Sem qualquer dúvida, um time de sucesso contribui para o crescimento e diferenciação de uma empresa no mercado. Isso porque eles são mais focados nos resultados, determinados e comprometidos com suas tarefas.
Para criar uma equipe de alto desempenho é importante investir em múltiplas ferramentas, desde a seleção de pessoas talentosas até a melhoria da comunicação interna. Tudo deve funcionar perfeitamente para otimizar a gestão de pessoas.
Pensando nisso, criamos um post para você. Descubra como estruturar um time de sucesso para a empresa e obter ótimos resultados com isso. Boa leitura!
5 passos para criar um time de sucesso em sua empresa
1- Contrate apenas os melhores
O primeiro passo deve ser dado ainda na seleção, pois você deve arquitetar um processo onde apenas os mais talentosos sejam selecionados. Com profissionais realmente talentosos, a empresa eleva seus padrões de desempenho interno.
Contudo, para que você tenha sucesso na seleção, é importante construir uma marca empregadora capaz de atrair constantemente os melhores profissionais.
Para isso, você deve ter um relacionamento mais próximo do mercado de trabalho — use a internet para falar sobre a sua cultura organizacional, como investe em inovação, como desenvolve os líderes e demais colaboradores.
2- Defina bem a função de cada profissional
Em um time de sucesso, todos devem saber exatamente quais são as suas funções dentro da empresa. Caso isso não aconteça, é provável que as pessoas sintam-se desnorteadas e fazendo mais do que realmente deveriam fazer.
Então, é importante fazer a descrição de cada cargo, definindo as atividades-chave que devem ser executadas e que tipo de resultados são esperados.
Essa descrição deve ser apresentada a cada profissional ainda no processo de integração de novos funcionários. Caso ele já esteja dentro da sua empresa, então faça uma reunião e apresente com clareza suas atividades e esteja pronto para suprir suas dúvidas.
3- Aprimore o diálogo interno
A falta de diálogo é um dos maiores problemas de uma equipe. Segundo Peter Drucker, mais de 60% dos problemas e conflitos de uma empresa só existem por falta de comunicação. Então, não deixe de lado a comunicação interna.
Para isso, é importante contar com o apoio de toda a liderança. Faça com que os próprios líderes comprem a ideia e se comuniquem com eficiência com seus subordinados. Também incentive a comunicação horizontal, entre os colegas de trabalho. Uma forma interessante de fazer isso é através de aplicativos.
4- Incentive a liderança pelo exemplo
Os líderes possuem um grande papel no desenvolvimento de times de sucesso. O mais interessante é que as qualidades e defeitos de um líder podem ser vistos em sua própria equipe. Assim, quanto melhor o líder, melhor a equipe.
A liderança pelo exemplo transmite mais confiança e as pessoas gostam de seguir a quem confiam. Além disso, ajuda a atrair e reter profissionais talentosos em um time de sucesso.
Para isso, é importante que o líder também coloque a “mão na massa”, tenha uma comunicação eficiente com seus funcionários (e isso inclui saber ouvir), assuma responsabilidades e respeite os seus superiores.
5- Recompense pelos resultados alcançados
As equipes gostam de ser recompensadas pelo trabalho bem-sucedido, mesmo que não seja financeiramente. Isso cria um sentido de meritocracia (fazer por merecer), a melhor estratégia para quem almeja funcionários engajados.
Para definir uma boa recompensa é importante que ela seja compatível com a complexidade da tarefa, seja almejada pelas equipes e financeiramente viável para a empresa.
Agora que está por dentro do assunto e sabe como estruturar times de sucesso, aproveite para continuar aprendendo. Conecte-se conosco pelas redes sociais (Facebook, Twitter , LinkedIn, Google+).