ARMCO
Perfil
Atuando no mercado brasileiro desde 1914, a ARMCO é uma empresa especializada na manufatura do aço, adquirindo a matéria-prima de grandes usinas e beneficiando-a para a comercialização com as indústrias, tendo no segmento automobilístico os seus maiores clientes.
Desafio
Para melhorar as práticas de gestão decidiu investir em um sistema de Balanced Scorecard (BSC), um conjunto de ferramentas que visa medir o desempenho não apenas da área financeira, mas de forma abrangente, também das demais áreas de negócios e processos da cadeia de valor. Em 2004, a ARMCO optou por desenvolver uma solução “caseira”. No entanto, o sistema, que se apoiava em planilhas Excel para o acompanhamento dos indicadores (KPI), apresentava desafios na atualização de dados e a empresa compreendeu que contratar um parceiro especializado na implementação de metodologias de BSC / BI poderia a solução mais adequada. O objetivo seria automatizar o acompanhamento dos indicadores, até então um processo manual, e criar um portal a partir do qual estes resultados seriam analisados, com o suporte de uma solução de BI.
Solução
A Setting Consultoria, especialista nas práticas de gestão com metodologia BSC, foi contratada para planejar a solução desejada para o projeto, que contou também com os serviços da K2M Soluções, parceiro Gold da Microsoft nas competências IW, ISV e BI.
À Setting Consultoria coube a gestão do projeto como um todo, modelagem dos dados a serem incorporados aos Cubos OLAP e treinamentos do pessoal da ARMCO. À K2M Soluções coube o planejamento e desenvolvimento da infraestrutura de TI, da implementação da solução de Portal com o Sharepoint, do Data Warehouse e dos cubos OLAP.
O projeto foi dividido em cinco etapas: (1) visão, (2) planejamento, (3) desenvolvimento, (4) estabilização e (5) colocação em uso. O projeto envolveu a construção de um Portal com o SharePoint Services, para publicar indicadores estratégicos e operacionais tais como volume de vendas, despesas com marketing e outros.
Os dados obtidos a partir dos sistemas legados (Datasul) passaram a alimentar os Cubos OLAP e expor os resultados em painéis de indicadores na intranet. Com o uso do Microsoft Visio foi possível construir novos mapas estratégicos, que podem ser atualizados pelos usuários.
Como última etapa do projeto, a Setting capacitou a equipe de Planejamento e Controle para uso do sistema e a K2M treinou os profissionais da área de TI da ARMCO para dar suporte ao Data Warehouse. A solução envolveu ainda a transferência de tecnologia para a ARMCO nas áreas de BI e de gestão de Portal, capacitando-os para a implementação das extensões necessárias à manutenção do ciclo de vida da solução.
A integração entre essas ferramentas com o banco de dados possibilitou automatizar a criação e o gerenciamento de Scorecards interativos e aumentar a agilidade do negócio, garantindo ainda a segurança da informação.
Processos gerenciais desenvolvidos:
– Implementação das estratégias
– Identificação das informações
– Desenvolvimento dos sistemas de informação e comunicação
– Segurança da informação
– Prontidão para resposta
– Análise do desempenho
Benefícios do Projeto
A implantação de um portal de BSC, apoiado em uma solução de BI, garantiu o alinhamento da gestão com a estratégia, permitindo o relato e a gestão do desempenho dos indicadores que implementam a estratégia e seus desdobramentos operacionais.
Segundo Rudinei Gimenez, gerente de Planejamento à época e líder do projeto pela ARMCO, a solução implementada foi plenamente satisfatória e possibilitou automatizar a criação e o gerenciamento de Scorecards interativos, aumentar a visibilidade, em tempo real, das tendências do negócio, e melhorar a agilidade e a assertividade do processo decisório.
Mais cases:
A Setting une conhecimento e competência
para otimizar o seu negócio