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Gestão Empresarial

Entenda a importância de definir um planejamento de carreira para os funcionários de sua empresa

By 2 de junho de 2015dezembro 20th, 2019No Comments

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Entenda a importância de definir um planejamento de carreira para os funcionários de sua empresaFoi-se a época em que funcionários buscavam trabalhar apenas para sobreviver e possibilitar sustento para suas famílias. Hoje em dia, a cultura que se construiu é a de pessoas que almejam o crescimento, tanto por salários melhores, quanto pela vontade de assumir tarefas mais complexas e menos operacionais. A melhor forma de motivar um funcionário atualmente é deixar bem claro quais são suas possibilidades de crescimento dentro da empresa. Quais atributos ele deve trabalhar para atingir a posição desejada? Quais cursos ele deve fazer para alcançar uma promoção? Pensando nisso, elaboramos algumas dicas importantes as quais você deve se atentar na hora de criar um planejamento de carreira na sua organização. Vamos lá?

Promova um funcionário ao invés de contratar alguém já experiente

Você pode estar se perguntando “porque eu deveria ‘investir’ em um profissional para torná-lo capaz, quando posso buscar outro que já possui os conhecimentos que eu necessito?” A resposta é bem simples e inclui alguns benefícios implícitos. Buscar funcionários fora de sua organização gera custos na hora de fazer a seleção com dinâmicas, entrevistas, entre outros. Além disso, o funcionário a ser promovido na sua organização já está habituado com a cultura organizacional da empresa, e provavelmente não trará nenhuma surpresa quanto ao seu perfil, que já é conhecido. Além disso, dar oportunidade de crescimento para seus funcionários garante que eles se mantenham motivados a dar o máximo de si, pois todos irão buscar o crescimento profissional e, claro, melhores salários.

Um planejamento de carreira garante transparência e justiça

Ao definir um planejamento de carreira e as hierarquias e características necessárias para cada cargo, torna-se muito mais simples justificar a promoção de X e não de Y, sem gerar a falsa impressão de favoritismo, garantindo que apenas aqueles que de fato atendem as necessidades dos cargos irão ocupá-lo.

Direcione seus funcionários

Muitas vezes, quando um funcionário é promovido em sua equipe e muitos não entendem o porquê, isso gera um sentimento de insatisfação no grupo como um todo, afinal, não se sabe porque um foi favorecido em detrimento dos outros. Entretanto, quando você determina as exigências de promoção em cada cargo, os funcionários têm a oportunidade de se aperfeiçoarem e se desenvolverem até atingir o que é necessário para tal. Se o colaborador sabe que para o cargo X é preciso falar inglês e possuir graduação em finanças, caso ele se interesse, irá buscar tais atributos para poder concorrer àquela vaga, sabendo exatamente o que deve fazer para chegar lá.

Torne “palpável” os meios de medir desempenho

Se todos os papeis da organização estiverem bem determinados, tanto em relação a suas exigências quanto as atribuições, medir o desempenho dos funcionários se torna algo mais simples e justo, sem que a medida se torne empírica e pessoal.

O único possível problema de determinar um planejamento de carreira para sua organização é que você, de fato, terá que cumprí-lo uma vez que ele existe. Mas para aqueles que sabem o que estão fazendo, isso nem de longe é um problema, e sim uma solução.

E você, já elaborou o planejamento de carreira para os funcionários de sua organização? Como faz para que bons colaboradores ascendam dentro de sua empresa? Comente abaixo nos contando suas experiências e participe dessa conversa!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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