Skip to main content

Compartilhe isso!

Startups são empresas dinâmicas, de funcionamento ágil, focadas no crescimento e na escalabilidade. Na maioria das vezes, contam com 3 ou mais sócios fundadores, cada um responsável por uma área do negócio e também detentor de terminada participação nos lucros.

Além disso, é comum que investidores anjo ou até mesmo grandes fundos de investimento comprem “pedaços” das startups, conforme elas se tornam promissoras. Na verdade, em 2019 houve um crescimento de mais de 50% em startups no Brasil.

Por isso, nem sempre essas responsabilidades e participações estão bem claras para todos.

Para evitar que isso se torne um problema, criou-se uma ferramenta chamada de Startup Cap Table.

Apesar de ter um nome aparentemente complicado, o conceito de Startup Cap Table é bem simples e a aplicação ainda mais prática!

Neste post você vai descobrir o que é Cap Table de Startup, sua importância, exemplos e até encontrará um template de Cap Table.

Leia também: Como criar uma startup de sucesso? Descubra em 6 passos

Mas o que é Cap Table de startup, afinal?

Se você não sabe o que é Cap Table de startup, vai entender seu significado agora mesmo.

Startup Cap Table nada mais é que uma tabela na qual são elencados os acionistas de sua startup e a participação efetiva deles no negócio.

Mas por que motivo fazer uma tabela como essa? Qual sua importância?

Ora, ela é essencial para a sobrevivência de sua startup, pois deixa claro a todos os sócios qual é a sua parcela em relação aos direitos e deveres do empreendimento.

Para entender de outra forma o que é Cap Table de startup, pense que se trata de uma maneira de organizar melhor a gestão da startup, mantendo-a saudável.

Afinal, os sócios poderão consultar a Startup Cap Table a qualquer momento e pedir correções.

Veja mais: Fases de uma startup: conheça as 6 principais que vão fazer seu negócio se tornar um sucesso

Como pode ser feita uma Startup Cap Table?

Agora que você já sabe o que é Cap Table de startup, confira este passo a passo de como criar a sua própria Startup Cap Table.

Como criar uma Startup Cap Table em 5 passos:

1. Cabeçalho

Preencha o cabeçalho com as informações de sua empresa. Então, antes de qualquer coisa, indique o investimento total feito na startup e o investimento feito em cada uma das fases de seu ciclo de crescimento.

2. Organize os nomes dos investidores

Depois, em uma folha à parte, agrupe o nome dos investidores de acordo com a fase em que eles investiram:

  • Quem são os fundadores?
  • Quem são os investidores da segunda fase?

3. Coloque os investidores na tabela

Já na tabela, agrupe-os na primeira coluna, de acordo com a divisão criada anteriormente.

4. Preencha a coluna de investimento

O próximo passo é criar uma coluna com o investimento líquido de cada um dos sócios, e uma terceira coluna com a porcentagem desse investimento em relação ao total.

5. Classifique os tipos de ações de cada investidor

Nas outras colunas, dividimos os tipos de ação em preferenciais nominativas ou ordinárias nominativas. A seguir, coloca-se a parcela de cada sócio em cada um dos tipos de ações, no caso de sua empresa ter optado pelo modelo tradicional de sociedade anônima.

Caso contrário, exponha a divisão feita pelo acordo de vocês. Assim, evita-se que um acionista sem direito de decisão exija interferir nos processos decisórios da empresa.

Por isso, é vital que a Startup Cap Table tenha sido elaborada com toda a equipe para que as divergências sejam expostas naquele momento.

Assim, qualquer dúvida é sanada e evita-se que conflitos ou disputas de poder paralisem ou prejudiquem de alguma forma o andamento dos negócios da empresa.

Confira também em nosso blog: Das ideias aos unicórnios: um guia completo com tudo sobre startup que você precisa saber

Cap Table: templates e exemplos

pareceu um pouco confusa essa explicação passo a passo que apresentamos no tópico anterior? Então, que tal dar uma olhada em alguns templates e exemplos de Startup Cap Table?

Veja que nem todos são idênticos, mas é fácil perceber as variações e entender quais informações estão sendo apresentadas.

Confira!

Os exemplos são todos em inglês, mas não é difícil entender, basta acompanhar o passo a passo, mais acima, e tentar identificar as colunas correspondentes.

Template com plano de venda de participação

Este primeiro exemplo é bem simples e mostra até a evolução do capital, na primeira coluna e um plano de venda de ações, assinalado em amarelo, para 3 investidores, denominados de X, Y e Z.

Cap Table

Fonte: Eloquens

Template completo

Agora, trazemos um template mais amplo, em que se mostram as participações de fundadores, investidores e gestores divididos em tipos de ações.

