Skip to main content

Compartilhe isso!

Empresas que estimulam o trabalho em equipe tendem a alcançar melhores resultados. Mas o que, de fato, significa trabalhar em equipe?

Basicamente, trata-se de uma abordagem em que um grupo de pessoas unem esforços e combinam suas habilidades visando um objetivo em comum.

Tal objetivo pode se referir, por exemplo, à execução de tarefas cotidianas, à condução de um projeto específico ou a conquistas mais desafiadoras e de longo prazo.

Para as organizações, o trabalho em equipe é fundamental para a produtividade, eficiência e qualidade das entregas.

Pensando nisso, elaboramos aqui um conteúdo que vai esclarecer os verdadeiros benefícios do trabalho em equipe para a empresa e ainda mostrar algumas dicas essenciais para promover essa abordagem e integrar melhor os seus colaboradores:

  1. Seja claro na definição de metas e objetivos compartilhados;
  2. Promova a comunicação transparente e eficaz entre os colaboradores;
  3. Faça dinâmica de trabalho em equipe na empresa;
  4. Saiba fazer a gestão de conflitos;
  5. Incentive a confiança mútua entre os colaboradores.

Leia também: Liderança em tempos de crise: como motivar equipes em momentos difíceis

Quais são os benefícios do trabalho em equipe para a empresa?

No contexto corporativo, trabalhar em equipe significa somar habilidades, conhecimentos e perspectivas de maneira harmoniosa para que se consiga alcançar resultados mais satisfatórios na execução de tarefas e projetos.

Veja a seguir quais são os principais benefícios do trabalho em equipe para a empresa e descubra por que vale a pena investir nessa abordagem.

Maior integração entre os colaboradores

Empresas com rotinas pautadas no trabalho em equipe conseguem integrar melhor os colaboradores, de modo a fazer com que eles desempenhem suas funções em sinergia.

Agilidade na execução de tarefas

Tarefas feitas de maneira colaborativa geralmente são executadas em menos tempo, o que otimiza o uso desse importante recurso.

Troca de conhecimentos

Outro benefício do trabalho em equipe é o compartilhamento de experiências e conhecimentos, o que enriquece os projetos da empresa.

Maior eficiência na resolução de problemas

Quando a equipe se depara com um problema, ela é capaz de solucioná-lo com muito mais rapidez e eficiência do que se essa responsabilidade ficasse apenas em uma única pessoa.

Ambiente de trabalho menos tóxico e mais harmonioso

O trabalho em equipe influencia diretamente no clima organizacional. Colaboradores que sabem trabalhar em equipe e que têm esse comportamento estimulado pelos seus líderes acabam contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável, harmonioso e menos tóxico.

Leia mais: Colaboração no trabalho: use a tecnologia como aliada!

Como trabalhar em equipe na empresa: 5 dicas para promover integração e engajamento entre os colaboradores

A promoção do trabalho em equipe deve, antes de tudo, começar no processo de recrutamento e seleção para compor o quadro de funcionários da empresa. É extremamente importante saber recrutar talentos que possuem um perfil mais voltado à colaboração, à troca de conhecimentos e à soma de esforços.

Confira a seguir outras 5 dicas valiosas de como trabalhar em equipe na empresa e melhorar a integração e o engajamento dos seus colaboradores.

1 – Seja claro na definição de metas e objetivos compartilhados

Para que o trabalho em equipe dê certo, os envolvidos devem ter clareza sobre as metas e objetivos que se espera que eles alcancem.

Por isso, defina claramente as metas de cada um esclarecendo os 5 critérios SMART para definir netas:

  • eSpecífico: não seja vago ao definir a meta, v®a direto ao ponto;
  • Mensurável: defina uma meta que possa ser medida com facilidade;
  • Atingível: nada de metas impossíveis;
  • Relevante: a meta deve levar a um resultado importante para a empresa;
  • Temporal: especifique o prazo para atingir a meta.

2 – Promova a comunicação transparente e eficaz entre os colaboradores

Não há como trabalhar em equipe na empresa se os colaboradores não se comunicarem com transparência.

A comunicação interna eficaz é importante para alinhar expectativas, esclarecer dúvidas, atualizar o andamento do projeto e evitar informações desencontradas.

Veja mais: Comunicação Corporativa: o que é e 6 dicas para melhorar

3 – Faça dinâmicas de trabalho em equipe na empresa

O uso de dinâmicas de trabalho em equipe na empresa é bastante útil para estimular esse comportamento entre os colaboradores.

Por meio de atividades lúdicas, consegue-se mostrar para as equipes a importância de trabalhar em conjunto e o valor que isso tem para o alcance de melhores resultados.

Veja este exemplo de uma dinâmica de equipe fácil de fazer em sua empresa e ponha em prática:

4 – Saiba fazer a gestão de conflitos

Quando duas ou mais pessoas trabalham juntas, é normal que surjam alguns conflitos.

Tendo isso em vista, além da dinâmica de trabalho em equipe na empresa, é importante saber gerenciar as situações conflituosas para que elas não saiam de controle e prejudiquem os resultados.

Veja também: O que é gestão de conflitos e como usar 4 passos práticos para solucionar impasses na empresas

5 – Incentive a confiança mútua entre os colaboradores

Encerrando nossas dicas essenciais de como trabalhar em equipe na empresa, incentive os colaboradores a confiarem uns nos outros.

Se não houver confiança, ficará bem mais difícil delegar tarefas e evitar o microgerenciamento, o que pode comprometer a produtividade e a qualidade final.

Bom, agora que você já sabe mais sobre como trabalhar em equipe na empresa, faça uso das dicas que citamos aqui e obtenha resultados mais satisfatórios com os colaboradores da sua empresa.

Saiba mais: 10 Ferramentas de gestão de projetos que vão integrar sua equipe e trazer resultados

A Setting é um empresa de consultoria que foca na excelência e troca conhecimentos de forma transparente.

Cria valor e gera resultados para seus clientes por meio de uma metodologia sistêmica, baseada em fatos.

Flavia Secaf

Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

Comentários no Facebook