Ter um negócio próprio não é tarefa fácil. Quem decide empreender logo se depara com obrigações e obstáculos, sobretudo nos primeiros anos da empresa, quando toda a estrutura depende — e muito — do próprio empreendedor.
Em momentos de dificuldades e incertezas, o empresário deve buscar exemplos de estratégias de sucesso para que o crescimento do seu negócio ocorra com rapidez e eficiência. Por isso, é importante conhecer e aprender com quem já trilhou o caminho do empreendedorismo e triunfou nessa empreitada!
Pensando nisso, elaboramos uma lista de 4 empreendedores de sucesso no Brasil.
1. Carlos “Wizard” Martins
Certamente, você já ouviu falar na escola de idiomas Wizard, não é mesmo?
A rede possui metodologia própria para ensinar oito idiomas diferentes, além de estar presente no Brasil e em outros países (como Estados Unidos, Japão, Paraguai e Costa Rica).
A ideia surgiu após Carlos passar uma temporada nos Estados Unidos, onde morou e aprendeu inglês. Na volta ao Brasil, ele começou a dar aulas em casa para complementar a renda. A metodologia criada por ele fez tanto sucesso, que logo surgiu a oportunidade de abrir sua primeira escola. Não demorou muito para que as franquias se consolidassem e Carlos Martins fosse considerado um empresário de sucesso.
Para os empreendedores iniciantes, a trajetória da Wizard ensina a importância de se valorizar as competências já adquiridas e investir onde já se tenha o know-how. Com certeza, o conhecimento prévio contribuirá nas decisões operacionais e estratégicas do negócio.
2. Alexandre Costa
Muitas vezes, as oportunidades estão mais próximas do que se imagina. Foi o que aconteceu com Alexandre Costa, fundador da marca de chocolates 100% nacional, Cacau Show.
Os pais de Alexandre já comercializavam chocolates, mas o jovem empreendedor (na época com apenas 17 anos de idade) percebeu que poderia explorar o nicho do produto fabricado artesanalmente. No início, ele começou vendendo chocolates por catálogos, investiu em cursos na Bélgica e, em 2001, inaugurou a primeira loja do que hoje é uma rede com franquias por todo país.
Assim como no primeiro exemplo, Alexandre demonstra que para ser um empreendedor de sucesso é importante valorizar o que já se conhece além de investir em estudos de especialização e atualização.
3. Antônio Luiz Seabra
Quando se fala em empresa brasileira, líder em revenda de cosméticos, qual é a primeira marca que lhe vem à mente?
Provavelmente, você tenha pensado na Natura, fundada por Antônio Luiz Seabra, em 1969, quando ele tinha apenas 27 anos de idade.
Seabra começou a trabalhar aos 15 anos de idade. Aos 19, já era chefe, e aos 21, superintendente. A ideia de abrir um laboratório de cosméticos surgiu após Seabra perceber que não tinha vocação para ser empregado.
No início, mesmo com um número limitado de empregados e muitos obstáculos, o empresário não se deixou intimidar e apostou no ramo de perfumaria e maquiagem. Hoje, a Natura é empresa referência no segmento.
A principal lição que Seabra nos deixa é a de que o empresário precisa ter um objetivo claro, uma visão do todo e flexibilidade para se reinventar aos longos dos anos, sempre em prol do sucesso da empresa.
4. Luiza Trajano
Mais um exemplo de empreendedorismo de sucesso brasileiro. Luiza Trajano transformou uma pequena loja familiar em Franca (interior de São Paulo), na segunda maior rede varejista do país, a Magazine Luiza.
Ser uma empreendedora de sucesso não afastou Luiza das pessoas que fazem parte de suas conquistas. Os colaboradores de suas lojas afirmam que ela é uma pessoa humilde e acessível, sempre disposta a ouvir a opinião de todos.
O exemplo de Luiza ilustra a importância de ouvir sugestões, reclamações e elogios, tanto de clientes quanto de funcionários, e direcionar essas informações para realizar melhorias na empresa.
Gostou das histórias que trouxemos? Cada uma nos conta uma lição que pode — e deve — ser aplicada por quem planeja ser um empreendedor de sucesso.
Tem outros exemplos interessantes para compartilhar? Deixe um comentário no espaço abaixo!