Clique na imagem para ampliar.

startup Cap Table

Fonte: Medium

Template com evolução do capital ao longo do tempo

Conforme o tempo passa, o capital da startup vai se diluindo dos fundadores para outros sócios, em diversas rodadas de investimento.

Assim, uma empresa que começou com 3 sócios fundadores donos de 1/3 das ações cada, pode se ver, em alguns poucos nos, com esses sócios fundadores controlando menos de 50% do capital da startup.

Por isso, é importante se atentar para isso conforme a startup evolui para se evitar que os fundadores percam o comando do negócio que criaram para um pool de investidores.

Este template mostra como uma Cape Table pode demonstrar essas evoluções da distribuição do capital ao longo do crescimento da empresa.

Cap TableFonte: Future Flow

Qual a participação ideal dos fundadores em uma Startup?

Você viu que fundadores apaixonados pelo negócio podem perder sua relevância na empresa e em suas tomadas de decisão se não prestarem atenção aos percentuais acionários que estão sendo comprados por investidores.

Não que isso seja sempre ruim, porque muitas startups são criadas exatamente com o objetivo de serem vendidas para investidores. Assim, seus fundadores saem do negócio, mas levam uma boa grana com eles.

Mas se esse não é o seu caso, fique atento à maneira como as participações societárias são distribuídas.

Confira este infográfico da Darwing Startups que mostra alguns percentuais acionários interessantes para os fundadores conforme a empresa abre seu capital para funcionários, investidores anjo e outros tipos de interessados, como os seeds.

Seed (significa semente) é um investidor que aporta capital quando a startup está mais madura. Ele espera semear seu dinheiro em um terreno promissor para colher bons frutos no futuro.

startup-cap-table

Veja que mesmo detendo menos de 50% do capital na rodada de investimento seed, os fundadores tem uma grande participação em conjunto com o pool de funcionários ainda são maioria absoluta.

Por que uma Cap Table é tão importante para uma startup?

A importância da Cap Table para a startup deve-se ao fato de que esse modelo de negócio tem como característica diferencial a gestão mais colaborativa. Todos estão juntos pelo crescimento da empresa.

Então, é importante definir as expectativas que cada um pode criar para evitar a falta de motivação e a dissolução futura do negócio devido a brigas!

Qual a importância da Startup Cap Table para a governança da empresa?

Na governança, é estabelecida a forma como as decisões de gestão serão tomadas. Com a Cap Table, você sabe o papel de cada investidor e colaborador na estrutura da startup.

3 pontos fundamentais de uma Startup Cap Table

1. Assembleia de acionistas

Têm direito de participar da assembleia de acionistas todos aqueles que detêm ações que lhes conferem votos no momento da decisão.

As decisões mais importantes devem passar por ela, como novos aportes, aquisições e fusões. Mesmo aquele que só tem 1% das ações ordinárias pode participar.

Portanto, mais uma vez fica clara a importância da Cap Table, pois ela será o mapa que mostra quem pode participar da reunião e o peso de seu voto nas tomadas de decisão.

2. Conselho consultivo

São pessoas diretamente ligadas à gestão estratégica de sua startup. Elas tomam as principais decisões financeiras, como grandes transações bancárias, planejamento anual e semestral, remuneração e contratação de diretores e gerentes.

Normalmente, é composta pelos fundadores e por quem investiu nas primeiras fases da startup, tendo parceria mais sólida com os fundadores. Eles estarão no topo da sua Cap Table. O conselho também pode ser integrado pelos maiores acionistas e seus representantes.

3. Diretoria

Usualmente, há diversas diretorias em uma startup, que variam de acordo com o seu ramo de atuação. Quando as startups são pequenas, provavelmente os próprios acionistas serão os diretores, mas o poder de decisão deles virá da função que ocupam, e não das ações que possuem.

Esses poderes são definidos em estatutos e atas de reunião. À medida que a empresa cresce, são contratados diretores não acionistas, ou seja, a diretoria pode ser composta por elementos estranhos à Cap Table.

Saiba mais: Conheça os 6 tipos de Startups e entenda sua posição no mercado

Conclusão: a Cap Table evita conflitos na gestão da startup

Cap Table, portanto, é essencial para evitar confusão dentro da startup. Assim, cada um saberá o que exigir no momento da divisão dos lucros, além de saber qual o seu papel na governança da startup. Sem uma Cap Table, tudo ficará confuso, pois vários papéis terão de ser consultados para responder a uma pergunta relativamente simples.

Você provavelmente percebeu que, apesar de simples, a Cap Table pode salvar uma startup. Por isso, compartilhe nosso link nas redes sociais!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook