Skip to main content

Compartilhe isso!

Hoje em dia a competição é cada vez mais acirrada no ambiente corporativo.

Com isso, as empresas se veem sob uma constante busca de melhorias e precisam solucionar rapidamente possíveis desvantagens que apareçam.

Assim, frequentemente, os gestores se deparam com a necessidade de implantar mudanças para que a organização consiga resultados mais substanciais ou, simplesmente, se mantenha ativa no mercado.

Diantes dessas situações, a procura por uma ajuda profissional externa através de uma consultoria empresarial se mostra como uma opção segura e eficiente.

Entretanto, é preciso perceber que até mesmo essa alternativa envolve riscos e precisa ser analisada com bastante atenção.

Por isso, antes de tomar essa decisão, é preciso realizar uma avaliação interna de sua empresa e ter em mente que uma consultoria externa tem suas vantagens e desvantagens.

Veja também: Confira 4 tipos de consultoria empresarial e como cada uma pode alavancar o seu negócio

Você realmente precisa da ajuda de uma consultoria?

Antes de conhecer quais as vantagens e desvantagens de uma consultoria externa, é preciso realizar uma outra análise preliminar.

Essa é a primeira questão que você precisa colocar antes de decidir contratar a ajuda externa de uma empresa de consultoria.

É preciso partir de uma profunda análise de seus negócios.

Tente responder perguntas como estas:

  • Qual (ou quais) problema precisa ser resolvido em sua empresa?
  • Sua empresa já possui recursos internos para solucionar o problema?
  • É necessário contar com o auxílio de uma consultoria?
  • E, caso seja, a melhor opção seria contar com consultores internos ou contratar ajuda externa?

Essas perguntas são essenciais antes da tomada de qualquer decisão sobre o assunto.

Isso porque, antes de recorrer a uma consultoria externa, é preciso conseguir reconhecer solidamente a existência de um problema real.

Não adianta apenas dizer que os resultados da empresa não estão atingindo as expectativas.

É importante, pelo menos, conseguir detectar as questões que deseja resolver.

Afinal, para avaliar se o problema realmente precisa ser solucionado com a ajuda externa, é preciso, anteriormente, conseguir identificá-lo.

Além disso, algumas vezes, a empresa pode já possuir recursos ou consultores internos capazes de resolver essas questões.

Se depois da análise do seu negócio você decidir pela contratação de uma consultoria, chegou o momento de conhecer as vantagens e desvantagens de uma consultoria externa antes de contratá-la.

Consultoria externa: vantagens e desvantagens

Decidir contratar uma consultoria externa tem suas vantagens e desvantagens.

Por isso, é muito importante analisar cada um desses extremos ao recorrer a essa opção em sua empresa.

Vantagens de uma consultoria externa

  • Experiência: uma empresa de consultoria é especialista em resolver os problemas de seus clientes. Você contará com profissionais capacitados e com uma experiência diferenciada em cada área de atuação.
  • Objetividade: uma visão externa a seus negócios será mais objetiva e imparcial. Os consultores não serão guiados por influência de ideias internas da empresa e poderão analisar de maneira mais clara os problemas.
  • Tomada de decisão mais racional: por fatores como a experiência e objetividade, os consultores serão capazes de tomar decisões menos emotivas, com mais racionalidade, serão mais certeiros.
  • Acompanhamento na implantação de soluções: normalmente as empresas de consultoria apresentam não apenas a opção de diagnosticar problemas e apontar soluções. Também, realizam acompanhamento da implantação dessas mudanças, o que pode evitar possíveis desvios e erros, garantindo resultados mais sólido.
  • Disponibilidade: uma empresa de consultoria estará focado em um objetivo específico, diferentemente de colaboradores internos, não precisará dividir sua atenção com outras atividades.
  • Maior rapidez: os consultores externos têm o objetivo central de solucionar problemas de seus clientes. A dedicação para essas atividades é maior e todo processo acaba adquirindo maior rapidez para alcançar os resultados esperados.
  • União de know-how: ao optar por uma ajuda externa, sua empresa irá também compartilhar o conhecimento de seus gestores com os consultores contratados – e vice-versa.
  • Conhecimento amplo para comparações: uma empresa de consultoria tem em mãos a experiência, recursos e conhecimentos necessários para realizar comparações entre a situação de sua organização com a de outras. Dessa forma, terá uma visão mais ampla de suas características em relação a possíveis concorrentes, o que auxiliará a encontrar as melhores soluções para seu caso.

Desvantagens de uma consultoria externa

Entretanto, a opção de uma consultoria externa, além de vantagens, possui também desvantagens.

  • Equipe interna desconfortável: a presença de profissionais externos à empresa pode causar uma sensação de desconforto entre seus colaboradores. Ao não fazerem parte da empresa, os consultores podem demonstrar desalinhamento em relação a políticas internas e causar certo incômodo, principalmente em projetos com duração de médio e longo prazo.
  • Sensação de dependência: a empresa pode desenvolver um sentimento de dependência da ajuda externa assim que a consultoria terminar.
  • Desequilíbrio com gestores: da mesma forma que a relação entre gestores e consultores pode ser vantajosa e resultar no compartilhamento de know-how, o contrário também pode ocorrer. Os consultores não detêm a função de substituir lideranças, mas de trabalhar em conjunto com elas. Podem ocorrer conflitos ou desequilíbrio de opiniões e ideias.
  • Expectativas não realistas: ao contratar uma consultoria, é preciso ter o cuidado de não desenvolver expectativas irreais sobre os resultados dessa ajuda externa.
  • Custos mais elevados: recorrer à contratação de um serviço externo à empresa resulta em custos mais elevados, quando comparada à  tentativa de solução de problemas internamente. É importante estudar sua receita para se certificar de que essa opção irá conversar com as limitações de sua empresa.

O que saber antes de contratar uma consultoria

Depois de descobrir que uma consultoria externa tem suas vantagens e desvantagens, é preciso considerar que, antes de contratar esse serviço, você deve se atentar a alguns fatores.

Primeiramente, será uma tarefa muito importante encontrar uma consultoria externa que consiga demonstrar competência para ajudar a solucionar os problemas de sua empresa.

Por isso, é imprescindível realizar uma busca atenta e analisar profundamente as opções.

Procure saber:

  • Qual a experiência da empresa de consultoria, projetos dos quais participou e clientes que atendeu;
  • Se os consultores já estiveram envolvidos em projetos semelhantes;
  • As qualificações dos consultores a serem contratados;
  • Se a empresa oferece projetos personalizados à realidade da empresa contratante;
  • Certifique-se que os consultores oferecem o acompanhamento da implantação das mudanças em sua empresa, não apenas o diagnóstico e apontamento de soluções;
  • Tente mensurar a relação entre custo e benefício do serviço;
  • Considere elementos como o prestígio da consultoria, o tempo e abrangência do projeto;
  • Tente mensurar como a solução dos problemas pode impactar no aumento da produtividade e nos resultados de sua empresa;

Lembre-se: é preciso dedicação de seus gestores para o fornecimento das informações necessárias e para manter contato constante com os consultores.

Além disso, as lideranças precisarão atualizar a organização acerca de progressos dos projetos em curso.

Como você viu, contratar uma consultoria externa tem suas vantagens e desvantagens.

A Setting é uma consultoria empresarial que busca soluções para o seu negócio por meio de uma visão sistêmica, da valorização das pessoas, com foco no cliente e na criação de valor para tingir resultados concertos.

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook