Manter a equipe motivada e engajada nas estratégias da empresa é um desafio encontrado por quem alcança a posição de gestor. Afinal, o sucesso no desempenho de uma equipe tem relação direta com o posicionamento do líder do grupo.
No entanto, existem certas atitudes que as organizações esperam dos seus colaboradores, alinhando, assim, o trabalho com os objetivos e valores da empresa.
A soma de um bom desempenho e produtividade aliado a competências como responsabilidade, comprometimento e determinação levam ao engajamento da equipe em prol de um resultado comum.
Pensando nisso, no post de hoje, levantamos 6 atitudes de etiqueta empresarial que os gestores devem procurar e inspirar em seus liderados. Continue a leitura!
1. Equilíbrio emocional
Sair do eixo emocional, gritar, humilhar e desrespeitar os colegas e superiores é um comportamento antiprofissional. Além disso, atitudes do tipo deixam um clima pesado dentro do ambiente organizacional, levando outras pessoas a terem as mesmas atitudes.
A regra de ouro é manter o respeito interpessoal, tanto em relação aos chefes quanto aos colegas de trabalho. Muitas pessoas levam problemas pessoais para o ambiente organizacional, ou encaram um novo desafio com pessimismo. Tais comportamentos são indicativos de falta de controle emocional e prejudicam o desempenho e produtividade.
2. Cumprimento de prazos
Atire a primeira pedra quem nunca teve — nem que por poucos minutos — aquele momento de procrastinação! O problema é quando procrastinar vira rotina, levando tudo a ficar para mais tarde.
Funcionários com essa atitude não têm foco nas tarefas mais urgentes e, por isso, acabam não se preocupando em planejar suas atividades. Consequentemente, não há cumprimento de prazos.
É fundamental que os colaboradores saibam a importância de priorizar tarefas e a manter o foco. Isso leva ao desenvolvimento profissional e ao alcance de um melhor desempenho nas tarefas do dia a dia.
3. Atenção ao tom de voz
Empresas apostam cada vez mais em ambientes inovadores onde todos possam participar de reuniões e contribuir com a elaboração das estratégias e projetos. Isso significa que as salas individuais são cada vez mais raras e, por isso, manter o equilíbrio no tom de voz é muito importante.
As pessoas devem se preocupar em manter o equilíbrio no ambiente — e isso não vale apenas em relação a comportamento, mas também à forma como se comunicam. Isso não significa que os funcionários não podem conversar, é claro, mas sim que deve haver um tom uniforme, nem tão alto e nem tão baixo.
4. Disposição em ajudar e a trabalhar em equipe
Ser solidário no trabalho gera reconhecimento e oportunidade de desenvolvimento e crescimento. É preciso sair da zona de conforto e passar a exercer a cidadania organizacional! Ao ter atitudes positivas dentro do ambiente de trabalho, toda a equipe se beneficia.
Seja para assumir um projeto que ninguém aceitou ou ajudar um colega a encontrar uma solução para melhorar o desempenho em um assunto que ele não domina, são atitudes que ajudam a alavancar a carreira. Entretanto, esse tipo de postura deve acontecer de forma livre e espontânea, sem esperar nada em troca.
A ajuda pode estar em pequenos gestos diários, como orientar alguém a organizar melhor as pastas ou oferecer ajuda para finalizar tarefas que estão atrasadas e demandam uma maior prioridade.
5. Respeito ao espaço dos colegas
Provavelmente, o tempo que se passa com o pessoal do escritório é maior do que o tempo dedicado a familiares e amigos, não é mesmo? Mas isso não dá o direito de invadir a privacidade dos colegas, gerando situações embaraçosas e que, por vezes, se tornam constrangedoras!
É preciso saber o limite da relação de trabalho e não se tornar uma companhia invasiva. No entanto, é claro, tudo vai depender do tipo de relacionamento que há entre os colegas. Ou seja, quanto maior for o grau de intimidade, maior a abertura para entrar em determinados assuntos.
Colegas de trabalho que invadem a privacidade de outras pessoas passam a ser vistas como inconvenientes, sendo preteridas na hora de receber uma promoção.
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