Atuamos em um país dotado de diversidade cultural e grande variedade de hábitos regionais. Nesse cenário, é importante entender e saber como aplicar as melhores estratégias para mercados regionais e aumentar a performance empresarial de acordo com cada realidade.
A importância dos mercados regionais
Embora muitas empresas não levem isso a sério, os mercados regionais têm muita influência no alcance do sucesso empresarial. Isso ocorre quando as peculiaridades de cada local são levadas em conta para fortalecer as estratégias de comunicação e de marketing, por exemplo.
Entre as principais contribuições da adoção de estratégias para mercados regionais, está a atuação conjunta com as demandas daquele local e região. Conhecer o consumidor é um dos principais e melhores trunfos para se diferenciar e ganhar mercado.
Por isso, é tão importante (tanto para empresas locais quanto para as globais) apostar em pesquisas de mercado, na identificação dos padrões de consumo dos mercados regionais e nos pontos que os diferenciam dos demais.
Entre alguns dos benefícios gerados por essa prática, são apontados:
- mesma origem do cliente;
- maior predisposição para ser aceita;
- geração de empregos.
Principais estratégias
Como mencionado, existem algumas estratégias capazes de aumentar a performance em mercados regionais. Vamos conhecer algumas delas?
1. Planejar a inserção no mercado
É comum que, frente a uma boa oportunidade, as empresas negligenciem o planejamento de inserção no mercado e passem diretamente a atuar em uma determinada região.
Sempre que houver o objetivo de aumentar a performance por meio da expansão de mercado, é preciso adotar um planejamento estratégico como uma das formas de diagnosticar o mercado regional e conhecer a viabilidade do negócio.
O seu foco deve ser com base em cada uma das filiais ou unidades empresariais para que represente com fidelidade a realidade da região.
2. Pesquisar a região
Conhecer a região é a melhor estratégia para se inserir nela e conquistar a confiança dos consumidores locais, além de esclarecer quais são as condições reais de concorrer com as empresas já estabelecidas ali.
É com base nas informações coletadas que a empresa terá os melhores insights sobre os principais gargalos, expandirá o seu conhecimento e terá dados relevantes para aprimorar a sua tomada de decisão.
3. Entender o perfil regional
Seja por meio de uma pesquisa estruturada ou mesmo utilizando algum representante da empresa para conversar com o público da região, é importante buscar informações sobre seus:
- hábitos;
- perfis;
- anseios;
- mercados;
- cultura;
- peculiaridades.
No entanto, é preciso ter atenção para não estereotipar esse consumidor. O objetivo, pelo contrário, é compreendê-lo.
4. Diferenciar a entrega
Se a empresa reconhece a existência de um perfil consumidor diferente, é necessário personalizar a entrega para esse público.
Com isso, a empresa aumenta as suas chances de ser aceita e de alcançar resultados, oferecendo algo que realmente proporcione valor e provoque o encantamento do cliente.
Um exemplo disso é o patrocínio de festas locais ou mesmo de produtos exclusivos para aquela região e cultura. É fundamental participar da cultura local.
5. Investir em pontos de venda
Apostar na atuação por região é uma das melhores estratégias para gerar resultados, afinal, é comum que regiões bem próximas desenvolvam perfis consumidores e hábitos de consumo bastante diferentes.
Por isso, investir em pontos de venda é a chave para atender cada região com aquilo que ela mais valoriza.
Uma estratégia relevante para os pontos de venda é explorar a essência do mercado regional captada diretamente do consumidor, transmitindo-a através de publicidade, eventos e, até mesmo, do ponto de venda.
Gostou de saber mais sobre estratégias para mercados regionais? Fique um pouco mais conosco e descubra como promover o crescimento escalável da empresa!