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Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Thiago é atualmente Gerente de Novos Negócios para Empresas de Software e Cloud na Resultados Digitais. Nos últimos 4 anos ele coordenou estratégias de marketing e vendas em organizações no Brasil e da Colômbia e na Resultados Digitais tem se focado em estratégias Inbound.

01. Hoje se fala bastante no marketing via mídias digitais e no fato de que ter uma presença online é fundamental para qualquer empresa. O que isso significa na prática?

Estar presente na web é inevitável para qualquer empresa e isso acontece porque a nossa vida se torna cada dia mais online. Quando você tem uma dúvida, por exemplo, é muito provável que a sua primeira ação seja buscar algo relacionado ao tema no Google, desde buscas sobre prestadores de serviço até aquela pesquisa rápida sobre o uso de um determinado alimento, tudo está online. Na prática, ter uma presença online está muito conectado à qualidade dos conteúdos que a sua empresa produz ou promove, afinal ninguém vai acompanhar alguém que não é relevante. Por isso não basta apenas fazer um site e esquecer ele por lá.

02. Também se escuta bastante no mercado digital a respeito da importância de se ter uma estratégia de atuação, ou seja, presença não necessariamente quer dizer qualidade de interação e conversão. Como você enxerga a diferença e as atuações da construção de uma marca online e do foco em conversão?

Nós, da Resultados Digitais, acreditamos que a presença online tem como objetivo principal a conversão, e todos os esforços da equipe de marketing de uma empresa devem estar direcionados a ampliar a geração de leads que poderão se tornar uma oportunidade comercial de alguma forma. Para mim, a diferença entre as estratégias está no quanto elas estão trazendo retorno para a sua empresa, ou seja, você pode falar apenas de posicionamento e fumaça, mas no final das contas o marketing precisa ser validado como um investimento e não apenas como um centro de custo e isso só vai acontecer se a sua empresa vir retorno.

03. Como a tecnologia impacta e quais são os benefícios da gestão de dados online para o processo de conversão e relacionamento com os clientes?

Falar de ações online sem falar de ferramentas seria quase uma contradição. A grande vantagem dos meios digitais quando comparados aos meios offline é a capacidade que a gente tem de medir e entender os efeitos de cada um dos canais, campanhas e investimentos. Diferente de uma revista, por exemplo, que tem como métrica a tiragem ou uma expectativa de leitores a internet te oferece ferramentas capazes de medir quem abriu o e-mail, quando e que ação tomou. Existem no mercado várias ferramentas completas como o RD Station, mas também existem ferramentas mais simples e gratuitas para quem quer começar. O Google Analytics, por exemplo, é algo simples e que pode te oferecer uma série de informações relevantes.

04. Atualmente, com o auxílio da tecnologia, as empresas podem se relacionar com seus consumidores de forma muito mais individualizada. Quais os principais benefícios deste relacionamento?

Ninguém gosta de ficar sendo inundado por campanhas de e-mail que não agregam ou trazem apenas um monte de propagandas de produtos ou serviços que não são interessantes. Por isso a importância da comunicação segmentada. Hoje já existem ferramentas que te permite segmentar a base por tipo de conteúdo visitado, link clicado e vários outros fatores. Os benefícios se refletem principalmente na taxa de conversão de leads em cliente e na imagem que a sua empresa ganha com os potenciais clientes ao não ser vista como um spam.

05. Que dicas você daria para uma empresa que deseja iniciar sua presença digital?

O primeiro passo está antes dos canais do marketing. Antes de pensar em reformular o seu site ou criar uma página no Facebook, invista um tempo fazendo um mapeamento das personas (potenciais clientes) e depois entenda qual é o caminho de compra de quem quer os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. Com isso pronto fica mais fácil pensar em produzir conteúdo, escolher canais e entender como se comunicar da melhor forma com o seus visitantes, leads e clientes. Se quiser saber mais sobre esse processo, te recomendo dar uma olhada nesse ebook sobre Marketing Digital por Empreendedores.

 

Flavia Secaf

Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

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