Skip to main content

Compartilhe isso!

Apesar das muitas dificuldades enfrentadas por quem abre um negócio no Brasil, muitas pessoas têm uma boa ideia em mente e o desejo de empreender em nosso país, principalmente investindo em startups.

No entanto, nem sempre há o capital necessário para se começar essa empreitada e, por isso mesmo, é essencial saber como conseguir um investidor anjo mostrando o valor de uma excelente empresa.

Esses detentores de capital podem ser a ponte que ligará um projeto talentoso e bem estruturado à possibilidade de executá-lo com sucesso. Ficou interessado? Quer aprender como fazer isso de maneira exitosa? Então confira as dicas que separamos a seguir.

Como conseguir um investidor anjo

1- Monte um plano de negócios

O primeiro passo para realmente mostrar o valor de sua empresa ao investidor anjo é apresentar um plano de negócios viável, que conte com processos e projetos bem estruturados.

Lembre-se de que esses investidores são expostos a propostas como a sua quase diariamente, e que, por isso, a capacidade de convencimento de empresários como você podem ser decisivas nas escolhas desses anjos.

É fundamental, portanto, ser realista, bem fundamentado e que tudo já esteja pronto para o momento de implementação. Sem isso, não tem como conseguir um investidor anjo.

Procure projetar corretamente os dados, apresente as informações necessárias e realce os diferenciais do seu empreendimento. Surpreenda o investidor exibindo um planejamento estratégico e eficaz.

2- Tenha uma grande equipe

Investidores anjo certamente ficarão interessados por um bom plano de negócios, mas a história e as pessoas envolvidas no empreendimento são os grandes elementos que farão com que eles realmente fiquem encantados. O apoio deles passa pelo diferencial de contar com uma equipe diversificada, multidisciplinar e de qualidade, que esteja unida e preparada para vestir a camisa da empresa.

Mostre que o material humano é diferenciado e demonstre que vocês possuem habilidades e competências complementárias e necessárias para ganhar destaque no mercado.

3- Capriche na apresentação

Uma apresentação matadora é outra forma de como conseguir um investidor anjo: você deve atingir em cheio a cabeça e o coração dos seus parceiros de negócio em potencial!

Procure fazer uma exposição criativa, dinâmica, enérgica e condizente com os valores, a missão, a postura, os objetivos e mostrando claramente qual o problema que a sua empresa estará ajudando a resolver, bem como as soluções efetivas para essa questão.

Fuja de fórmulas prontas, pois, como já ponderamos, essas pessoas recebem inúmeras propostas por dia e não darão atenção a você se o que oferecer for similar a tantos outros. Se você deseja alguém que compartilhe a sua paixão pelo projeto, é essencial passar todo esse sentimento em sua explanação.

Não se esqueça também de agir com ética e transparência, mostrando claramente qual é a sua intenção com o projeto e como a empresa pretende se inserir e contribuir com a sociedade. Dessa forma, você atrairá pessoas que compartilham esses valores, tornando a parceria muito mais proveitosa e equilibrada.

4- Não desista do seu sonho

Por fim, se você confia em sua ideia e tem certeza de que esse é o caminho correto a seguir, não desista do seu sonho. A rotina de buscar investidores anjo e correr atrás de parceiros pode ser bem severa, mas isso não quer dizer que, ainda que demore, o seu negócio não tenha potencial para o sucesso.

Quem tem dinheiro para investir, geralmente, recebe até dezenas de propostas por dia e isso faz com que, muitas vezes, eles não consigam identificar ou, sequer, observar todos os empreendimentos de valor. Mesmo que tudo conspire para que você abandone o barco, acredite em seu potencial.

Agora que você sabe como conseguir um investidor anjo, precisa de um Plano de Negócios para mostrar o valor de sua empresa ao investidor anjo? Fale Conosco que podemos te ajudar!

Veja em nosso blog: Conheça estes 4 empreendedores de sucesso e inspire-se

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook