PROCESSOS
Definição
No ambiente organizacional é habitual referir-se a processos como processos de negócio, que é o conjunto de atividades inter-relacionadas que transforma insumos (entradas) em produtos ou serviços (saídas), para atender especificamente a um cliente, interno ou externo.
Setting explica
Para melhor compreensão da função específica dos processos é usual classificá-los em três categorias:
- Processos principais de negócio;
- Processos de apoio;
- Processos gerenciais ou de gestão.
Processos principais de negócio são aqueles que, com suas operações, agregam valor diretamente para os clientes finais. Estão envolvidos na geração do produto e na sua venda e transferência para o cliente, bem como na assistência após a venda e disposição final. Os processos principais do negócio são também conhecidos como processos-fim, processos primários ou processos finalísticos.
Processos de apoio são aqueles que, com suas operações, sustentam os processos principais do negócio e a si mesmos, fornecendo bens e serviços. Como exemplos deste tipo de processo podemos citar o RH, o Marketing, a Administração Financeira e a Tecnologia da Informação.
Processos gerenciais ou de gestão são muitas vezes classificados como processos de apoio. Entretanto preferimos identificar nesta classe os processos de natureza não operacional, como por exemplo a Governança Corporativa, o Planejamento Estratégico e a Gestão do Desempenho propriamente dita.