Somos uma empresa de consultoria em gestão e nosso trabalho visa criação de valor, otimização da capacidade e habilidades da equipe e alinhamento da organização.
Isso significa que antes de iniciar um projeto, a Setting, em conjunto com o cliente, identifica como o projeto pode agregar valor à organização. Isso envolve identificar o conhecimento, as habilidades e as experiências que as várias partes envolvidas necessitam para contribuir e alcançar os resultados esperados.
Porém existem muitas empresas de consultoria no mercado e, infelizmente, nem todas são igualmente sérias e comprometidas com aquilo que prometem. Portanto, entendemos que a partir do momento em que uma organização considera a contratação deste serviço, inicia-se um árduo processo de estudos e pesquisas para fazer a melhor escolha possível.
Por isso, montamos este pequeno guia para ajudar você a não se deixar levar pelo modismo nem por pseudoconsultores de plantão.
Quando escolher – e como trabalhar com – consultores?
Podemos dizer que, em geral, existem duas razões para se contratar uma consultoria:
- Existe um problema específico a ser resolvido e você não dispõe internamente a expertise para solucioná-lo.
- Você está considerando questões estratégicas como, por exemplo, expansão, e você precisa de conselho objetivo externo.
Realmente, consultores são basicamente conselheiros (advisors), mas seus conselhos jamais substituirão certos trabalhos que só você (ou sua organização) pode executar. Assim, antes de considerar a contratação de consultores, responda a essas quatro perguntas básicas:
1. Você entende claramente a proposta do projeto?
Com certa frequência, clientes e consultores têm visões diferentes a respeito da meta de um projeto e os objetivos são vagamente definidos (exemplo: melhorar os processos do negócio). Uma proposta de consultoria sem objetivos mensuráveis, geralmente, acaba em desapontamento.
Antes de contratar a consultoria, tenha clareza do escopo e do propósito do projeto proposto.
2. Você poderá suportar – organizacional e financeiramente – a missão dos consultores?
Gerentes da linha de frente, com frequência, advogam por serviços de consultoria sem o total apoio dos cargos mais elevados e a falta de engajamento da alta direção da empresa no projeto de consultoria praticamente garante o fracasso do projeto. Esta desconexão interna gera desperdício de tempo e dinheiro e acaba criando certa desconfiança, que prejudica – e muito – o projeto.
Busque o consenso interno a respeito da necessidade de suporte externo antes de seguir em frente.
3. Quando o relacionamento deve acabar?
Consultoria e terceirização são atividades bastante diferentes.
Propostas de consultoria devem ter um início e um término. É imprudente (e inviável financeiramente) contratar consultores para executar toda a gestão da empresa.
4. Poderá sua empresa suprir as necessidades advindas do projeto após seu término?
Consultoria é como exercício físico: sem um acompanhamento dedicado torna-se desperdício de esforço.
Portanto, para garantir o sucesso contínuo e duradouro, é necessário o monitoramento constante dos indicadores e metas traçados.
Decidi pela contratação da consultoria. E agora?
Ao aceitar a proposta de uma empresa de consultoria, tenha certeza que:
- Os consultores entenderam o problema.
- A abordagem e a metodologia para solucionar o problema estão claras e suficientemente apresentadas.
- Os benefícios são quantificáveis.
- As qualificações e as experiências do time de consultores estão postas – e claras.
- Os valores envolvidos foram explicitados.
Esperamos que com essas dicas fique um pouco mais fácil a tarefa de decidir se a opção ideal para sua empresa é mesmo a consultoria e como escolher a empresa da melhor forma possível!