O planejamento estratégico empresarial é uma importante ferramenta para definir os caminhos que a empresa deverá seguir em direção ao sucesso.
Trata-se de um documento que possibilita aos gestores determinarem as metas e objetivos da organização e o que precisa ser feito para alcançá-los, levando em consideração os recursos disponíveis.
Planejar de maneira estratégica é fundamental para negócios de pequeno, médio ou grande porte. Com um planejamento bem estruturado, é possível ser mais mais assertivo nas tomadas de decisão, o que impacta diretamente os resultados da empresa.
O planejamento estratégico é como um mapa que aponta os caminhos a serem percorridos para se chegar a um destino pré-estabelecido.
Porém, não adianta ter o mapa da viagem e não entrar no carro.
Ou seja, a implementação do planejamento estratégico é uma etapa delicada e que precisa ser conduzida com bastante cuidado.
Ok, mas como fazer a implementação do planejamento estratégico na empresa?
Para responder a essa pergunta, elaboramos um passo a passo que pode te ajudar (e muito!) nessa tarefa.
Confira!
Passo a Passo: Implementação do Planejamento Estratégico
Passo 1 – Alocação de recursos
O primeiro passo para a implantação do planejamento estratégico é descobrir quais são os recursos (humanos, financeiros e materiais) disponíveis e alocá-los de maneira eficiente entre os diferentes setores da empresa.
Este é talvez um dos maiores desafios dos gestores, principalmente no que diz respeito à distribuição adequada dos recursos humanos (principais responsável pela execução das tarefas).
A equivocada alocação pode acarretar em atrasos, prejuízos, sobrecarga, retrabalho, desmotivação e insatisfação de funcionários e das equipes.
Alocar os recursos corretamente e de maneira equilibrada mostrará que os gestores conduzem o planejamento estratégico com seriedade e consideração.
Passo 2 – Comunicação
É de fundamental importância que toda a empresa esteja ciente sobre todos os aspectos do planejamento estratégico.
A comunicação interna precisa ser clara para que que as equipes entendam as metas, os objetivos e o papel de cada colaborador na busca por resultados.
O desdobramentos dos objetivos estratégicos em metas táticas por área da empresa e, em seguida, em metas operacionais para equipes e colaboradores precisa ser feita de forma que todos trabalhem juntos em busca do mesmo objetivo, e entendam a importância do papel individual de cada um nessa conquista.
Isso motiva, cria um senso de equipe nos colaboradores e aumenta seu engajamento.
Por isso, o papel da liderança na motivação é fundamental. Procure realizar reuniões periódicas para acompanhar e discutir o andamento da implantação do planejamento estratégico.
A frequência das reuniões depende da rotina da sua empresa, mas é bastante comum realizá-las mensalmente.
Lembre-se de que a comunicação funciona nos dois sentidos. Procure ouvir o que os funcionários têm a dizer sobre o planejamento e os convide a propor ideias para melhorar a implementação.
Passo 3 – Monitoramento
É importante monitorar de maneira contínua o progresso das ações de implantação do planejamento estratégico. Para isso, você pode fazer uso de KPIs, que são os indicadores-chave de desempenho.
Eles servem para medir e monitorar a performance dos diferentes processos de uma empresa. Assim, é possível quantificar os resultados, direcionar os recursos e esforços de maneira inteligente e alcançar os objetivos pretendidos.
Os KPIs orientam os gestores durantes as tomadas de decisão, pois indicam em quais aspectos a empresa empresa está acertando e em quais pontos é preciso fazer determinados ajustes.
Gestão à vista
A gestão à vista tem a ver com a comunicação. Utiliza-se um mural, estrategicamente posicionado, com informações sobre o progresso das equipes em tempo real.
O objetivo é manter todos os colaboradores a par do desempenho da empresa, criando um senso de propósito, fazendo com que todos percebam que suas ações refletem nos resultados obtidos.
Passo 4 – Atualização e ajustes
Todo planejamento está sujeito a alterações. Isso porque fatores internos e externos podem contribuir para que as coisas não saiam de acordo com o planejado, sendo necessário fazer os devidos ajustes e atualizar a rota.
Ajuste o seu plano de ação conforme as condições forem mudando ao longo do ano. Quanto mais atualizado o seu planejamento estiver, mais relevante ele será para o seu negócio.
Passo 5 – Ajudar os funcionários: atue como coaching e exemplo
É comum que os funcionários apresentem certas dificuldades durante a implementação do planejamento estratégico.
Por isso, é importante que o gestor forneça as ferramentas e recursos necessários, certifique-se de que o prazo para cumprimento das demandas é razoável, esclareça dúvidas quanto a execução das tarefas.
Ele pode escolher alguns funcionários-chave e fazer o papel de coach para eles, aprimorando-os cada vez mais. Além disso, sua atuação deve servir de exemplo para todos.
Esses foram os 5 passos de como realizar a implementação do planejamento estratégico na empresa, tão ou até mais importantes que a criação do planejamento em si.
A Setting é uma empresa de consultoria especializada na Gestão para Resultados, baseada em fatos, na valorização das pessoas e na criação de valor, com ética e transparência.
Confira o Case da Vertex Engenharia em que o rápido crescimento da empresa estava sobrecarregando os responsáveis pelas decisões estratégicas. A solução foi a Estruturação de um Planejamento Estratégico e o uso de um painel de indicadores para acompanhamento e controle.
Confira o case completo: Vertex Engenharia