Skip to main content

Compartilhe isso!

Consultoria financeira empresarial é um tipo de consultoria de negócios focada na gestão dos valores e do património de uma empresa. Seu objetivo é maximizar o uso dos recursos financeiros e outros ativos da organização para proporcionar menores custos, aumentar a lucratividade e gerar acesso à crédito, assim, pode contribuir para que a empresa atinja seus objetivos estratégicos.

Gerenciar as finanças de uma empresa sempre será um desafio. E a verdade é que nem todo empreendedor é um expert em finanças. E isso é normal, afinal, não podemos ser especialistas em tudo!

Mesmo porque, especialidade é aquela área de atuação onde você é bem melhor que as outras pessoas. E, além disso, tem mais experiência e conhecimentos.

Dessa forma, muitas vezes, os empreendedores são excelentes líderes, ou grandes especialistas em marketing, ou técnicos incríveis na área de atuação de seu negócio. Mas, quando se trata de finanças, precisam de um auxílio externo.

Assim, quando a empresa cresce e se decide por contratar um gerente ou diretor financeiro, muitas vezes é preciso primeiro pôr a casa ordem.

Mas esse é apenas um dos tipos de consultoria financeira empresarial. Existem muitos outros. Mesmo grandes empresas já consolidadas podem, por exemplo, mudar sua distribuição societária, ou receber um aporte de capital importante de um investidor e precisam de ajuda para usar esses recursos da melhor forma.

Independentemente dos tipos de consultoria financeira empresarial que você procura, o serviço acaba se tornando essencial para auxiliar na organização das finanças e nas estratégias de investimento.

Ninguém quer ter problemas no caixa, ficar no vermelho ou sem recursos para investir no desenvolvimento da própria empresa. Mas sem o acompanhamento adequado, as chances dos recursos serem mal empregados são muito grandes.

Então, que tal colocar as finanças em ordem?

Entenda melhor sobre os tipos de consultoria financeira empresarial e saiba como tomar decisões mais assertivas em relação ao financeiro do seu negócio, a partir dessas 5 perspectivas:

  1. Planejamento financeiro;
  2. Controles financeiros;
  3. Fluxo de caixa;
  4. Precificação;
  5. Investimentos.

Leia também: Como fazer um planejamento financeiro de uma empresa de forma ágil e prática

Qual é o papel de uma consultoria financeira empresarial e sua importância para o negócio?

Antes de entendermos o papel e a importância de uma consultoria financeira empresarial, você entender claramente o que é isso, exatamente?

O que é consultoria financeira empresarial?

Podemos definir o que é consultoria financeira empresarial como a atividade exercida por profissionais externos à empresa com o objetivo de tornar mais eficaz e eficiente o uso do capital, dos ativos e de outros recursos de um negócio. Assim, agregaram mais valor à organização ao proporcionarem maior lucratividade.

Na verdade, qualquer que seja a consultoria, seja na área de gestão, de finanças ou de comunicação, o foco estará sempre na apresentação de propostas de melhorias de processos para a empresa.

Além de auxiliar na resolução de problemas, um consultor é capaz de analisar processos já em andamento e planejar ações que continuem colaborando para o crescimento de um negócio.

O trabalho envolve uma análise criteriosa da empresa e de seu momento, assim como de sua cultura organizacional e particularidades do negócio.

Essa etapa é muito importante porque, sendo um “novato” na empresa, o consultor financeiro precisa entender profundamente como ela funciona na prática para que suas sugestões façam realmente sentido e estejam alinhadas com os objetivos estratégicos do negócio.

Assim como o diagnóstico de problemas ou situações que precisam de uma estratégia mais elaborada para melhorar os resultados da empresa.

Mais especificamente na área financeira, o papel do consultor é:

Levantar as necessidades do cliente e traçar estratégias e ações que possam melhorar o setor financeiro da empresa.

O controle, a organização e a análise das finanças fazem com que as tomadas de decisões sejam muito mais planejadas e, consequentemente, assertivas.

