Os critérios ESG devem ser incorporados na estratégia de negócios e nas políticas da organização, promovendo sua renovação e ampliação de escopo de modo inovador, abordando temas e critérios pertinentes dos eixos ambiental, social e de governança.
Determinar os processos com impacto nos eixos ESG e suas interações é essencial para alcançar resultados que levem em consideração as necessidades e expectativas das partes interessadas de forma sistemática.
O envolvimento das partes interessadas é a chave para integrar o ESG na estratégia, nas operações e no gerenciamento de desempenho de uma organização, bem como apoio à identificação dos riscos ESG e o desenvolvimento de estratégias que garantam a criação de valor compartilhado e lucratividade sustentáveis no longo prazo.
Para alcançar os objetivos traçados em sua estratégia e políticas ESG, a organização deve determinar e gerenciar os recursos necessários, tais como recursos financeiros; pessoas; conhecimento organizacional; tecnologia e outros, considerando os riscos e as oportunidades associados.
Além da implementação de estratégias e políticas, a organização que deseja evoluir na Jornada ESG deve também promover uma mudança de cultura por meio do estímulo a adoção de comportamentos e atitudes alinhados a esse processo, tais como ética, respeito às diferenças, diversidade, igualdade de gênero, inclusão, respeito ao meio ambiente, entre outros.
Por fim, a organização deve atentar para a importância de exercer um papel de liderança em sua cadeia de valor, procurando estimular e induzir organizações parceiras, fornecedoras, concorrentes e clientes, a se engajarem e adotarem boas práticas ESG.
A implementação das práticas ESG não é um destino, mas sim uma jornada, tarefa permanente e disciplinada da liderança. Apoiamos a organização no desenvolvimento das iniciativas planejadas por meio da Implementação Assistida, conforme cronograma definido no planejamento ou ainda por meio da implementação do Comitê ESG da organização.