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Para sobreviver na competitividade do mercado atual, é essencial que as empresas invistam em comunicação corporativa.

Mas você sabe do que se trata esse conceito?

Com o objetivo de gerar informação, reconhecimento, reputação, confiança e até mesmo identificação, a comunicação corporativa explicita o que a empresa defende, o que ela representa e reforça sua imagem tanto para o público externo quanto para o interno.

Justamente por ser tão relevante, explicaremos a seguir o que é esse conceito e como você pode aplicá-lo da melhor maneira dentro do seu negócio!

O que é comunicação corporativa?

Comunicação corporativa é o conjunto de atividades ligadas ao gerenciamento, planejamento e administração das estratégias de comunicação, relacionamento e marketing da empresa com os públicos interessados e relevantes para a organização, seja internamente ou externamente.

Isso é feito por meio de diversas estratégias de comunicação e, por isso, a equipe deve ser formada por profissionais da área — relações públicas, jornalismo, publicidade e propaganda e marketing.

E, como já dissemos, a comunicação corporativa tem como objetivo manter e melhorar a imagem e a reputação da empresa. Para isso, é necessário fazer uma análise aprofundada do mercado e do ambiente da empresa e dos públicos-alvo.

Algumas estratégias comuns da comunicação corporativa são o envio de releases para a imprensa, o investimento em marketing digital, o atendimento ao cliente, a apresentação de relatórios internos, o uso de e-mails informativos internos, dentre outras.

A comunicação corporativa pode ser dividida em duas frentes. Confira suas características e diferenças:

Comunicação externa

Como o nome já indica, a comunicação externa é direcionada para os públicos externos da empresa.

Isso inclui os clientes, a imprensa, as comunidades do entorno da empresa, pessoas interessadas em trabalhar na organização, organizações do setor, governo etc.

Na comunicação externa, o principal objetivo é criar uma reputação positiva para a marca, mostrar sua identidade e torná-la reconhecida, além de mostrar o que é feito na empresa para a sociedade.

Algumas ações comuns da comunicação externa são:

  • Campanhas publicitárias;
  • Anúncios em canais de comunicação — jornais, revistas, rádio e TV;
  • Ações de marketing e vendas;
  • Investimento em marketing digital;
  • Realização de eventos;
  • Gerenciamento de crise, dentre outros.

Comunicação interna

A comunicação interna é voltada para os funcionários da empresa. O principal objetivo é informar o público interno sobre o que está acontecendo na organização, fortalecer a cultura organizacional e melhorar o relacionamento entre os setores da empresa.

Para que ela seja feita de forma eficiente, é necessário pensar na melhor forma de transmitir essas informações de forma planejada e estruturada, com canais estabelecidos e periodicidade.

É muito importante pensar nos funcionários, independentemente de seu cargo ou nível hierárquico, como clientes internos e clientes em potencial. Lembre-se que eles têm acesso aos “bastidores” e podem se tornar verdadeiros embaixadores da marca.

6 dicas para melhorar a comunicação da empresa

1. Planeje suas ações com objetivos claros

A comunicação corporativa não é um fim em si mesma: ela deve estar alinhada com as expectativas dos stakeholders e integrada às metas de vendas da empresa. Lembre-se sempre de planejar as ações de acordo com os objetivos definidos para o negócio como um todo.

2. Priorize a comunicação interna

De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Deloitte, entre 78% e 80% dos colaboradores se dizem mal informados sobre as atividades da empresa. Essa reclamação é inclusive mais comum do que a insatisfação com salários — e isso diz muita coisa.

Por isso, é urgente que as empresas passem a pensar não só na comunicação externa, mas também na interna. A comunicação interna deve ser de via dupla: os funcionários, também ter abertura para falar.

Lembre-se: não adianta ter um discurso para os consumidores e outro para os funcionários. Mantenha a mesma linha de comunicação internamente e externamente, demonstrando os valores da marca e o que ela defende.

Você pode oferecer uma nova experiência de comunicação interna com chatbots: eles surgem como uma forma de automatizar processos dentro da sua empresa e auxiliar o funcionário em suas dúvidas.

3. Defina as plataformas de comunicação interna

Para a comunicação interna funcionar, será necessário estruturar todo um planejamento e uma das partes mais importantes vai ser definir e comunicar aos colaboradores os canais nos quais as informações serão divulgadas.

Atualmente, existem várias opções de ferramentas para comunicação interna disponíveis, como intranet, e-mail, TVs e jornal mural. Elas ajudam a comunicar informações para todos os funcionários da melhor forma, promovendo a integração das áreas com o que tem sido feito na empresa.

4. Melhore o atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é parte da comunicação externa. O que muitas empresas encaram apenas como uma obrigação pode ser, na verdade, uma incrível oportunidade de gerar novos negócios e fidelizar clientes.

Porém, é necessário repensar a forma como se faz o atendimento ao cliente e melhorá-lo. Os chatbots surgem como uma ótima solução ao tornarem o atendimento mais rápido e melhorar a experiência do usuário, atendendo a diversas demandas.

Conheça um pouco mais sobre os chatbots para atendimento no vídeo abaixo:

5. Conheça bem seu público-alvo

Para uma comunicação externa eficiente, é preciso conhecer e entender os públicos-alvo.

Saiba quem são os públicos e descubra seus hábitos, necessidades, o que influencia na hora da compra, quais canais ele usa. Isso direciona as ações de comunicação, o investimento em ferramentas, a linguagem que deve ser usada, os posicionamentos a serem tomadas etc.

6. Invista em marketing digital

Com o marketing digital, você pode ter contato direto com os seus clientes, os anúncios são mais baratos do que em mídias tradicionais, a comunicação é mais acertada e segmentada e ainda é possível medir o desempenho e os resultados das ações.

Ainda nesse tópico, outra possibilidade interessante é a automação de marketing digital. Com ela, você torna a gestão da comunicação mais ágil, diminui o custo de aquisição de clientes, otimiza o atendimento e ainda aproveita melhor seu time de vendas.

Este texto foi escrito pela Take, uma empresa que nasceu para facilitar e modernizar a comunicação entre empresas e pessoas.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.