O papel é totalmente estratégico. E, por se tratar de uma visão externa e 100% profissional, sem conflito de interesses, a ideia é que envolva um planejamento financeiro completo. Assim, são indicadas as melhores práticas para o empresário seguir e manter a saúde financeira do negócio.

Saiba mais: Gestão financeira: melhore o controle de gastos empresariais

Você sabe quais são as características mais importantes para ser um bom gestor financeiro? Confira neste infográfico:

tipos de consultoria financeira

Fonte: NFe.io

5 tipos de consultoria financeira empresarial

Poderíamos dizer que existem três tipos de consultorias financeiras:

  • as pessoais e familiares;
  • a empresariais;
  • de investimentos.

Mas, como estamos aqui para te ajudar com questões relacionadas ao seu negócio, vamos listar agora os 5 principais tipos de consultoria financeira empresarial em relação às atividades que podem ser realizadas para as organizações.

1- Planejamento financeiro

O planejamento financeiro começa pelo diagnóstico da situação financeira da empresa.  Assim, tem como objetivo propor ações de melhoria.

Com foco no aumento de lucro e na redução de custos, envolve a administração de todos os recursos financeiros, tais como:

  • as despesas;
  • os centros de custos;
  • a distribuição de lucros.

Definir políticas de capital de giro também é importante neste tipo de consultoria financeira.

De forma resumida, podemos dizer que o planejamento financeiro empresarial trata da otimização do uso do capital disponível ao longo do tempo de forma a pagar custos e despesas e, além disso, contar com valores adicionais para investir no negócio e remunerar os donos da empresa (acionistas, por exemplo).

Veja também: 4 razões que mostram como um bom planejamento financeiro pode ajudar sua empresa a crescer

A gestão de custos é um elemento do planejamento financeiro, se você quer conhecê-la melhor, então, dê uma olhada neste infográfico:

Gestão de custos e formação de preços

2- Controles financeiros

Você pode até achar que tem o controle financeiro da sua empresa. Mas com certeza já se deparou com algum dado que não batia, ou sentiu falta de uma informação que precisa para tomar decisões.

As informações incoerentes são comuns nas empresas que não tem um bom controle financeiro.

E não se tratam apenas de números frios e fora de contexto. Os controles financeiros indicam a possibilidade de lucro ou prejuízo no futuro, se houve movimentações atípicas (eventualmente desvios), se os impostos estão sendo devidamente pagos e se as ações e projetos estão trazendo os resultados financeiros esperados.

Assim, com a estruturação e melhoria nos processos de controle financeiro, contabilizando corretamente as entradas e saídas, você terá mais clareza na leitura dos números, sempre dentro de um contexto mais amplo, visando a tomada de decisões.

Veja mais: Como estruturar o setor financeiro de uma empresa: funções, cargos e estrutura

3- Fluxo de caixa

A consultoria financeira também pode auxiliar na análise do fluxo de caixa, desde questões mais simples, como entradas e saídas, até as mais complexas, como previsões de valores disponíveis no futuro.

Assim, com esse tipo de consultoria, você consegue bater o olho em demonstrativos e compreender se realmente terá como saldar seus compromissos com o mercado.

Outro benefício é entender melhor as despesas que mais afetam o fluxo de caixa.

Leia mais: Como projetar um fluxo de caixa empresarial em 5 passos descomplicados

O ciclo operacional e o ciclo financeiro da empresa também podem afetar o seu fluxo de caixa, por isso, conheça melhor esses conceitos:

ciclo operacional financeiro

4- Precificação

Outro tipo de consultoria financeira é aquele que envolve a precificação.

O consultor, neste caso, pode analisar a viabilidade de novos negócios para a empresa e calcular preços de produtos e serviços mais precisamente.

Esse tipo de consultoria é um dos mais usados na área financeira, porque se trata de uma atividade bastante específica e complexa.

Confira mais detalhes: Como projetar um fluxo de caixa empresarial em 5 passos descomplicados

5- Investimentos

Você saberia dizer quais são as possibilidades de investimento de sua empresa com os recursos disponíveis hoje?

