Skip to main content

Compartilhe isso!

A instabilidade e a incerteza são companheiras fiéis daqueles que arriscam se aventurar no mundo dos negócios. E, para as startups, períodos de crise vêm carregados de muita intensidade. Por mais que esses investimentos pareçam surgir do nada e arrebatar o mercado, startups não deixam de ser empresas que demandam planejamento, controle e gestão eficaz. Para tanto, por vezes é preciso contratar um serviço de consultoria, capaz de entender e sanar suas necessidades específicas.

A maior dificuldade enfrentada pelos proprietários desses negócios é justamente a compreensão acerca da manutenção de um segmento que ascendeu tão rápido. Algumas vezes, o sucesso do negócio acaba vindo desacompanhado de técnicas e ferramentas de gestão que poderiam auxiliar na estabilização da marca no mercado. Mas a resolução pode ser encontrada através de métodos relativamente simples, como os listados a seguir.

A startup é um organismo

Por sinal, é um organismo relativamente pequeno. Por essa razão, é provável que você acabe tendo que desempenhar funções que não imaginava, da contabilidade ao relacionamento com o cliente. Ao decorrer de seu funcionamento, as coisas vão passar por você e isso requer uma visão mais ampla de todos os mecanismos de gestão. É preciso compreender que esse organismo dependerá diretamente das suas decisões e do seu posicionamento, e que isso acarretará na sobrevivência ou não do seu empreendimento. Embora tenha uma estrutura menor, suas necessidades são semelhantes às das maiores empresas no que diz respeito à administração.

A inovação e o impacto inicial de “se jogar” no mercado com um produto desenvolvido efetivamente para solucionar o problema do cliente são importantes para impulsionar sua startup em direção ao topo. Mas, lembre-se, quando você chegar lá, precisará das ferramentas certas para se manter.

A consultoria faz a diferença

Ainda que o empreendimento iniciado seja algo novo para você, existem profissionais capacitados, experientes e preparados para oferecer conhecimento para sua empresa. A consultoria para startups pode servir como uma espécie de balizador inicial e também como um suporte que garanta a manutenção da conduta da empresa.

O grande número de responsabilidades atribuídas à mesma pessoa pode sobrecarregar e dificultar o estabelecimento de um distanciamento necessário dos problemas para que os mesmos sejam resolvidos. Um profissional externo, com olhar crítico, pode diagnosticar as principais características que impedem o crescimento do seu negócio e aquelas que irão lhe conduzir além.

O desenho da sua empresa é fundamental

Não tenha medo de detalhar tudo o que for necessário para organizar sua empresa como se ela realmente pudesse contar com vários setores distribuídos em algum espaço físico. O planejamento é essencial para se ter a real dimensão do seu negócio, portanto, faça um plano minucioso; divida as células de atuação (marketing; setor jurídico; R.H.; finanças; T.I. etc); e procure usar ferramentas de diagnóstico, como a análise SWOT. Para tanto, a ajuda de um bom consultor pode ser proveitosa para que você compreenda melhor como abordar aqueles setores nos quais você é menos experiente.

As pessoas certas podem ser a chave do sucesso

Você vai precisar recrutar algumas pessoas em quem precisará confiar para que executem o planejamento com você e ajudem a “remar o barco”. Essas pessoas devem ser os maiores talentos que você encontrar — habilidosas, enérgicas, que se identifiquem com o propósito do seu negócio. É importante engajar esse pessoal e mantê-lo com você, tendo em mente que grande parte da sua riqueza estará retida na capacidade dessas pessoas.

Agora que você já conhece alguns métodos e sabe da importância de contar com o apoio da consultoria para startups, vale a pena elencar os pontos cruciais para seu negócio e procurar um consultor que atenda à sua demanda. A Setting Consultoria atua no planejamento e desenvolvimento da gestão em competências diversas, atuando inclusive no segmento das startups.

E você, já planejou como gerir sua empresa ou ainda tem dúvidas sobre como prosseguir em algumas áreas? Deixe sua pergunta ou seu relato no post!

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook