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Atuamos em um país dotado de diversidade cultural e grande variedade de hábitos regionais. Nesse cenário, é importante entender e saber como aplicar as melhores estratégias para mercados regionais e aumentar a performance empresarial de acordo com cada realidade.

A importância dos mercados regionais

Embora muitas empresas não levem isso a sério, os mercados regionais têm muita influência no alcance do sucesso empresarial. Isso ocorre quando as peculiaridades de cada local são levadas em conta para fortalecer as estratégias de comunicação e de marketing, por exemplo.

Entre as principais contribuições da adoção de estratégias para mercados regionais, está a atuação conjunta com as demandas daquele local e região. Conhecer o consumidor é um dos principais e melhores trunfos para se diferenciar e ganhar mercado.

Por isso, é tão importante (tanto para empresas locais quanto para as globais) apostar em pesquisas de mercado, na identificação dos padrões de consumo dos mercados regionais e nos pontos que os diferenciam dos demais.

Entre alguns dos benefícios gerados por essa prática, são apontados:

  • mesma origem do cliente;
  • maior predisposição para ser aceita;
  • geração de empregos.

Principais estratégias

Como mencionado, existem algumas estratégias capazes de aumentar a performance em mercados regionais. Vamos conhecer algumas delas?

1. Planejar a inserção no mercado

É comum que, frente a uma boa oportunidade, as empresas negligenciem o planejamento de inserção no mercado e passem diretamente a atuar em uma determinada região.

Sempre que houver o objetivo de aumentar a performance por meio da expansão de mercado, é preciso adotar um planejamento estratégico como uma das formas de diagnosticar o mercado regional e conhecer a viabilidade do negócio.

O seu foco deve ser com base em cada uma das filiais ou unidades empresariais para que represente com fidelidade a realidade da região.

2. Pesquisar a região

Conhecer a região é a melhor estratégia para se inserir nela e conquistar a confiança dos consumidores locais, além de esclarecer quais são as condições reais de concorrer com as empresas já estabelecidas ali.

É com base nas informações coletadas que a empresa terá os melhores insights sobre os principais gargalos, expandirá o seu conhecimento e terá dados relevantes para aprimorar a sua tomada de decisão.

3. Entender o perfil regional

Seja por meio de uma pesquisa estruturada ou mesmo utilizando algum representante da empresa para conversar com o público da região, é importante buscar informações sobre seus:

  • hábitos;
  • perfis;
  • anseios;
  • mercados;
  • cultura;
  • peculiaridades.

No entanto, é preciso ter atenção para não estereotipar esse consumidor. O objetivo, pelo contrário, é compreendê-lo.

4. Diferenciar a entrega

Se a empresa reconhece a existência de um perfil consumidor diferente, é necessário personalizar a entrega para esse público.

Com isso, a empresa aumenta as suas chances de ser aceita e de alcançar resultados, oferecendo algo que realmente proporcione valor e provoque o encantamento do cliente.

Um exemplo disso é o patrocínio de festas locais ou mesmo de produtos exclusivos para aquela região e cultura. É fundamental participar da cultura local.

5. Investir em pontos de venda

Apostar na atuação por região é uma das melhores estratégias para gerar resultados, afinal, é comum que regiões bem próximas desenvolvam perfis consumidores e hábitos de consumo bastante diferentes.

Por isso, investir em pontos de venda é a chave para atender cada região com aquilo que ela mais valoriza.

Uma estratégia relevante para os pontos de venda é explorar a essência do mercado regional captada diretamente do consumidor, transmitindo-a através de publicidade, eventos e, até mesmo, do ponto de venda.

Gostou de saber mais sobre estratégias para mercados regionais? Fique um pouco mais conosco e descubra como promover o crescimento escalável da empresa!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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