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Você trabalha duro e se esforça ao máximo para gerenciar um negócio, seja como executivo ou alguém que está enfrentando os desafios do empreendedorismo, depois de tudo isso, ficar na dúvida se está no caminho certo é bem desagradável…

Afinal, como avaliar o crescimento de uma empresa?

A verdade é que não há uma fórmula exata e única para isso.

O ideal é analisar várias perspectivas. E, a partir daí, descobrir em quais delas sua empresa está se saindo melhor ou precisa melhorar.

Veja neste post 5 metodologias de como avaliar o crescimento de uma empresa. Em seguida, descubra qual, ou  quais delas são as mais indicadas para mensurar os avanços do seu negócio.

Veja também: Questionário para diagnóstico empresarial: confira um modelo pronto com 10 perguntas

Como avaliar o crescimento de uma empresa?

Se sua empresa ganhar participação no mercado, mas estiver pouco lucrativa, será que ela está mesmo crescendo?

Para saber isso, você deverá analisar com cuidado esses e outros fatores. Porque, na verdade, isso depende muito do seu tipo de negócio e do que foi definido em seu planejamento estratégico.

Veja as 5 metodologias que selecionamos para você saber como avaliar o crescimento de uma empresa.

1- Crescimento de receita

Comparar quanto seu negócio faturou neste ano com o montante do ano é uma foma de verificar a saúde financeira da empresa. E também de como avaliar seu crescimento.

É importante levar em conta fatores com a inflação, na hora de fazer esse cálculo. Por isso, o crescimento nominal da empresa, nesse quesito, deve ser descontado da inflação.

Veja como avaliar o crescimento de uma empresa usando a fórmula do crescimento de receita, que chamaremos de CR:

CR = [(Receita deste ano) – (Receita do ano passado) / (Receita do ano passado)] x 100

Em uma empresa que faturou 5 milhões em um ano e 5,5 milhões no ano seguinte, podemos substituir os dados na fórmula desta maneira:

  • CR = (5,5 – 5) / 5 x 100
  • CR = 0,5 / 5 x 100
  • CR = 10%

Mas calma!

Digamos que a inflação anula tenha sido de 4,5%. Nesse caso, subtraindo do valor apurado acima, o crescimento da receita da empresa foi de 10% menos 4,5%. O resultado é de 5,5%.

2- Variação da participação de mercado ou market share

Market share é a fatia de mercado que uma empresa detém em determinado segmento.

Isto é: do total que um mercado vendeu em um período, a percentagem que sua empresa realizou em vendas é sua participação de mercado.

Confira um exemplo de market share. Trata-se da participação de mercado das principais empresas de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) no Brasil:

Como avaliar o crescimento de uma empresa

Vendas de GLP de janeiro a setembro de 2018 – SindiGas

Saber quanto seu negócio aumentou (ou diminuiu!) em participação de mercado de um ano para outro é uma maneira de como avaliar o crescimento de uma empresa em relação à concorrência. Além disso, é uma forma de mensurar sua competitividade em seu segmento de atuação.

Saiba mais: Análise competitiva de mercado: 5 métodos que funcionam!

3- Análise dos indicadores de desempenho

Indicadores de desempenho são índices que medem os principais processos da empresa com o objetivo é saber se estão sendo executados adequadamente e trazendo os resultados esperados.

Portanto, uma forma de como avaliar o crescimento de uma empresa pode ser sob o critério operacional. Isto é: ela está produzindo mais e com mais qualidade, em menos tempo e com menso recursos.

O crescimento da empresa está se dando em eficiência, eficácia e produtividade.

Veja mais em nosso blog: O que são indicadores de desempenho e 6 exemplos

4- Pesquisas de mercado

Nada como fazer uma boa pesquisa de marketing para valiar o crescimento de uma empresa.

É possível avaliar diversos fatores, como a satisfação dos clientes, lembrança de marca, pesquisa de posicionamento e muitas outras.

A vantagem de se utilizar essa metodologia ao se decidir como avaliar o crescimento de uma empresa é que ela já traz uma série de informações importantes. E esses dados podem ser usadas para tomar decisões sobre o negócio.

E se você acha que este tipo de pesquisa pode sair cara ou ser demorada, lembre-se que existem diversas plataformas de pesquisas digitais, realizadas via internet. Nelas, esses estudos são feitos rapidamente e com um custo bastante acessível.

Confira mais informações em nosso blog: Entenda como a tecnologia está mudando as ferramentas de pesquisa de mercado

5- Atingimento dos objetivos definidos no planejamento estratégico

Apesar de todas as metodologias de como avaliar o crescimento de uma empresa apresentadas acima serem importantes, em alguns casos pode ser necessário avaliar outros critérios.

Isso acontece quando o planejamento estratégico da empresa definiu algumas metas e objetivos bastante claros e específicos.

Por exemplo, uma rede de varejo pode ter determinado que seu objetivo era aumentar o número de pontos de vendas em todo país. Ou uma empresa que comercializa softwares SaaS (disponibilizados via internet por assinatura) que deseja conquistar o mair número possível de novos clientes.

Nesses casos, uma maneira de como avaliar o crescimento da empresa dever ser baseada nesses indicadores.

A Setting é uma empresa de consultoria empresarial que usa uma visão sistêmica, a valorização das pessoas e a excelência com foco no cliente para trazer resultados e melhorar seu negócio cada vez mais.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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