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Os facilities KPIs são os indicadores chave de desempenho para a área de facilities.

KPI é a sigla para Key Performance Indicator e o seu propósito é medir desempenho de processos e pessoas a fim de atingir objetivos definidos previamente.

Na gestão de facilities, os KPIs são fundamentais para que as atividades secundárias de uma empresa sejam bem administradas. Com essa ferramenta, é possível analisar cenários, corrigir problemas e melhorar ou mudar as estratégias.

Quer saber quais são os critérios para definir bons facilities KPIs em sua gestão? É só ler este post até o fim! 

Como escolher os Facilities KPIs para seu negócio?

Antes de escolher quais indicadores de desempenho adotar para sua gestão de facilities, é importante avaliar a sua relevância dentro do método SMART.

SMART é a sigla para:

  • S – Specific;
  • M – Mensurable;
  • A – Attainable;
  • R – Relevant;
  • T – Time.

Dentro desse método, o KPI escolhido deve ter um objetivo específico, ser mensurável, factível, relevante para o negócio e ser capaz de ser realizado dentro de um prazo determinado.

Para definir quais facilities KPIs serão usados no seu negócio, é importante avaliar a estrutura, porte e segmento de sua empresa.

A fim de auxiliar na melhor escolha de facilities KPIs para seu negócio, listamos aqui os mais utilizados de forma universal e em alguns segmentos de facilities.

Quer saber tudo sobre a importância dos Facilities KPIs? Então, não deixe de ler: “Facilities KPIs: quais são e por que são importantes?” 

Facilities KPIs: quais são os mais utilizados? 

Há indicadores que são universais e podem ser aplicados em quase todos os segmentos, como:

  • índice de satisfação do cliente (interno e externo); 
  • produtividade;
  • absenteísmo (faltas e afastamentos);
  • rotatividade dos funcionários (turnover);
  • ociosidade de pessoas e equipamentos;
  • tempo de retorno para requisições.
Facilities KPIs: o que são e quais acompanhar?

Facilities KPIs: o que são e quais acompanhar?

Facilities KPIs: conheça alguns essenciais para o seu negócio 

1. Segurança Patrimonial

Quando o assunto é segurança patrimonial, a maioria dos indicadores de desempenho exerce uma função comparativa. Nesse contexto, o objetivo é verificar se há aumento ou diminuição nos casos e, assim, tomar iniciativas a partir disso, como as descritas abaixo:

  • quantidade de portas encontradas abertas X quantidade de portas encontradas abertas no mês anterior;
  • número de computadores encontrados ligados e sem bloqueio X número de computadores encontrados ligados e sem bloqueio no mês anterior.

Há também indicadores que mensuram o planejado e o executado:

  • quantidade de rondas planejadas X quantidade de rondas executadas.

E, por último, existem os indicadores de ordem financeira que, em geral, são comparados ao mesmo período do ano anterior e podem ser:

  • gastos com uniforme;
  • gastos com treinamento;
  • gastos combustível.

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2. Limpeza e conservação

Aqui estamos falando do bem-estar que as instalações proporcionam para que as equipes alcancem o seu melhores resultados. 

Além da satisfação do cliente, os indicadores mais usuais para a área de limpeza e conservação são:

  • custo de limpeza por metro quadrado;
  • cumprimento das rotinas;
  • tempo de retorno para os chamados emergenciais;
  • percentual de reutilização de água;
  • variação do uso de insumos inerentes ao serviço de limpeza.

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3. Recursos Humanos

Os Facilities KPIs também são essenciais para quem contrata a terceirização do setor de recursos humanos, para manter uma gestão de pessoas transparente e sustentável.

Além dos indicadores universais, existem indicadores que falam muito a respeito do desempenho desse setor dentro de um negócio, como:

  • recrutamento e seleção: número de dias entre a publicação de uma vaga e a contratação, indicando ou não a eficácia da equipe e do método de recrutamento;
  • receita por empregado: é um indicador que calcula o retorno financeiro da organização versus o número de colaboradores;
  • custo de pessoal: é muito parecido com o anterior, mas o objetivo é entender quanto cada colaborador custa para as empresas.
  • clima organizacional: é uma métrica comumente utilizada para medir a satisfação do colaborador perante diversos aspectos da empresa: salário, benefício, gestão, diretrizes e cultura;
  • ROI de treinamentos: é o retorno sobre investimento em treinamentos, o objetivo aqui é medir qual o impacto na organização após a capacitação dos profissionais;
  • reclamações trabalhistas: esse indicador deve observar, anualmente, a proporção entre desligamentos de quaisquer naturezas e as ações trabalhistas.

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4. Call center

Quando o assunto é atendimento ao cliente, podemos contar com vários facilities KPIs específicos, como:

  • tempo de resolução das solicitações;
  • NPS (Net Promoter Score): é a disposição do cliente em recomendar sua empresa;
  • tempo médio de atendimento;
  • taxa de atendimentos abandonados pelos clientes;
  • níveis de conformidade no atendimento;
  • taxa de resolução no primeiro contato. 

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Crédito da foto de capa: Logistics Bureau 

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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