Você sabe o que significa CRM?
Essa importante estratégia vem sendo utilizada por empresas de diferentes portes e segmentos na busca por melhores resultados.
Com a transformação digital nas empresas e os avanços tecnológicos, fica cada vez mais evidente a necessidade de adotar uma abordagem centrada no cliente e em sua experiência com a marca com a ajuda da tecnologia. E é aí que entra o CRM apoiado por software específicos para esse fim.
Neste artigo, você vai entender de uma vez por todas o que é CRM, sua importância para os negócios, as principais vantagens dessa estratégia e como você pode implementar na sua empresa.
Por isso, continue a leitura para saber tudo sobre Customer Relationship Management – CRM.
O que é CRM?
Customer Relationship Management. Este é o significado da sigla CRM, que pode se traduzido como Gestão de Relacionamento com o cliente.
Podemos definir o que é CRM como um conjunto de estratégias de negócio com foco no cliente. Assim, trata-se de um processos para gerenciar e analisar todas as interações de clientes e prospects com a marca.
A intenção do CRM é conhecer melhor o público para o qual a empresa se direciona e antecipar suas necessidade e desejos para, dessa forma, impulsionar as conversões e a fidelização.
A Gestão de Relacionamento com o Cliente é feita em 360º, isto é, abarcando os setores de venda, marketing, atendimento e qualquer outro ponto de contato entre o cliente e a marca.
O que faz uma plataforma de CRM?
O Customer Relationship Management – CRM – pode ser feito com a ajuda de um software. Afinal, por meio de uma plataforma de CRM, é possível armazenar informação dos clientes atuais da sua empresa e dos prospects, como nome, endereço, telefone, e-mail, etc.
Além disso, um bom sistema de CRM consegue registrar pontos de contato do cliente com a sua empresa, como acesso ao website da marca, histórico de compras, preferências de consumo, curtidas, compartilhamentos, menções e comentários nas redes sociais, ligações telefônicas, entre outras interações.
Ou seja, basicamente o que uma plataforma de CRM faz é:
- Rastreamento ativo e gerenciamento de dados e informações dos clientes;
- Captura inteligente dos contatos de clientes;
- Otimização de tarefas repetitivas;
- Acompanhamento mais eficiente de leads;
- Geração insights instantâneos;
- Integração entre as equipes de vendas, marketing e atendimento.
Tipos de CRM
Basicamente, existem dois tipos de CRM, mas a escolha de um ou de outro vai depender das atuais necessidades e orçamento da sua empresa.
CRM Local
A plataforma de CRM Local é aquela mantida em um servidor físico. O software de CRM é instalado em um servidor e sua manutenção é feita pela equipe interna de TI.
Na verdade, essa opção vem senso cada vez menos empregada, pois tem um processo complexo de implementação do CRM e o investimento é mais alto.
CRM na Nuvem
Já o CRM na nuvem tem como base a tecnologia de cloud computing (computação em nuvem). Esse tipo de plataforma funciona toda em ambiente online, dispensando instalações em computadores ou servidores e de equipes de TI para manutenção.
Assim, por ser baseado na nuvem, o acesso a esse tipo de CRM pode ser feito a qualquer hora e em qualquer dispositivo.
Qual a importância de usar uma plataforma de Customer Relationship Management – CRM?
A automatização da Gestão de Relacionamento com o Cliente é importante para a eliminação de processos obsoletos e manuais. Com uma boa plataforma de Customer Relationship Management – CRM, é possível organizar contatos e torná-los mais acessíveis, o que simplifica e otimiza os processos de atendimento, marketing e vendas.
Além disso, as informações sobre clientes e prospects são atualizadas em tempo real e dispensa o uso de planilhas extensas.
As principais vantagens do CRM
- Melhor uso do tempo com a automatização de tarefas rotineiras;
- Campanhas de marketing mais acertadas;
- Maior compreensão do comportamento dos clientes;
- Antecipação de desejos e necessidades;
- Melhoria na captura de leads;
- Aumento das taxas de conversão;
- Atendimento personalizado;
- Maior satisfação, retenção e fidelização de clientes;
- Maior assertividade na identificação de oportunidades;
- Gerenciamento de vendas a qualquer hora e lugar;
- Possibilidade de fechar mais negócios em menos tempo;
- Tomadas de decisões baseadas em dados concretos;
- Crescimento da receita;
- Melhora no posicionamento e visibilidade da marca.
Como implementar o Customer Relationship Management – CRM na sua empresa?
Agora que você já sabe o que significa CRM e por que ele é importante para os negócios, confira a seguir algumas maneira de como você pode implementar o Customer Relationship Management – CRM na sua empresa.
CRM nas Vendas
O CRM pensado para as vendas tem como objetivo principal fazer mais conversões em menos tempo. Pois, com ele, ocorre a automatização de tarefas simples e rotineiras e as equipes podem se dedicar mais às etapas do processo de venda.
Um software de CRM permite:
- fazer uma análise sobre a abrangência dos produtos ou serviços que a sua empresa oferece;
- fazer um gerenciamento territorial;
- gerenciar os leads e as oportunidades de negócio;
- otimizar as etapas de vendas.
