atender, mais alto será o seu custo de execução.
É o caso dos modelos de negócios conhecidos como “pouco escaláveis”, que podem ser:
- restaurantes e bares;
- empresas de consultoria;
- serviços pessoais;
- entre outros.
Pois para atenderem mais pessoas, precisam investir na estrutura do local e contratar um número de funcionários compatível com o seu crescimento. Porém, isto não quer dizer que eles não podem ser escaláveis.
Transformar empreendimentos desse tipo em franquias é uma boa alternativa. Assim, o franqueador poderá expandir seus atendimentos e aumentar suas vendas sem que seja preciso ampliar e/ou reformar seu estabelecimento, ficando a cargo dos franqueados.
Por que criar um negócio escalável?
A resposta é simples e direta: se o seu empreendimento for escalável, você consegue elevar sua margem de lucro e expandir sua marca sem ter, necessariamente, novos custos.
Quanto mais seu negócio for dependente de você e/ou de seus colaboradores para que prospere, menor é a probabilidade de sua empresa crescer rapidamente. Além disso, torna-se mais difícil de ampliar a atuação de mercado.
Se você deseja automatizar seus processos para melhorar o fluxo de trabalho e reduzir falhas humanas, implante a escalabilidade.
Como realizar a escalabilidade no seu negócio?
Realizar a escalabilidade no início do empreendimento é bem mais fácil, pois sua base de sustentação ficará bem definida desde o começo. Porém, se seu negócio já existe há um tempo e é compatível com o método, esse processo torna-se um pouco mais trabalhoso, mas muito gratificante graças ao crescimento rápido que ele trará.
Para escalonar o seu empreendimento, pense em maneiras de uniformizar os processos, reduzir a dependência da mão de obra e simplificar os serviços ou os produtos oferecidos.
Crie planos estratégicos a fim de manter seu fluxo de trabalho para não prejudicar seus negócios durante essa transição.
Utilize um programa que suporte o arquivamento em massa de dados/informações, sem comprometer a qualidade do seu desempenho, ou seja, sem haver falhas ou lentidões. Dessa maneira, você estará preparado para a expansão da sua marca, evitando desperdícios e prejuízos.
Por fim, é importante dizer que escalar o negócio nem sempre é a melhor forma de crescer. Sempre busque e estude formas de reduzir custos e otimizar as atividades, além de estar atento às mudanças do mercado, a fim de encontrar formas de crescimento compatíveis ao seu negócio.
A Setting pode ajudar sua empresa a obter melhores resultados! Fale conosco.