Bem, a consultoria financeira aparece justamente para identificar essas oportunidades e fazer o controle delas para você.

O acompanhamento diário de aplicações financeiras, resgates e investimentos pode melhorar, e muito, sua situação financeira.

Confira em nosso blog: 7 Ferramentas financeiras simples que auxiliam na gestão da empresa

Você já ouviu falar em finanças sustentáveis? Este é um novo tipo de temática financeira empresarial. Saiba mais sobre ela neste vídeo exclusivo da Setting, com Annelise Vendramini:

4 etapas da consultoria financeira empresarial

Em todos os tipos de consultoria financeira empresarial, o que geralmente será semelhante são as 4 etapas para realizar o trabalho:

  1. Diagnóstico: a avaliação de problemas e processos existentes e o diagnóstico da situação financeira da empresa;
  2. Planejamento: a definição do que pode ser feito para melhorar, com foco nos objetivos da empresa e na viabilidade para chegar às ações ideais;
  3. Execução: o auxílio prático para as ações pré-definidas, com toda a administração dos recursos financeiros;
  4. Acompanhamento: com o projeto estratégico em andamento, é possível acompanhar se os resultados estão surtindo os efeitos esperados. Se necessário, ajustes e novas propostas de melhorias podem ser estabelecidos.

Outro ponto importante para o planejamento financeiro são os indicadores, confira alguns dos principais:

Tipos de consultoria financeira

Fonte: NFe.io

Use a tecnologia em seus processos financeiros: Ferramentas de gestão financeira: 5 opções para implementar na sua empresa e otimizar a rotina do setor de finanças

Mas quanto custa uma consultoria financeira empresarial, afinal?

Contratar uma empresa de consultoria financeira empresarial terá um custo para o seu negócio.

Se você quer saber quanto custa uma consultoria financeira empresarial, leve em conta que isso dependerá tanto do porte do seu negócio como da experiência da empresa contratada.

Podemos dizer que uma consultoria financeira empresarial pode cobrar, em média, de 70 a 200 reais por hora de consultoria.

Quanto ao número de horas necessárias para fazer a consultoria financeira de seu negócio, isso pode variar muito, em função de alguns fatores:

  1. Porte da empresa;
  2. Complexidade da operação;
  3. Ramo de atividade;
  4. Grau de organização das informações contábeis e financeiras;
  5. Uso de softwares de gestão financeira;
  6. Nível de conhecimento financeiro dos profissionais da empresa.

Assim, a empresa de consultoria financeira empresarial fará uma análise do seu negócio e determinará quantas horas e de quantos profissionais necessitará para colocar em ordem as finanças de sua empresa.

Assim, o preço pode variar muito.

Este post de nosso blog tem mais informações: O que faz e quanto custa uma consultoria empresarial?

Quando contratar uma consultoria financeira?

Contratar um consultoria financeira empresarial quando a empresas já está com dificuldades financeiras não é a atitude mais produtiva.

O ideal, caso a empresa não tenha foco em gestão financeira, é, assim que ela tiver porte para fazer esse investimento, contratar uma empresa de consultoria financeira empresarial com o objetivo e melhorar processos.

Assim, em vez de apagar incêndios, a consultoria poderá mostrar o melhor caminho para otimizar o uso de seus recursos financeiros, de forma a trazer melhores resultados para o negócio.

E então, o que achou sobre os tipos de consultoria financeira empresarial e qual deles você acredita que resolveria os problemas do seu negócio?

Compartilhe conosco os pontos fortes e fracos do seu negócio e continue nos acompanhando para saber como aumentar seu lucro de forma estratégica, sem prejudicar as finanças da empresa!

Leia mais: 7 conceitos básicos de finanças corporativas que todo empreendedor precisa saber

A Setting é uma empresa de consultoria empresarial com foco em geração de valor e resultados para seu negócio. Por isso, trabalha por meio de uma visão sistêmica, a valorização das pessoas e na gestão baseada em fatos.

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook