Skip to main content

Compartilhe isso!

De maio a julho de 2022, o IBGC conduziu um estimulante exercício de aprendizado estratégico, oportunamente batizado de Cassandra Lab, do qual participei como membro do “Conselho” e procuro aqui trazer um breve relato a partir desse ponto de vista. 

Cassandra é uma personagem da mitologia grega, um dos dezenove filhos do rei Príamo e da rainha Hécuba de Troia, sendo, portanto, irmã de Heitor, Páris, Polixena e dos demais filhos do casal real. É uma personagem de destaque na Guerra de Troia por prevê-la e alertar a sua família e o povo sobre as suas previsões de destruição. Foi, entretanto, desacreditada e considerada louca devido a um desentendimento com o deus Apolo, que a amaldiçoou. Consequentemente, Troia é vencida e destruída pelos gregos. 

O objetivo foi testar a metodologia de Foresight como meio para o processo de tomada de decisão estratégica de longo prazo dos conselhos. 

Foresight é uma ferramenta de gestão estratégica com a qual as organizações podem criar visões de futuros e possibilidades alternativas. Por meio do Foresight é possível nos prepararmos para ameaças e oportunidades de médio e longo prazo, que de outra forma estariam ocultas à nossa percepção. 

A organização, Red Meat, era uma empresa familiar hipotética do setor do agronegócio, mais precisamente, da pecuária bovina. Ao longo do projeto tornou-se Grupo Red Meat & Green Food, visando aproveitar novas tendências na oferta de proteína, plant-based e outras. 

O projeto se desenvolveu em cinco rodadas, uma a cada 15 dias, relativas aos períodos de 2022 a 2040, quando promoveu discussões e decisões estratégicas visando melhorar os resultados e perenizar o negócio. Assim, avançamos 28 anos em oito semanas! 

As quatro primeiras rodadas previam decisões para um horizonte temporal de dois anos à frente, enquanto a última, e quinta rodada, previa um horizonte temporal de 10 anos à frente. 

Ao longo dos trabalhos os “Conselheiros” foram municiados com abrangentes análises de contexto referentes aos anos anteriores, produzidas pela equipe responsável pelo projeto. Essas análises traziam informação oportuna relativa ao Cenário Global (contexto global; mudanças climáticas; segurança alimentar global; proteínas animal, vegetal e sintética), ao Cenário Local (contexto Brasil; segurança alimentar local; pecuária caprina; proteínas animal, vegetal, sintética e de insetos), à Situação da Empresa (mercados alvo, riscos) e seus Resultados Financeiros. 

A cada rodada os participantes puderam lidar com as incertezas do negócio e entender as decisões críticas a serem tomadas, para na rodada seguinte reconhecer o comportamento da empresa em face às suas recomendações e tentar mapear as forças das mudanças e assim, sucessivamente, repetir o processo. 

No período 2022 a 2028, a Pauta para Discussão Estratégica foi oferecida pela equipe responsável pelo projeto, cabendo aos “Conselheiros” discuti-la e votar segundo seu entendimento individual. 

Na rodada final, 2030 – 2040, os “Conselheiros” deveriam identificar os fatores e o contexto apresentados no cenário e nos resultados financeiros, organizar as informações para definir a pauta de discussão e votação, e em seguida conduzir a votação, integrando a estratégia financeira ao posicionamento de mercado no horizonte recomendado de 10 anos. 

O projeto promoveu ricos debates entre os participantes quanto aos rumos a definir para a empresa, visando a criação de valor a partir do reconhecimento dos vetores agentes no negócio. Em alguns momentos, as incertezas eram tantas que certa sensação de desconforto permeou os comentários dos “Conselheiros”, agrupados no WhatsApp para fins específicos do projeto. 

A equipe responsável pelo projeto, o Grupo Cassandra, foi composto por Alexandre Oliveira, Bibiana Carneiro, Denis Balaguer, Domingos Laudisio, João Lencioni, Marco Penteado, Monica Pires, Nelson Azevedo e Ronaldo Fragoso, representantes das comissões temáticas Inovação, Conselho do Futuro, Estratégia e do GT Agro. 

Participaram como “Conselheiros” da empresa a ser conduzida ao futuro, também membros das comissões temáticas do IBGC, os colegas Bianca Mollicone, Bruno Francisco, Cristina Tuna, Doris Wilhelm, Fernanda Melo, Fernanda Peppe, Gustavo Albuquerque, Jose Mario Ferreira, Julia Amadi Soares, Luis Rodeguero, Norberto Valdrigue, Oliver Moesgen, Rainer Lutke, Rebecca Raposo, Sergio Moreno e Wanderson Rodrigues. 

Concluindo, o Cassandra Lab foi um proveitoso aprendizado promovido pelas comissões temáticas do IBGC que provavelmente dará bons frutos para as boas práticas de governança patrocinadas pelo instituto. 

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook