Skip to main content

Compartilhe isso!

Saber como gerenciar vendedores e sempre manter os olhos voltados para o crescimento da empresa são aspectos importantes que devem estar sempre presentes no dia a dia de um bom gerente. Os gerentes mais eficazes têm um conjunto de habilidades e características em comum que os coloca num patamar de gestão diferenciado e os permite ajudar suas equipes a alcançarem resultados de excelência, conduzindo o time de vendas — assim como todos os outros — ao sucesso. Então veja a seguir 6 práticas para gerenciar melhor um time de vendas no nosso post de hoje!

Um bom gerente de vendas sabe dar autonomia

Como Steve Jobs disse, “por que você quer funcionários inteligentes, se não os deixa pensar?” Um bom gestor de equipe permite que seus colaboradores contribuam com ideias e deem opiniões. Um ambiente criativo dentro da empresa é sempre benéfico ao seu crescimento. Se você é a pessoa mais inteligente da sua empresa, alguma coisa pode estar errada.

Gerencie e lidere

Mostre sua liderança. Não, não é uma contradição. Você está no comando e, portanto, deve agir como um líder. Você deve ter determinação para decidir continuar com algo que funciona e de intervir imediatamente quando você percebe que qualquer ideia ou processo está falhando em algum ponto. Fazer a equipe crescer é a sua responsabilidade!

Não seja autoritário

Faça seus vendedores perderem o medo de errar, pois você quer que eles sejam capazes de tomar boas decisões, mas que também saibam como reagir a um erro. A maioria das boas decisões vem depois de três ou quatro erros.

Acredite em suas ideias

As pessoas sempre trabalham melhor e colocam mais esforço naquilo que elas realmente acreditam. Em uma equipe de vendas, nem tudo gira em torno de aumentar as vendas e lucros. É muito importante desenvolver uma ideia que você acredita e conseguir satisfazer as necessidades dos seus clientes através dela, mesmo que essa ideia não se reverta imediatamente em lucro. Fidelizar o cliente e estar atento a ele é o caminho mais curto para garantir o sucesso do seu negócio.

Faça integrações à equipe de vendas

Reúna toda a sua equipe de vendas por um dia inteiro sem computadores ou smatphones, e utilize esse dia de trabalho para compartilhar ideias sobre os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades da empresa (clique aqui e veja uma dica de como fazer isso). É uma maneira muito eficaz de fazer a equipe pensar sobre estratégias que melhorem as vendas em um tempo muito curto.

Estabeleça metas

Metas, aqui, não diz respeito apenas aos objetivos gerais, tais como números de vendas ou o lucro anual. Fixe objetivos para cada um dos números da sua empresa como estoque e número diário de visitas. Tudo deve ser corretamente contabilizado para definir e atingir metas a curto prazo.

Agora você pode começar utilizar dessas boas práticas para melhorar o desempenho da sua equipe. Você pode ter que adaptar cada uma dessas dicas para o contexto de sua empresa, no entanto, lembre-se: ter um espírito empreendedor e amar o que faz é a melhor maneira de conseguir sucesso no gerenciamento de uma equipe. E então? ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário e venha participar da conversa.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook