Skip to main content

Compartilhe isso!

Toda empresa, independentemente do porte, passa por problemas em maior ou menor grau. Em muitos casos, é possível resolvê-los com análises e planejamento. Entretanto, existem situações em que parece que nenhuma ação será eficaz e, consequentemente, os impactos aumentarão cada vez mais. Nesses casos, pode ser que a empresa precise contratar serviços de consultoria.

A seguir, falaremos mais a respeito disso e quais são os sinais que indicam que uma ajuda externa é necessária. Confira!

Os serviços de consultoria são necessários quando os processos não estão bem estruturados

Grande parte dos problemas que uma empresa enfrenta se dá pela falta de processos bem definidos e devidamente padronizados. Essa formalização é importante, pois é por meio dela que se identifica as entradas — informações e recursos — e saídas — resultados —, fornecedores e clientes — internos ou externos — de cada atividade.

Nesse sentido, a consultoria pode ajudar a trazer maior clareza a respeito do sequenciamento das tarefas, quais impactos os resultados de uma podem causar na outra, quais recursos são necessários para a realização e como os processos podem ser otimizados, por exemplo.

Os problemas parecem não diminuir, mesmo com diversas ações sendo tomadas

Mesmo que o gestor elabore soluções para acabar com um problema, os impactos negativos parecem não ter fim. Nesse sentido, os serviços de consultoria podem ajudar a identificar as verdadeiras causas de cada falha e quais medidas podem ser tomadas como correção. Isso ajuda a eliminar de vez os problemas e a influência negativa que eles têm sobre resultados.

Os custos estão elevados

Toda empresa precisa arcar com custos para que suas atividades possam ser realizadas normalmente. Porém, quando eles estão além do ideal, as consequências negativas começam a surgir — como prejuízos, por exemplo. Se, mesmo com o faturamento alto, existe a sensação de que o dinheiro não sobra, é sinal de que a sua lucratividade está comprometida e, uma das principais razões para isso, é o alto custo operacional.

O esforço da equipe parece nunca ser suficiente para alcançar os resultados esperados

Se sua equipe está desmotivada e não consegue produzir o quanto deveria, ou se, mesmo apesar do empenho, os resultados ainda estão aquém dos objetivos, é sinal de que pode estar na hora de contratar os serviços de uma consultoria. Sempre que parece haver um problema que não tem solução, ou que é difícil de ser identificado, um “novo olhar”, a visão isenta de um especialista pode ser o que falta para solucioná-lo.

Falta de clareza com relação ao futuro da empresa

Outro sintoma que revela a necessidade de contratar uma consultoria é o fato de os gestores não possuírem uma visão bem clara a respeito do futuro da empresa. Ou seja, dificilmente se consegue fazer um planejamento preciso para médio e longo prazo e estabelecer metas. Ou então, não se consegue estimar como a empresa estará daqui a um tempo e quais são os resultados que se pode esperar.

Dicas para contratar serviços de consultoria de qualidade:

  • Faça o levantamento de tudo que acha que precisa ser resolvido e melhorado na empresa;
  • Tenha ciência de que esses problemas não podem ser solucionados internamente e que a consultoria é uma ajuda que fornecerá soluções definitivas;
  • Pesquise sobre a empresa de consultoria antes de contratar os serviços — principalmente a respeito de sua reputação — e não apenas sobre os valores cobrados;
  • Comprometa-se a fornecer dados reais quando os consultores solicitarem informações;
  • Conscientize a equipe a respeito da importância da colaboração e como o serviço é importante para que a empresa consiga resolver os problemas.

Até pouco tempo atrás, os serviços de consultoria eram vistos como um luxo que apenas grandes empresas podiam contratar. Porém, é preciso ter em mente que essa ajuda pode — e deve — ser considerada nos casos de negócios que buscam se expandir e conquistar mais espaço no mercado, o que também se aplica às pequenas e médias empresas.

O que achou deste artigo? Aproveite para saber também quais são as 5 falhas que indicam a necessidade de contratar serviços de consultoria!

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook