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Quando o colaborador está insatisfeito com o seu trabalho e com o ambiente, motivos de desligamento da empresa não falra, e a probabilidade de ele buscar outras oportunidades são muito grandes.

Quando isso acontece logo nos primeiros meses, esse desligamento prematuro na empresa também impacta nas finanças do negócio.

Algumas consequências disso são o aumento dos custos de recrutamento e treinamento de novos funcionários, altos índices de rotatividade e, no caso da iniciativa de desligamento ser da empresa, acarreta gastos como o pagamento da rescisão contratual, em que incidem os pagamentos de direitos trabalhistas.

Para você entender melhor o que pode levar a esses desligamentos na empresa, separamos alguns motivos de desligamento de empresa mais comuns por parte dos funcionários. Confira!

Motivos de desligamento da empresa prematuro

1- Falta de reconhecimento

Os funcionários esperam ser lembrados e desejam que o trabalho que eles fazem seja valioso para a empresa. Se essas pessoas forem ignoradas por muito tempo, com certeza buscarão esse reconhecimento em outro lugar.

Esse tipo de atitude é muito comum na nova geração de trabalhadores, a chamada geração Y, que busca um propósito para suas vidas pessoais e profissionais. As empresas devem se atentar para essas necessidades subjetivas se quiserem reter talentos e extrair deles o máximo que podem.

2- Falta de remuneração adequada

Essa é uma grave questão  – e um dos motivos de desligamento da empresa mais comuns -, que deve ser abordada mesmo que a empresa acredite que está sendo justa. Não é nenhum segredo que as empresas que investem mais em seus funcionários são mais bem-sucedidas.

Com um pacote de benefícios adequado para a realidade do mercado e da empresa, você pode se tornar uma empresa almejada pelos melhores talentos, aumentar a performance dos seus colaboradores e, consequentemente, ter mais lucros para reinvestir, além de baixar a rotatividade de pessoal que, como vimos, gera custos.

3- Sobrecarga de trabalho

Para compensar a equipe enxuta, muitas empresas sobrecarregam seus colaboradores. A princípio, essa estratégia pode até dar certo, mas, a longo prazo, vai provocar um alto índice de rotatividade e baixa produtividade, já que as pessoas começam a se cansar da carga intensa de trabalho imposta a eles.

É uma consequência física, e mesmo as pessoas mais comprometidas têm dificuldade de acompanhar muitas horas extras, por exemplo.

4- Pouco apoio da liderança

Líderes que não estão dispostos a apoiar seus liderados vão encontrar dificuldade em manter uma equipe e dar motivos de desligamento de empresa. Um gestor respeitado precisa saber lidar com pessoas, mediar conflitos, ter empatia e lidar com as questões individuais de seus subordinados.

Estas habilidades subjetivas, que não são ensinadas na faculdade, são as características mais valorizadas pelas empresas atualmente. Um bom líder hoje passa por cima de seus próprios objetivos profissionais em prol do desenvolvimento da sua equipe.

Dicas para evitar desligamentos na empresa

1- Crie um ambiente de trabalho agradável

Lembre-se: um bom clima organizacional não é responsabilidade somente da empresa, mas de todos que fazem parte dela. Leve essa responsabilidade com sabedoria para a sua equipe.

2- Dê feedbacks ao seu time

É importante estar disposto a ouvir as considerações das pessoas, seja a respeito de novas ideias ou preocupações sobre o trabalho, seja para incentivá-las a serem a cada dia melhor.

Além disso, dar feedback aos colaboradores é fundamental, pois gera confiança nas pessoas e elas têm a oportunidade de saber o que podem melhorar profissionalmente, e se estão atendendo às expectativas da empresa.

3- Reavalie a cultura organizacional

A velha máxima “para alcançar resultados diferentes você precisa ter atitudes diferentes” é verdade! Se você diagnosticar que precisa mudar a cultura da sua empresa para se tornar mais competitivo, não tenha medo de buscar ajuda e começar. Mudanças são necessárias para seu negócio sobreviver em mercados cada vez mais exigentes e competitivos.

4- Dê oportunidades de crescimento

Promoção no trabalho é uma excelente forma de motivar, reter os melhores talentos e evitar desligamentos na empresa, além de maximizar os resultados do negócio.

Quando as pessoas enxergam que têm oportunidades de crescimento dentro da empresa para as quais trabalham, elas são mais comprometidas com as suas tarefas, se dedicam mais e, consequentemente, não buscam oportunidades fora.

Se você gostou das dicas do post sobre os motivos de desligamento da empresa, assine nossa newsletter para saber mais sobre gestão empresarial e planejamento estratégico!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.