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Você já parou para pensar em como anda a saúde mental dos colaboradores da sua empresa? Apesar de muitos ignorarem esse tema, isso pode ser algo preocupante, ainda mais em momento de crise como este que passamos.

Você sabia que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que mais tem pessoas com ansiedade? Pois é, são mais de 18 milhões de brasileiros, ou 9,3% da população, afligidos por essa enfermidade.

Além disso, cerca de 86% dos brasileiros possuem algum tipo de transtorno mental. A porcentagem de pessoas com níveis extremamente severos de estresse, ansiedade e depressão é de 37%, 63% e 59%, respectivamente.

Dessa forma, as doenças que afetam a saúde mental estão entra as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil. Aproximadamente 20% dos trabalhadores ativos alegam trabalhar sob forte pressão psicológica. Isso coloca em risco a integridade física e emocional desses colaboradores, o que pode resultar em quedas de produtividade, aumento do absenteísmo e elevação da rotatividade.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com 7 dicas essenciais de como manter a boa saúde mental dos colaboradores.

Por isso, continue a leitura e saiba o que você pode fazer para que seus funcionários não se sintam esgotados emocionalmente e possam contribuir melhor para os resultados da sua empresa.

Leia também: O que é planejamento estratégico de gestão de pessoas e os 6 passos para implantar em sua empresa

Antes de conferir nossas dicas de saúde mental no trabalho, dê uma olhada neste vídeo da Solides com interessantes informações sobre esse tema:

7 dicas de como manter a boa saúde mental dos colaboradores

1 – Desenvolva um clima organizacional harmonioso

Um clima organizacional hostil e pesado pode ser extremamente prejudicial para a saúde mental dos colaboradores.

Ofereça um ambiente com boas condições de trabalho. Um espaço limpo, organizado, bem arejado e com um bom layout já contribui bastante para o clima organizacional.

O bom relacionamento entre funcionários e departamentos também é uma forma de trazer maior leveza para o clima de trabalho e torná-lo mais harmonioso.

Veja mais: É possível controlar o clima organizacional e a motivação em tempos de crise?

2 – Evite sobrecarregar os colaboradores

Você já ouviu falar em Síndrome de Burnout? Basicamente, ela acontece quando a pessoa atinge um nível extremo de exaustão mental, muito atribuído à sobrecarga de trabalho e ao estresse.

Um levantamento feito pela empresa de recrutamento Talenses em 2019 mostrou que 44% dos respondentes dizem ter sofrido Burnout.

Tendo isso em vista, para zelar pela saúde mental dos seus colaboradores, evite sobrecarregá-los com muitas demandas. Respeite o limite de seus profissionais.

3 – Estabeleça metas alcançáveis

Na hora de estabelecer as metas para os seus colaboradores, seja razoável.

Definir metas praticamente impossíveis de serem alcançadas fará com que seu time se sinta desmotivado e triste por não ter tido êxito na busca por esses resultados tão distantes.

Isso, além de fazer mal para a saúde mental dos funcionários, é uma prática bastante contraproducente.

Leia mais: Planejamento estratégico: metas e objetivos. Como definir e atingir?

4 – Reconheça os esforços dos colaboradores

Faz bem para o moral dos colaboradores terem seus esforços devidamente reconhecidos.

Quando o líder faz algum elogio ou premia quem apresentou bom desempenho, isso acaba sendo uma injeção de ânimo para que o funcionário continue dando o seu melhor.

Ele passa a se sentir mais feliz no ambiente de trabalho, o que é ótimo para a sua saúde mental.

Nesse sentido, o uso da meritocracia no trabalho pode trazer grandes resultados.

Confira em nosso blog: Tudo sobre meritocracia nas empresas e 6 dicas para implantar

5 – Viabilize o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Uma das principais causas de estresse e depressão ocorre quando o trabalho toma muito tempo do colaborador, sobrando pouquíssimo tempo para que ele se dedique a questões pessoais.

Uma jornada de trabalho muito extensa e rígida não faz bem para a saúde mental de ninguém.

Por isso, busque flexibilizar a carga horária, estabeleça um dia da semana para home office, por exemplo, e adote o banco de horas.

Essas e outras medidas ajudam a viabilizar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional do colaborador. Dessa forma ele pode equilibrar trabalho e lazer, o que contribui decisivamente para o alívio do estresse.

Veja também: Como tornar sua equipe incrivelmente produtiva no ambiente empresarial

6 – Crie um espaço para meditação e lazer

Muitas empresas estão investindo em espaços de meditação e lazer para seus funcionários.

Essa é uma forma de possibilitar o alívio de estresse e também melhorar o clima organizacional.

Conhecidas como “salas de descompressão”, esses ambiente costumam ter sofás confortáveis e até redes e puffs. Há empresa também que incluem mesas de pebolim e pingue-pongue.

7 – Faça convênios com clínicas especializadas

Outra medida que você pode adotar em prol da saúde mental dos colaboradores é fazer convênios com clínicas especializadas. A ajuda de um profissional de psicologia é crucial para que os funcionários consigam manter a cabeça no lugar. Esse tipo de investimento trará retornos em produtividade e retenção.

Essas foram as nossas 7 dicas de como manter a boa saúde mental dos colaboradores da sua empresa. Coloque essas recomendações em prática e tenha profissionais mais satisfeitos, motivados e produtivos.

Saiba mais: Como ser feliz no trabalho: 6 atitudes de pessoas realizadas profissionalmente

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Veja também AQUI algumas medidas imediatas para tomar em relação ao coronavírus.

Flavia Secaf

Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.