Com uma plataforma de CRM, é possível melhorar a eficácia do seu Funil de Vendas, que vai desde a atração até a conversão final.
Assim, a captação, negociação e fechamento são feitos de maneira mais rápida, organizada e bem estruturada.
CRM no Marketing.
O Marketing é também um dos pilares da Gestão de Relacionamento com o Cliente. Nesse sentido, um software de CRM pode integrar os processos de marketing e de vendas, possibilitando um acompanhamento mais eficiente da jornada do cliente pelo Funil.
As estratégias de marketing podem agora ser mais bem direcionadas e personalizadas de acordo com as especificidades de cada cliente, como gostos, preferências e padrões de consumo.
CRM no Atendimento
Não tem como falar de Customer Relationship Management – CRM sem mencionar o seu uso no atendimento ao cliente.
O atendimento pode ser definido como todo o suporte que a sua empresa fornece aos seus clientes antes, durante e após uma compra.
Tendo isso em vista, uma plataforma de CRM atua também na experiência do cliente. Com ela, sua empresa está mais preparada para solucionar problemas com maior agilidade
O software armazena o histórico de atendimento de cada cliente, com dados como:
- casos em andamento e casos finalizados;
- quais colaboradores prestaram atendimento a esse cliente;
- data e hora de cada atendimento;
- assuntos tratados em cada atendimento (dúvida, reclamação, elogio, etc.).
Não podemos nos esquecer do atendimento pós-venda, que é essencial para a fidelização.
Com CRM, o pós-venda se torna mais assertivo, pois o atendimento passa a ser mais pessoal e personalizado. Isso faz com que o cliente se sinta especial e valorizado.
Quando o seu cliente tem uma boa experiência com a sua marca, as suas chances de fechar mais negócios aumentam de maneira significativa.
Confira neste infográfico as vantagens do CRM para sua empresa:
3 dicas de softwares de CRM para usar na sua empresa
Ok. Você já sabe o que significa CRM e suas principais aplicações nos negócios e está convencido de sua importância e vantagens. Agora fica a pergunta: qual plataforma contratar para implementar essa solução na sua empresa?
Separamos a seguir 3 boas opções de softwares de CRM disponíveis no mercado. Avalie cada uma delas e escolha a melhor para o seu negócio.
1 – Agendor
O Agendor é uma ferramenta de Customer Relationship Management – CRM que permite que as equipes de venda organizem melhor seus contatos e gerenciem as oportunidades de venda com maior eficácia.
Atualmente, a plataforma nacional conta com mais de 20.000 usuários em todo o Brasil. Nela, é possível gerenciar todas as campanhas e estratégias de Marketing em cada um dos níveis do Funil de Vendas.
O Agendor fornece também relatório e métricas personalizável para acompanhamento dos resultados. Além disso, é possível também centralizar o acesso e o registro de todos os dados mais relevantes.
Quer saber mais sobre o Agendor? Então, confira este vídeo:
2 – Pipedrive
O Pipedrive é um sistema de CRM desenvolvido para ajudar pequenas equipes a gerenciarem processos de venda mais complexos. Criada em 2010, hoje a plataforma atende mais de 90.000 empresas em todo o mundo.
O Pipedrive opera na nuvem e permite uma visualização clara do seu pipeline de vendas. Com uma interface amigável e intuitiva, a plataforma oferece funcionalidades como gestão do Funil de Vendas, integração de e-mails, relatórios, formulários web e previsões de venda.
Além disso, o Pipedrive tem um aplicativo que possibilita o acesso às informações sobre o seu negócio a qualquer hora e lugar.
É muito importante conhecer a fundo os diversos CRM que você pode usar em sua empresa, por isso, confira este vídeo também:
https://www.youtube.com/watch?v=86o9Am2bwVs
3 – Hubspot CRM
Completamente gratuita, o HubSpot CRM tem como objetivo facilitar a organização e o controle do seu pipeline de vendas. Com essa plataforma, é possível sincronizar as suas contas do Google com o HubSpot
O software automatiza várias tarefas chatas e menos importantes e controla automaticamente as interações entre os clientes e a sua marca.
Por meio de um dashboard simples e de visual clean, você consegue visualizar todo o seu Funil de Vendas e monitorar o desempenho de suas metas.
É caro, o Hubspot CRM também tem vídeo, então, aproveite e confira:
Conclusão
O Customer Relationship Management – CRM é uma importante ferramenta para construir relacionamentos mais duradouros com seus clientes. Além disso, o CRM permite conhecer e entender melhor as necessidades do público para o qual a sua empresa se direciona, o que contribui para a identificação de novas oportunidades de negócio.
Dessa forma, com o bom uso do CRM, a sua empresa passará a atender, divulgar e vender melhor, o que impactará positivamente seus resultados.
Leia também: Como organizar os processos de uma empresa e conquistar a satisfação dos clientes
A Setting é uma consultoria empresarial voltada para resultados, por isso, sabe da importância de se empregar o CRM e ter foco no Cliente.